Grupo de pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas recebe pesquisadores e alunos de diversos países.
Por: Davi Marques Pastrelo
Dentre os diversos grupos de pesquisa em matemática sediados no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP de São Carlos, destaca-se pelo pioneirismo o Grupo de Singularidades. Coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas, do Departamento de Matemática, o grupo iniciou sua internacionalização há mais de 20 anos e hoje atrai pesquisadores e alunos de diversos países.
A internacionalização do grupo é um processo contínuo que vem se ampliando à medida que aumenta o intercâmbio com centros estrangeiros. Vários fatores contribuem para isso. O principal deles é o Workshop on Real and Complex Singularities, que o Instituto organiza bienalmente. O evento atrai cada vez mais “singularistas” de diversos lugares do mundo, tornando-se um dos principais da área e contribuindo para divulgar os resultados de pesquisa do grupo. O workshop teve sua primeira edição em 1990, e atualmente reúne por volta de 150 pesquisadores, do quais cerca de um terço são estrangeiros.
Nos últimos anos tem crescido o número de alunos estrangeiros que participam das atividades do grupo. Atualmente, o Laboratório de Singularidades recebe bolsistas de pós-doutorado de países como Japão, Espanha, Paquistão e Bulgária. A interação internacional do grupo também favorece a mobilidade dos estudantes brasileiros, que têm mais facilidade para participar de congressos no exterior.
A área de singularidades é um ponto de interface entre diversas áreas da matemática e das ciências, podendo ser útil para pesquisas em sistemas dinâmicos, área da matemática que descreve o comportamento passado e futuro dos fenômenos descritos por equações matemáticas. Ruas esclarece que singularidades aparecem em toda parte, pois sem elas não se pode descrever as formas. A pesquisadora cita como exemplo uma assinatura em que aparecem além das linhas retas, pontos duplos e bicos, que são pontos singulares. Em geral, as mudanças bruscas no comportamento dos sistemas matemáticos são singularidades das soluções das equações que descrevem estes fenômenos.
Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas |
“Atualmente no grupo de singularidades do ICMC somos ao menos dez professores, e trabalhamos tanto do ponto de vista bem teórico quanto nas aplicações das singularidades a outras áreas, como aos sistemas dinâmicos e à geometria’’, explica. A Profa. Maria Aparecida coordena também a área de Topologia e Singularidades do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Matemática (INCTMat) juntamente com Prof. Paul Schweitzer da PUC-RJ. De acordo com ela, o INCTMat contempla diversas áreas da matemática e inclui centros de pesquisa de todas as regiões do país.
Em 2010, a pesquisadora recebeu a condecoração de Ordem do Mérito Científico, que é concedida pelo Presidente da República a pessoas com contribuição expressiva em alguma área da ciência no país.