quinta-feira, 16 de junho de 2011

Voluntariado em inclusão digital

O Projeto Inclusão.com é organizado pela empresa júnior do ICMC, e tem como objetivo dar acesso àqueles que não possuem computador através cursos básicos de informática. Qualquer voluntário pode participar.

Por: Davi Marques Pastrelo


O Inclusão.com é um projeto social organizado pela ICMC Júnior, empresa dos alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, em parceria com a EESC Jr. e a EMPsi Jr. O programa, que também conta com a participação de alunos da UFSCar, tem como objetivo prover noções de informática às pessoas que não tiveram chances de ter uma aula sobre o assunto. Além de diminuir os índices da exclusão digital, visa incentivar a cultura do voluntariado

O público é formado pelas comunidades carentes do município de São Carlos. Além de oferecer cursos, o projeto atua na doação de computadores para escolas públicas. As aulas são ministradas por voluntários, que podem atuar como professores, monitores ou coordenadores. Os cursos oferecidos são de conteúdo básico de informática: Linux, Windows, Microsoft Word, Open Office e Internet.

A iniciativa nasceu no ICMC Júnior em 2004. Em 2009, passou a contar com o apoio do Rotary Club São Carlos. Hoje o grupo conta com mais de 50 membros, todos voluntários e dedicados a difundir o projeto. Mais de 500 crianças da rede pública de ensino foram atendidas pelo projeto somente no último ano.

As aulas do próximo semestre terão início em agosto, mas novos voluntários serão aceitos a qualquer momento. Os cursos são de oito aulas semanais de duas horas cada, e as aulas são marcadas de acordo com a disponibilidade de horário dos voluntários. Qualquer cidadão pode participar. 

Acesse o site do projeto para obter mais informações, participar como voluntário ou fazer download de apostilas: