terça-feira, 9 de junho de 2015

ICMC participa da 18ª Feira do CIEE e destaca-se como opção relevante no interior

Feira reuniu cerca de 65 mil visitantes que conheceram as carreiras e os cursos oferecidos pelo campus da USP em São Carlos


Robô do ICMC capaz de seguir a luz foi produzido com uma placa Arduino

Evidenciar a qualidade e a abrangência das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão da USP São Carlos e apresentá-la como alternativa de ensino superior de qualidade no interior do Estado de São Paulo. Esse foi o principal objetivo da participação do campus na 18ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2015, que aconteceu de 29 a 31 de junho e reuniu cerca de 65 mil visitantes no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A declaração de Leonardo Isaac dos Santos, 17 anos,  estudante de um curso técnico em Mecatrônica de Osasco, São Paulo, mostra que esse propósito foi alcançado: "Eu penso em fazer computação e vim para saber onde posso encontrar os melhores cursos. Pelo que já pesquisei, estou inclinado a escolher Engenharia de Computação e foi ótimo saber que tem esse curso em São Carlos." O curso de Engenharia de Computação é oferecido em parceira pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Quem também conversou com representantes do ICMC e da EESC foi Giovanni Oliveira, estudante de um curso técnico em Eletrotécnica em Capão Redondo: "Gostar de matemática vai depender muito de seus professores, e eu tive sorte, sempre contei com professores que me estimularam. Como também gosto muito de física, acho que quero juntar os dois e fazer Engenharia Elétrica ou Mecatrônica", afirmou, após resolver a Torre de Hanói em menos de cinco minutos. Além da torre, o ICMC levou para o evento um robô feito com uma placa Arduino, ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software. Também foi entregue o novo guia especialmente desenvolvido para esclarecer as dúvidas dos estudantes.

Desafio da Torre de Hanói mobilizou estudantes
Já Suelen Azevedo, 17 anos, estudante do ensino médio, de São Paulo nunca tinha ouvido falar em Física Computacional, nem de uma cidade chamada São Carlos com duas universidades públicas. "A gente acha que tudo está na capital", afirmou. O curso de Física Computacional é oferecido pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC), que, durante o evento, promoveu a palestra A Física no IFSC e o Mercado de Trabalho, com o professor João Renato Muniz.

Pais de estudantes também participaram do evento: o engenheiro civil Antonio Zucchi Matos, 43 anos, de Sumaré, visitou o estande da USP com a esposa e o casal de filhos, Hugo e Mariana, 16 e 18 anos, respectivamente. "Não tive oportunidade de estudar em uma universidade pública e queria muito isso para meus filhos. Os dois têm notas boas nas matérias de exatas, então os trouxe para conhecerem as opções. Estou vendo que o mercado na área da computação está muito aquecido e pode garantir um futuro confortável, ainda mais com um diploma da USP. Mas a decisão é deles, o papel dos pais é sempre apoiar", afirmou. 

Thaís Fernanda Cristina, 15 anos, de São Caetano do Sul, ficou encantada com a réplica da Torre Eiffel, levada ao evento pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU). “Sempre gostei de desenhar e estou indecisa entre Design e Arquitetura. Ainda tenho bastante tempo pra escolher, por isso quero visitar mais eventos como este", disse, confirmando que pretende visitar a Feira de Profissões da USP (FEPUSP) da capital.

Réplica da Torre Eiffel foi uma das atrações do evento

O professor João Marcos de Almeida Lopes, responsável pelo Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária da USP de São Carlos, que promoveu a participação do Campus no evento, destaca que a “a presença em Feiras de Estudantes como essa contribuem para trazer a Universidade de São Paulo mais para perto daqueles que queiram conhecê-la e mostrar que fazer parte dela pode ser um objetivo possível”.

A USP ocupou um dos maiores estandes da feira com 300 m². As unidades do campus – EESC, IAU, ICMC, IFSC, Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) – dividiram o espaço com outras nove representantes da Universidade.

Com informações da Assessoria de Comunicação do campus da USP em São Carlos
Fotos: Neylor Fabiano da Assessoria de Comunicação do ICMC