Por Assessoria de Imprensa do INCT-SEC
Você já quis entender o funcionamento de robôs móveis inteligentes e como eles têm a capacidade de interagir com objetos e pessoas que estão ao seu redor?
Se a resposta for sim, então participe da exposição gratuita de robótica que será realizada na próxima quinta-feira, dia 29, a partir das 14 horas, no Centro de Difusão Científica e Cultural (CDCC) da USP-São Carlos.
A exposição, promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), contará com uma demonstração prática de robôs móveis do tipo Surveyor SRV1. De pequeno porte, eles possuem câmera, sensor ultrassom, laser e conexão por Wi-Fi com computadores remotos (para transmissão de dados, vídeo e comandos), além de possuírem esteiras que lhes permitem uma locomoção em diferentes tipos de superfícies.
Esse tipo de robô também foi usado no Programa de Pré-Iniciação Científica, oferecido pela USP, e que permite que alunos do ensino médio tenham um primeiro contato com o ambiente acadêmico e, nesse caso, com a robótica.
Segundo o Prof. Dr. Fernando Osório, do Laboratório de Robótica Móvel (LRM) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e integrante do INCT-SEC, “a exposição do CDCC pretende realizar uma apresentação didática e de difusão científica sobre robótica móvel e os principais temas relacionados à robótica para crianças e adolescentes, mas servindo também para todo tipo de público, inclusive adultos”.
A exposição
Como explica Osório, a exposição apresentará: robôs que são meros autômatos, ou seja, máquinas que realizam operações de forma repetitiva; robôs móveis controlados à distância por humanos, como os enviados para Marte; e ainda conceitos e funcionamento dos robôs autônomos, máquinas que podem interagir com os elementos do ambiente e “decidir de modo inteligente” a melhor forma de executar uma tarefa. Estes últimos seriam Robôs Móveis Autônomos (RMAs) ou Robôs Móveis Inteligentes.
Também será dada ênfase ao aprendizado de conceitos da robótica inteligente, que são a percepção, decisão e ação. “Para complementar esta apresentação será usado um sensor Kinect, conhecido dos usuários de videogames, que permitirá demonstrar como o robô pode ‘enxergar’ os elementos do mundo que o cerca e como ele pode ‘interagir’ com estes objetos e pessoas”, completa Osório.
Há a possibilidade de que a exposição, coordenada pelo Centro de Ensino e Treinamento do INCT-SEC, torne-se permanente e interativa, integrando o acervo do CDCC.
Sobre o INCT-SEC
O INCT-SEC conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e é sediado no ICMC.
O objetivo do INCT-SEC é agregar habilidades, competências e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos, com o intuito de capacitar a academia e a indústria brasileira no desenvolvimento científico-tecnológico de aplicações de relevância e de alto impacto econômico-social em áreas estratégicas do país, como agricultura, segurança e defesa nacional, aviação e meio ambiente.
O CDCC fica na Rua 9 de julho, 1227, no Centro de São Carlos.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772
E-mail: imprensa@inct-sec.org
Site: www.inct-sec.org