quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Visite o hotsite comemorativo dos 40 anos do ICMC

Por: Rodrigo Peronti

Por ocasião das comemorações dos 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foi lançado um hotsite comemorativo (www.icmc.usp.br/40anos). Dentre as atrações, estão disponíveis informações sobre as festividades, como a programação completa de eventos e concursos abertos para a comunidade, além de um vasto material com fotos, textos e vídeos que contam a história deste que é um dos principais polos de desenvolvimento tecnológico e de pesquisa do país nas áreas de matemática, computação e estatística.

Logo de cara o visitante pode conferir um pouco da história do ICMC, além de se inteirar sobre as atividades programadas para este ano e que estão detalhadas no menu Programação. Lá está a agenda completa até o mês de dezembro, com os eventos que o Instituto oferece para toda a comunidade. Dentre eles, o Workshop de Egressos da Pós-Graduação, a ser realizado nos dias 2 e 3 de dezembro e que pretende reunir ex-alunos, professores e pesquisadores.

Dentre os concursos abertos, está o Fotos com Fatos, jogo de perguntas e respostas baseado em fotos históricas do ICMC. Periodicamente são lançadas novas fotos, com nível de dificuldade maior. No final do semestre, os melhores colocados no ranking receberão premiações.

Na sessão ICMC em números é possível conferir indicadores que mostram o crescimento do Instituto. Já na sessão Linha do tempo, são mostrados em ordem cronológica os principais marcos da história do ICMC.

Vale destacar o Tour virtual, que permite ao visitante passear pelos corredores e jardins do Instituto. A finalidade é possibilitar àqueles que não tenham condições de participar presencialmente das comemorações a chance de ver como está hoje o ICMC.


O hotsite também hospeda uma grande quantidade de fotos que mostram a evolução do ICMC durante todos esses anos. Já na sessão Vídeos, o internauta se sente como parte do Instinto, assistindo ao material que revela em detalhes as suas instalações e algumas das tecnologias já desenvolvidas pelos docentes e alunos.

Há várias atividades programadas para as comemorações dos 40 anos do ICMC, e o hotsite é uma de suas atrações. Para mais informações, acesse: www.icmc.usp.br/40anos