quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Docente do ICMC integra Comitê de Assessoramento do CNPq

Por: Rodrigo Peronti

Prof. José Alberto Cuminato
O Prof. Dr. José Alberto Cuminato, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, foi escolhido pelo Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para compor, como membro titular, o Comitê de Assessoramento de Matemática e Estatística (CA-MA). O mandato é de três anos e tem início em 1º de setembro de 2011.

Os Comitês de Assessoramento destinam-se a prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relativos à sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios. Os membros que atuam nesse Comitês devem ter uma visão estratégica da área em questão, incentivando as pesquisas que representem novos avanços da ciência, bem como as subáreas ou linhas de pesquisa que não estão bem desenvolvidas no país, mas são relevantes para o desenvolvimento científico.

Para Cuminato, instituições de incentivo a pesquisa como o CNPq desenvolvem um bom trabalho no Brasil e são fundamentais para as universidades. Ele ressalta ainda que a importância em participar do CA-MA está ligada a área de Matemática Aplicada. “Já é a segunda vez que sou chamado para participar do Comitê, e da mesma forma que fazem os representantes das áreas de Matemática Pura e de Estatística, eu também estarei lá para defender a importância da Matemática Aplicada”, salienta o docente.

José Alberto Cuminato possui Licenciatura em Matemática pela UNESP (1977), mestrado em Matemática pela USP (1981), M.Sc. in Numerical Analysis (1983) e Ph D In Numerical Analysis (1987) pela Oxford University Computing Laboratory. É professor titular do ICMC-USP, onde foi diretor no período 2006-2010. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) por dois mandatos, 2005-2007 e 2007-2009, e atualmente é membro correspondente estrangeiro da Royal Society of Edinburgh. 


Informações:
Assessoria de Comunicação
(16) 3373-9666