segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Idosos podem se inscrever em curso de computação gratuito na USP em São Carlos

Curso de Informática Básica para a Terceira Idade começa na próxima sexta-feira, 13 de novembro; inscrições podem ser realizadas até quinta-feira


Ligar o computador, usar o mouse, navegar na internet, criar uma conta de e-mail e usar algumas ferramentas básicas como um editor de texto e uma calculadora. Compartilhar esse tipo de conhecimento com os idosos é o objetivo do Curso de Informática Básica para a Terceira Idade que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a partir da próxima sexta-feira, 13 de novembro. 

Voltado especificamente para os idosos, o minicurso é gratuito e terá um total de quatro encontros, sempre às sextas-feiras, das 14 às 16 horas. Serão oferecidas 20 vagas e as inscrições devem ser realizadas até quinta-feira, 12 de novembro, ou enquanto durarem as vagas pelo telefone (16) 3373.9146, das 14 às 16 horas, ou pelo e-mail ccex@icmc.usp.br.

Coordenado pelo professor Moacir Ponti, o curso é uma iniciativa conjunta do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e do Centro de Competência de Software Livre (CCSL). Diversos alunos do ICMC vão ajudar a ministrar as aulas para os idosos, que também contarão com o apoio de monitores. 

“Nosso maior desafio é explicar os conceitos de um jeito simples, de forma que os idosos possam entender com facilidade”, explicou o estudante Leonardo Sampaio, que será um dos professores do curso. Segundo ele, a iniciativa foi especialmente desenvolvida para propiciar aos idosos um atendimento personalizado. 

“Como já fizemos uma primeira edição desse curso, pudemos aprimorar o material que usamos e as técnicas de ensino para atender às demandas dos idosos. Percebemos que é preciso realizar uma atividade prática após a explicação de cada novo conceito”, contou Sampaio. Para ele, participar da iniciativa também é uma oportunidade de aprendizado. “É muito gratificante porque os alunos são muito participativos e sempre têm muitas perguntas para nos fazer a cada nova aula”, finalizou (confira o conteúdo completo do curso abaixo).

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Conteúdo do Curso Básico de Informática para Idosos

Noções básicas de hardware
- CPU, mouse, teclado, monitor de vídeo.
- Periféricos: CD, DVD, pendrive, HD externo.

Noções básicas de software
- Organização e armazenamento de documentos.
- Editores de texto simples.
- Ferramentas de cálculo.

Internet
- Principais navegadores e ferramentas de busca.
- Uso consciente: vírus e programas maliciosos.
- Ferramentas de comunicação e redes sociais (email, Facebook, Skype, whatsapp, Youtube).
- Calendário, agenda.
- Sites de interesse do público-alvo.