segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Grupo de Singularidades do ICMC ganha destaque internacional

Grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas recebe pesquisadores e alunos de diversos países.

Por: Davi Marques Pastrelo

Dentre os diversos grupos de pesquisa em matemática sediados no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP de São Carlos, destaca-se pelo pioneirismo o Grupo de Singularidades. Coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas, do Departamento de Matemática, o grupo iniciou sua internacionalização há mais de 20 anos e hoje atrai pesquisadores e alunos de diversos países.

A internacionalização do grupo é um processo contínuo que vem se ampliando à medida que aumenta o intercâmbio com centros estrangeiros. Vários fatores contribuem para isso. O principal deles é o Workshop on Real and Complex Singularities, que o Instituto organiza bienalmente. O evento atrai cada vez mais “singularistas” de diversos lugares do mundo, tornando-se um dos principais da área e contribuindo para divulgar os resultados de pesquisa do grupo. O workshop teve sua primeira edição em 1990, e atualmente reúne por volta de 150 pesquisadores, do quais cerca de um terço são estrangeiros.

Nos últimos anos tem crescido o número de alunos estrangeiros que participam das atividades do grupo. Atualmente, o Laboratório de Singularidades recebe bolsistas de pós-doutorado de países como Japão, Espanha, Paquistão e Bulgária. A interação internacional do grupo também favorece a mobilidade dos estudantes brasileiros, que têm mais facilidade para participar de congressos no exterior.

A área de singularidades é um ponto de interface entre diversas áreas da matemática e das ciências, podendo ser útil para pesquisas em sistemas dinâmicos, área da matemática que descreve o comportamento passado e futuro dos fenômenos descritos por equações matemáticas. Ruas esclarece que singularidades aparecem em toda parte, pois sem elas não se pode descrever as formas. A pesquisadora cita como exemplo uma assinatura em que aparecem além das linhas retas, pontos duplos e bicos, que são pontos singulares. Em geral, as mudanças bruscas no comportamento dos sistemas matemáticos são singularidades das soluções das equações que descrevem estes fenômenos.

Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas
“Atualmente no grupo de singularidades do ICMC somos ao menos dez professores, e trabalhamos tanto do ponto de vista bem teórico quanto nas aplicações das singularidades a outras áreas, como aos sistemas dinâmicos e à geometria’’, explica. A Profa. Maria Aparecida coordena também a área de Topologia e Singularidades do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Matemática (INCTMat) juntamente com Prof. Paul Schweitzer da PUC-RJ. De acordo com ela, o INCTMat contempla diversas áreas da matemática e inclui centros de pesquisa de todas as regiões do país.

Em 2010, a pesquisadora recebeu a condecoração de Ordem do Mérito Científico, que é concedida pelo Presidente da República a pessoas com contribuição expressiva em alguma área da ciência no país.