sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ICMC lança Programa de Atração de Jovens Talentos para pós-doutorandos da América Latina

Objetivo do Programa é viabilizar pré-seleção e indicar os candidatos que poderão receber bolsas das agências financiadoras


Mapa mostra origem dos pós-doutorandos do ICMC 

Os pesquisadores da América Latina, residentes no exterior, que desejarem realizar pós-doutorado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, podem se inscrever no Programa de Atração de Jovens Talentos (PAJT) até 31 de janeiro de 2016. O objetivo do Programa é viabilizar a pré-seleção e indicar os candidatos que poderão receber bolsas das agências financiadoras durante o período de pesquisa. A iniciativa é promovida pela Comissão de Relações Internacionais (CRInt) e pela Comissão de Pesquisa (CPq) do Instituto. 

O presidente da CRInt, José Carlos Maldonado, explica o que motivou a criação do Programa: “Os pós-doutorandos contribuem fortemente para alavancar os resultados científicos e tecnológicos das comunidades em que atuam. Estruturar uma ação a partir de motivações e mecanismos existentes dá mais visibilidade às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas no ICMC, na região de São Carlos e no Estado de São Paulo”. Segundo Maldonado, a consolidação das redes de cooperação na América Latina fortalece as comunidades locais e regionais, promovendo uma maior competitividade global. 

De acordo com o presidente da CPq, Francisco Rodrigues, muitos estrangeiros acreditam que a USP possui apenas um campus na cidade de São Paulo, o que leva muitos deles a não escolherem o Brasil, devido às dificuldades relacionadas a morar em uma metrópole. “As oportunidades de bolsa de pós-doutorado oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), principalmente para estrangeiros, são desconhecidas em grande parte da América Latina, onde existem vários pesquisadores talentosos. Esperamos que essa iniciativa os atraia para o nosso Instituto, pois temos muito potencial para recebê-los”. 

Considerando-se os últimos cinco anos, 189 pesquisadores optaram por fazer pós-doutorado no Instituto, sendo 39 deles estrangeiros. Entre esses, 24 realizam atualmente suas pesquisas no ICMC, além de 48 pós-doutorandos brasileiros. A mexicana Haydée Cabrera é uma das pesquisadoras que está contribuindo com os avanços científicos do Instituto. Ela chegou a São Carlos em 2013 para atuar na área de Topologia de Singularidades e escolheu a cidade pela existência de um grupo de pesquisadores reconhecido internacionalmente. 

Como participar – O Programa foi divulgado durante o 41º Congresso Latino-americano em Informática (CLEI), realizado entre os dias 19 e 23 de outubro em Arequipa, no Peru. “No evento, realizei uma apresentação durante uma sessão destinada a mostrar as oportunidades de intercâmbio na América Latina”, contou o professor Adenilso Simão, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. “Foi a primeira vez que houve uma sessão desse tipo no CLEI e a iniciativa do Instituto despertou bastante interesse na audiência”, completou Simão. 

A seleção dos candidatos ao Programa será realizada em duas fases. Na primeira, é preciso enviar o curriculum vitae atualizado até o dia 31 de janeiro de 2016, através do e-mail crint@icmc.usp.br, com o assunto “Inscrição PAJT-ICMC”. Os resultados dessa fase serão divulgados até 28 de fevereiro. Os aprovados deverão escrever um projeto de pesquisa junto com o supervisor do trabalho, que será indicado pela CPq, para a realização do doutorado em um dos grupos de pesquisa do Instituto. 

Na segunda fase, os interessados e supervisores deverão submeter seus projetos, de acordo com os prazos dos editais das agências financiadoras, tais como a FAPESP, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O trâmite das propostas nas agências leva em média entre 90 e 120 dias. Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o edital completo. 


Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais Informações
Edital do Programa: icmc.usp.br/e/eb174

Comissão de Relações Internacionais do ICMC: (16) 3373.8120
E-mail: crint@icmc.usp.br