quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Sonho realizado: estudantes selecionados pelo SISU realizam matrícula na USP em São Carlos

Pela primeira vez em sua história, Universidade recebe alunos aprovados no ENEM


Alef na matrícula: ele vai cursar Sistemas de Informação no ICMC

Eles estão realizando o sonho de ingressar na melhor Universidade do Brasil de um jeito inédito. “Acredito que a adesão da USP ao SISU abriu o leque de opções e ofereceu mais oportunidades, além de manter a qualidade dos alunos aprovados”, diz Luna Cunha, de 17 anos, recém-aprovada em Estatística. Ela preencheu uma das 86 vagas oferecidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

A nova forma de ingresso foi aprovada pelo Conselho Universitário da USP em junho do ano passado e cada uma das 42 unidades de ensino e pesquisa da Universidade teve liberdade para aderir ao SISU, definir quantas vagas disponibilizaria e de que forma. A iniciativa está alinhada com a busca pelo aperfeiçoamento das políticas de inclusão social na instituição. 

Para Luana, com a adesão ao SISU, USP ampliou as oportunidades
No campus da USP em São Carlos, além do ICMC, os Institutos de Física (IFSC) e de Química (IQSC) também aderiram à nova maneira de seleção, totalizando 110 vagas disponibilizadas. “É maravilhoso fazer a matrícula desses alunos, pois nós acompanhamos o processo de adesão ao SISU desde o início e hoje estamos vendo o resultado. É uma vitória da USP”, celebra Edmeia Martins, representante da pró-reitoria de graduação da Universidade que estava realizando a matrícula dos estudantes na última terça-feira, 26 de janeiro, no auditório Sérgio Mascarenhas, no IFSC.

Luna veio de Taquaritinga para fazer o que sempre desejou: “Gosto muito de matemática e descobri que a Estatística pode me abrir grandes oportunidades tanto aqui quanto no exterior”, revela a caloura.

Quem também acaba de ingressar no ICMC pelo SISU, mas para estudar Ciências de Computação, é Moacyr Ferreira, de 18 anos. Foram 15 horas de viagem de Vitória, no Espírito Santo, até São Carlos. “Até ano passado não sabia o que queria fazer, mas depois que participei de um curso de introdução à computação para alunos do ensino médio, na Universidade Federal de Vitória, comecei a gostar da área”, explica o recém-aprovado, que sonha trabalhar na indústria de jogos. O estudante revelou ainda que não teria condições de passar no curso pela Fuvest: “Teria que pagar inscrição, hospedagem, então nem me inscrevi no vestibular”.

De Vitória para São Carlos: Moacyr escolheu Ciências de Computação
Já Alef Santos, de 18 anos, descobriu que a USP oferecia vagas pelo SISU no dia em que se inscreveu no site do Sistema. “Achei ótimo, pois também estava concorrendo a vagas pela Fuvest. Mas, com essa adesão, já consegui garantir a minha e agora posso correr atrás de outras coisas como moradia”, conta o recém-aprovado em Sistemas de Informação no ICMC. O estudante decidiu por esse curso depois de participar de uma feira de profissões realizada em sua escola em São Roque, no interior de São Paulo: “Dois alunos da USP participaram do evento e me orientaram a fazer a escolha certa. Eu tinha dúvidas se fazia algo ligado à administração ou à computação. Eles me explicaram que, com Sistemas de Informação, eu poderia atuar na área corporativa com computação e unir esses dois campos”. O aluno tem um cunhado fazendo o mesmo curso no ICMC e não vê a hora do início das aulas: “Estou ansioso, meu cunhado já me colocou no grupo dos bixos no Facebook. Muitos veteranos me adicionaram”, finaliza, rindo.

Funcionárias da pró-reitoria de graduação realizaram as matrículas
Caráter experimental – O SISU é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A participação da USP no Sistema está acontecendo em caráter experimental. Do total de 11.057 vagas que foram oferecidas no vestibular 2016 por todas as unidades da USP, 9.558 continuaram a ser oferecidas pela Fuvest e 1.499 foram destinadas ao SISU.

No caso do ICMC, há, no total, 335 vagas em seus oito cursos de graduação e, em 2016, 86 delas foram reservadas para o ingresso via SISU, todas na modalidade da ampla concorrência. Veja, a seguir, a tabela com as vagas oferecidas pelo Instituto. Para acessar a tabela completa de todos os cursos da USP e as vagas destinadas ao Sisu, clique aqui.




Texto e fotos: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br