segunda-feira, 20 de junho de 2011

Palestras da semana

Terça-feira, 21 de junho, às 16h15 na sala 3-011

Seminários de Singularidades: Introdução à teoria de obstrução
Palestrante: Prof. Jean-Paul Brasselet (Institut de Mathématiques de Luminy)
----------

Quarta-feira, 22 de junho, às 14 horas na sala 5-001

Seminários de Engenharia de Software: Um Modelo de Processo para a Engenharia de SoES (System of Embedded Systems)
Palestrante: Marcelo A. Ramos (ICMC-USP)

Resumo: Um SoS (System of Systems) é um conjunto de sistemas úteis e independentes, que formam um sistema mais complexo, capaz de prover uma funcionalidade particular, mais ampla que a soma das funcionalidades individuais de cada um dos sistemas constituintes. Seu projeto ainda é um desafio por envolver problemas particulares e incomuns para várias áreas da engenharia de software.Os autores limitam o contexto de SoS ao domínio de sistemas embarcados e propõem um modelo de processo para apoiar a engenharia desses sistemas. A base do processo envolve o trabalho independente de equipes interdisciplinares de especialistas para a criação de famílias de produtos úteis e reusáveis aptas a integrar um SoS. 
----------

Quarta-feira, 22 de junho, às 14 horas no Auditório do ICMC

Tutoriais de Computação: Fellowship of the Game (FoG) e o Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos
Palestrante: Alunos do Grupo FoG (ICMC-USP)

Resumo: O FoG é um grupo de alunos vinculado ao ICMC-USP sem fins lucrativos focado na criação de jogos eletrônicos. O grupo visa à aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado. O objetivo desta palestra é introduzir ao público as aplicações de computação e tecnologia em desenvolvimento de jogos. Adicionalmente, mostraremos como o FoG se insere no cenário acadêmico representando essa nova frente da computação, a estrutura e os projetos do grupo. 
---------- 

Quarta-feira, 22 de junho, às 16 horas na sala 4-003

Palestras do SMA: Teorema poliedral de Poincaré para 4-variedades
Palestrante: Sasha Ananin (IMECC-UNICAMP)

Resumo: É bem conhecido que construir uma variedade munida de uma dada geometria é o mesmo que provar a discretude de seu grupo fundamental agindo no espaço modelo dessa geometria. O teorema poliedral de Poincaré (TPP) é quase a única ferramenta conhecida para provar tal discretude. Assim, precisamos de uma versão do TPP que seja simples e útil na prática. Muitas versões do TPP presentes na literatura se aplicam com sucesso apenas para geometrias de curvatura seccional constante, pois incluem condições globais (na prática, estas condições não são verificáveis em situações mais gerais). Em trabalho conjunto com Carlos H. Grossi e Júlio C. C. da Silva, elaboramos um critério que serve para a construção de 4-variedades compactas e que envolve apenas condições infinitesimais (portanto, fáceis para se verificar) sobre o poliedro. Com essa versão do TPP, planejamos em particular construir várias novas superfícies complexas do tipo geral cujo recobrimento universal é a 4-bola. (Isto pode contribuir no estudo do famoso problema de "geografia e zoologia" de superfícies do tipo geral.) Finalmente, discutimos como descobrir uma versão do TPP que não utilize poliedro algum, eliminando assim uma última condição global --- a da simplicidade do poliedro. 
---------- 

Seção de Eventos do ICMC
Tel: (16) 3373-9146