quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Homenagem ao professor Loibel acontece dia 20 no ICMC

Um ano depois do falecimento do pesquisador, Instituto inaugura espaço em sua homenagem


Gilberto Francisco Loibel foi um dos principais impulsionadores do ambiente de estudos e pesquisa em matemática no interior do Estado de São Paulo. Um ano após sua morte, o pesquisador será homenageado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na quinta-feira, 20 de novembro.

Loibel foi responsável pela implantação da pesquisa em Topologia no interior do Estado, durante  a segunda metade do século passado. Ele também escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil, publicado em 1967, quando ministrou o primeiro curso sobre o assunto no 6º Colóquio Brasileiro de Matemática.

Segundo a professora Maria Aparecida Soares Ruas, do ICMC, que foi orientada por Loibel durante o mestrado, além de ser o introdutor da Teoria de Singularidades no Brasil, Loibel foi o fundador do Grupo de Singularidades de São Carlos. “Ele orientou os primeiros alunos de mestrado e doutorado nessa área, principalmente no período de 1970 a 1985. Muitas das dissertações e teses orientadas por Loibel foram pioneiras nos temas abordados, graças ao brilhantismo do orientador”, disse.

A cerimônia acontecerá às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Ao final do evento, o público se dirigirá ao hall da Biblioteca Achille Bassi, que receberá um novo nome: hiperespaço Professor Loibel. É necessário confirmar presença no evento entrando em contato com a Seção de Eventos por e-mail ou telefone (veja abaixo).

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br