terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto ajuda na preservação do patrimônio histórico e cultural de São Carlos e região

Projeto Memória Virtual foi baseado em software livre, tem natureza multidisciplinar e conta com pesquisadores de diversas áreas

Por: Davi Marques Pastrelo


O Projeto Memória Virtual tem como objetivo principal o desenvolvimento do Memória Vitual , um sistema web para catalogação e disseminação de informações relativas ao patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade de São Carlos e região. Esse sistema foi desenvolvido em uma plataforma de software livre, sob licença GPL (General Public Licence), e permite armazenar diferentes tipos de acervos históricos, sejam bibliográficos, museológicos, arquivológicos, arquitetônicos e naturais em uma única base de dados.

O desenvolvimento desse sistema teve início em 2004, no contexto do Projeto Memória Virtual de São Carlos, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Maldonado, diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), e apoiado pela Fapesp. O projeto abordou a informatização dos acervos históricos da região de São Carlos e tratou de políticas públicas que visam possibilitar o acesso, organização e preservação do patrimônio histórico e cultural das fazendas e museus da região, integrando e disponibilizando assim os acervos do município dispersos geograficamente.

Esse projeto teve natureza multidisciplinar e contou com pesquisadores de diversas áreas, tais como Ciências de Computação, Biblioteconomia, Ciências da Informação, Arquitetura e Museologia. Envolveu pesquisadores do ICMC e membros de outras instituições, como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Prefeitura Municipal de São Carlos, o Museu de São Carlos, a Fundação Pró-Memória de São Carlos e a Fazenda Pinhal, conforme explicita o Prof. Maldonado.

Atualmente, o Projeto Memória Virtual tem colaborado com o Projeto Patrimônio Cultural Rural Paulista, também apoiado pela Fapesp e sob a coordenação de pesquisadores do Centro de Memória da Unicamp, e que visa o tratamento dos acervos documentais, de caráter técnico, histórico, educacional e turístico, relativo às fazendas históricas paulistas.

Em entrevista à assessoria de comunicação do ICMC, a Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa, deu mais detalhes sobre a iniciativa:


Como o projeto tem colaborado para a preservação de informações históricas de São Carlos?

Profa. Elisa Nakagawa
O Projeto Memória Virtual, juntamente com outros de mesma natureza, tem contribuído para despertar a necessidade de preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico da cidade de São Carlos e região. Em particular, o Projeto Memória Virtual tem colaborado com o desenvolvimento de um sistema web, chamado Sistema Memória Virtual, que permite a catalogação e disseminação de informações dos acervos históricos, em particular informações detalhadas dos bens patrimoniais que compõem esses acervos. Além disso, é um software livre, e a ideia é a possibilidade de disponibilizar esse sistema de forma gratuita às instituições que tenham interesse em fazer disponíveis informações sobre seus acervos. Quanto aos casos de utilização do Memória Virtual, pode-se citar o Museu de Computação do ICMC, o Museu de São Carlos e outras iniciativas nas fazendas históricas da região que têm organizado seus acervos e utilizado o Sistema Memória Virtual para cadastrar seus bens patrimoniais, com perspectiva de disponibilização para o público em geral.


Como surgiu o Projeto Memória virtual?  Como surgiu a iniciativa de torná-lo acessível ao público?

A ideia de conduzir o projeto surgiu com a necessidade de instituições de cunho histórico, tais como a Fazenda Pinhal, localizada em São Carlos, em deixar disponível seus acervos históricos para a comunidade em geral.  Ou seja, a iniciativa do projeto é baseada em uma real necessidade que existe na área de preservação e disponibilização de acervos históricos. O Sistema Memória Virtual tem sido desenvolvido desde o seu início baseado na filosofia de software livre, no qual os sistemas de software são disponibilizados de forma gratuita para toda a comunidade. Dessa forma, objetiva-se um sistema que possibilitará mais facilmente disponibilizar informações de acervos históricos para toda a comunidade, visando à inclusão cultural da mesma.


Há outras cidades da região que participam do projeto?

Sim, além dos pesquisadores de São Carlos, mais especificamente da USP e da UFSCar, há pesquisadores de Campinas (Unicamp), de Sorocaba (UFSCar), de Bauru (UNESP), de Rosana (UNESP), e outras instituições, até mesmo do Rio de Janeiro, e fazendas históricas da região de São Carlos, Campinas e Vale do Paraíba que participam do Projeto Patrimônio Cultural Rural Paulista, no qual o Projeto Memória Virtual colabora.


O que estará disponível? Documentos, fotografias, entrevistas, vídeos?

O Sistema Memória Virtual tem a capacidade de cadastrar qualquer tipo de acervo histórico, tais como objetos de museu, construções e prédios históricos, objetos de arquivo (fotos e documentos, por exemplo), livros e outros documentos bibliográficos, e o que nós chamamos de bens naturais (uma árvore centenária, por exemplo). Além disso, o sistema também permite o cadastro de bens imateriais, por exemplo, uma receita culinária, festas e contos populares.


Em quais formatos estarão disponíveis as imagens, vídeos e documentos no site?

Atualmente, o Sistema Memória Virtual possibilita o armazenamento de imagens, vídeos e documentos em qualquer formato digital, tais como .jpg, .bmp e outros.