quarta-feira, 17 de junho de 2015

Computação e medicina: USP sedia evento internacional que integra as áreas e contribui para formação de profissionais qualificados

Simpósio acontecerá de 22 a 25 de junho, unindo pesquisadores de São Carlos, Ribeirão Preto e convidados internacionais


Um evento para reforçar a integração entre dois campos científicos será realizado pela primeira vez na América Latina durante a próxima semana, de 22 a 25 de junho: o Simpósio Internacional de Computação Aplicada a Sistemas Médicos (IEEE International Symposium on Computer-Based Medical Systems – CBMS 2015). Este é o principal congresso que integra computação e medicina.

Os três primeiros dias do Simpósio, que está em sua 28ª edição, ocorrerão no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e o último dia do evento será realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). “As palestras, a apresentação de artigos científicos inovadores e os cinco painéis de debate serão em São Carlos. Já em Ribeirão acontecerão os minicursos, voltados à qualificação dos profissionais, bem como a apresentação dos trabalhos de pós-graduação em andamento”, explicou uma das coordenadoras gerais do evento, professora Agma Traina, do ICMC.

“A cada dia, intensifica-se a necessidade de construirmos um modelo de atenção à saúde integral e integrado. Para isso, é fundamental termos acesso a todas as informações disponíveis dos usuários do sistema de saúde para cuidarmos dessas pessoas nos diversos níveis de atenção, inclusive preventivamente”, destacou o outro coordenador geral do evento, Paulo Azevedo-Marques, que também é professor da FMRP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde.

Campo científico em expansão acelerada, a área da informática em saúde ou informática médica lida, basicamente, com o armazenamento, a recuperação e o uso da informação para a resolução de problemas e a tomada de decisão na área da saúde. Segundo os especialistas, gerenciar as informações sobre os pacientes por métodos tradicionais baseados em papel já não faz sentido com o avanço nas tecnologias de computação e comunicação, especialmente levando-se em conta o aumento na quantidade e qualidade de dados disponíveis. Nesse sentido, há a necessidade crescente de pesquisar e desenvolver soluções computacionais adequadas para a área médica.

As pesquisas realizadas na intersecção entre computação e medicina abrangem diversos segmentos, tais como prontuário eletrônico de pacientes; telemedicina; sistemas de apoio à decisão; sistemas de informação em saúde; processamento de sinais biológicos; internet em saúde; padronização da informação em saúde; e processamento de imagens médicas. Todos esses segmentos estão inseridos na programação do Simpósio.

De acordo com a professora Agma, os principais convidados internacionais são Sameer Antani e Leonard Rodney Long, ambos do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH), e Rangaraj Rangayyan, da Universidade de Calgary, do Canadá. Na palestra de abertura do evento, dia 22 de junho, às 8h45, Antani explicará como a computação pode contribuir para enfrentarmos alguns desafios globais da área da saúde, tal como o HIV/Aids e a tuberculose. No dia seguinte, 23 de junho, às 10h20, é a vez de Rangayyan falar sobre a detecção precoce de câncer de mama em mamografias por meio da identificação de distorções arquiteturais nas imagens. Já no dia 24 de junho, às 8h45, Long apresentará alguns exemplos práticos de sistemas computacionais aplicados à biomedicina.

Haverá, ainda, uma palestra com o professor Marco Antônio Gutierrez, do Instituto do Coração (InCor/USP), sobre os avanços e progressos nos sistemas de informação utilizados em hospitais. Confira a programação completa no site do evento.

As inscrições online para o CBMS já estão encerradas, mas é possível participar inscrevendo-se na recepção do evento em São Carlos, dia 22 de junho, a partir das 8 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC. Quem desejar participar do Simpósio apenas em Ribeirão Preto também poderá se inscrever no dia 25 de junho, a partir das 8 horas, na recepção do auditório do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) no Hospital das Clínicas da FMRP. Confira o valor de cada taxa de inscrição no site do evento. O CBMS é realizado pelo ICMC, pela FMRP e pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), a maior organização profissional do mundo em computação.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br