quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ICMC Junior participa do ENEJ

Empresa Junior do ICMC participa do ENEJ, maior encontro de empresários juniores do país

Por: Luiz Gustavo de Sousa Bravo 
Diretor de Marketing ICMC Junior


A ICMC Junior esteve presente no maior evento do Movimento Empresa Junior Brasileiro, a quarta empresa com maior delegação da FEJESP – Federação das Empresas Juniores do estado de São Paulo – sendo esta a segunda maior delegação entre as federações, ficando atrás apenas da FEJEPAR – Federação das Empresas Juniores do Paraná. 

O evento que ocorreu entre os dias 10 e 14 de agosto, em Foz do Iguaçu – PR, teve como temática “ENEJ Sigma – Convergindo transformações” com o objetivo reforçar o papel do empresário júnior como agente de transformação da sociedade. 

Dessa maneira, constituir-se num evento que, além de propiciar discussões e reflexões a respeito do tema supracitado, transmita a missão do Movimento Empresa Júnior de “Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.”. 

No dia 10 foi realizada a abertura do evento, que contou com as palavras do presidente da Brasil Junior, Carlos Nepomuceno, a Palestra Magna contou com Yoshio Kawakami – Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America – que bateu um papo com os empresários juniores sobre questões de gestão, impactos na economia e empreendedorismo. 

No segundo dia o tema abordado foi “Identidade Júnior – Qual é a transformação que o movimento causa nos seus integrantes? Qual a transformação que essas pessoas podem causar na sociedade, como jovens empresários comprometidos com o desenvolvimento do país?”, para trabalhar com estas questões foram convidados Jussier Ramalho – “jornaleiro do Brasil”, Cadu Lemos – com experiência na área de marketing, com atuação em agências de propaganda e marketing direto – e muitos outros. Também foram apresentados casos de sucesso em boas práticas de gestão, um deles foi da Goóc, Thái Quãng Nighiã, o Vietnãmita, que após uma interessantíssima história de superação, encontrou exílio no Brasil, e tornou-se um empresário de sucesso, é o fundador da Eco Sandals Goóc. Além disso, casos de sucesso de empresas que impactaram o seu setor de atuação, o que chamou mais atenção foi a ENOX – surgiu em 2004 pelo iniciativa de pós juniores e se tornou a maior empresa de marketing indoor do Brasil. 

No terceiro dia, não foi diferente, o conteúdo excelente manteve-se, e o tema abordado foi “Estratégia Junior – o foco passará a ser sobre estratégias que as empresas juniores vêm adotando assim como as tendências para que se fortaleçam como ambiente promotor de desenvolvimento de pessoas e que, assim, possam causar as transformações discutidas no dia anterior”. Além de workshops e cases de empresas juniores, ocorreu a Palestra da Google – empresa eleita como a melhor para se trabalhar em 2010, mas o destaque foi à palestra da Lúcia Helena Pedroso, fundadora da Cia do Sono que abordou o tema “Contagiar ou contaminar”, abordando tópicos de gestão de pessoas, afinal, um time engajado é essencial para que as Empresas Juniores alcancem resultados expressivos. 

No quarto dia, o tema abordado foi “O Próximo Passo – Momento de encontro com ex-empresários juniores, os chamados de pós-juniores, para relatarem experiências, os caminhos que seguiram, sobre o que sua participação no movimento agregou e, principalmente, as transformações que causaram”, damos destaque ao case da Movile, há mais de 10 anos no mercado, a qual é a mais completa empresa de serviços para celular da América Latina. O foco principal da Movile agora é a inclusão digital através de serviços móveis em países emergentes. Foi fundada pelos ex-empresários juniores Rafael e Eduardo, que já mostravam seu espírito empreendedor precoce, ao fundarem a primeira empresa júnior multidisciplinar da PUC-RJ. 

O ENEJ, foi realizado e idealizado pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – que é hoje a maior organização estudantil de fomento ao empreendedorismo nas Universidades. Presente em 14 Estados e no Distrito Federal, seus programas atingem mais de 140 empresas confederadas, além de influenciar todo o restante da rede. 

Mais informações: 


Site da Brasil Junior: http://www.brasiljunior.org.br/