terça-feira, 25 de novembro de 2014

Instituto inaugura espaço em homenagem ao professor Loibel

Legado científico do professor estende-se a mais de 90 doutores nas áreas de Topologia e Singularidades, que foram orientados por Loibel ou pelos mestres e doutores que ele formou

Diretor do ICMC e a viúva do pesquisador descerram placa que nomeia espaço

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, inaugurou o hiperespaço Professor Loibel na última quinta-feira, 20 de novembro, localizado no vão da biblioteca Achille Bassi. A homenagem aconteceu um ano após a morte do professor Gilberto Francisco Loibel, um dos principais impulsionadores do ambiente de estudos e pesquisa em matemática no interior do Estado de São Paulo. 

“O Gilberto era muito feliz no trabalho aqui no ICMC. O pensamento dele estava sempre naqueles que viriam depois do que ele conseguiu plantar”, disse a professora aposentada Izette Loibel, viúva do pesquisador, durante o evento.

“Responsável pela implantação da pesquisa em Topologia nessa região do País, Loibel também foi o introdutor da Teoria de Singularidades no Brasil e o fundador do grupo de Singularidades em São Carlos”, contou a professora Maria Aparecida Soares Ruas, do ICMC, que foi orientada por Loibel durante seu mestrado. Ruas destacou “a descendência matemática” expressiva do pesquisador: “são mais de 90 doutores nas áreas de Topologia e Singularidades orientados por Loibel ou pelos mestres e doutores que ele formou, alcançando até cinco gerações de pesquisadores”.

Segundo o diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho, o sucesso de um professor pesquisador em muito depende dessa capacidade de produzir uma próxima geração bem-sucedida. “Nesse sentido, podemos dizer que a trajetória de Loibel foi extremamente bem-sucedida e essa homenagem é um reconhecimento por essa atuação”, afirmou. “O Instituto foi afortunado de ter, nos anos de sua existência, professores pesquisadores como Loibel, que compreenderam a grandeza de sua tarefa e nos ajudaram a alcançar o nível que temos hoje. Ao grupo de Singularidades e a todos nós cabe a responsabilidade de continuar a obra do professor Loibel”, completou.

Ruas apresentou uma retrospectiva da trajetória de Loibel

Na memória, um elástico – O legado de Loibel também está registrado na memória de uma das alunas do curso de Ciências de Computação do ICMC. Ela se lembra de Loibel tentando lhe explicar alguns princípios da topologia: “ele pegou um elástico e o virou ao contrário tentando me mostrar com o que ele trabalhava. Eu tinha uns 10 anos e não compreendia aqueles conceitos, mas me encantei”, recorda-se Érica Loibel. Foi o avô que a ajudou a enfrentar os desafios das aulas de cálculo, no começo do curso. “Se deixasse, ele passava a noite inteira falando sobre matemática”, revela.

O atual diretor do ICMC também nunca se esqueceu do comentário que Loibel fez quando o conheceu: “a matemática é uma amante belíssima e muitíssimo exigente. Somente vale a pena se realmente apreciarmos o convívio com ela”. 

Entretanto, Loibel não amava apenas a matemática. “A música, os filmes, a literatura, a história eram temas que o fascinavam. E ele compartilhava seu conhecimento com todos que estavam a sua volta”, contou a chefe do Departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP, Alice Libardi.
Érica: o amor pela matemática é herança do avô

Na trajetória, São Carlos – Nascido em 24 de maio de 1932 na cidade de São Paulo, Loibel realizou os estudos primários e parte do secundário na Alemanha. De volta ao Brasil, obteve o título de Licenciado e Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP no ano de 1955 e lá começou como instrutor no ano seguinte. Em 1959 defendeu pela EESC sua tese de doutorado, intitulada Sobre quase grupos topológicos e espaços com multiplicação, orientada pelo professor Achille Bassi. Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), entre 1960 e 1962. No período de 1965 a 1966, foi professor visitante na Universidade Central da Venezuela. 

Entre 1962 a 1965, foi chefe do Departamento de Matemática da EESC e, de 1971 a 1976, coordenou nessa instituição o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Tornou-se professor titular do ICMC em 1981, onde foi vice-diretor no período de 1982 a 1986 e se aposentou em 1987. A partir de 1990, durante 15 anos, foi professor colaborador e adjunto no IGCE da UNESP, em Rio Claro. 

“Para mim, é uma grande honra ter a oportunidade de chefiar o departamento em que o professor Loibel trabalhou praticamente a vida toda”, finaliza o professor Marcelo Saia, chefe do Departamento de Matemática do ICMC.

Mais informações
Assessoria de Comunicação ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br