segunda-feira, 27 de junho de 2011

Palestras no ICMC - 27 a 29 de junho

Segunda-feira, 27 de junho, às 16h20min, na sala 5-004
Terça-feira, 28 de junho, às 16h20min, na sala 3-101

Uma abordagem elementar para as Geometrias Clássicas
Palestrante: Sasha Ananin (IMECC-Unicamp)

Resumo: Em duas apresentações de 1h30 cada, discutiremos algumas Geometrias Clássicas, em particular a hiperbólica. A abordagem é nova, elementar e tem pré-requisitos mínimos (essencialmente, álgebra linear e conceitos básicos de topologia). A maioria dos tópicos que apresentarei são fragmentos de um livrinho, ainda em preparação e em inglês. 
----------

Quarta-feira, 29 de junho, às 13h na sala 5-003

Equações diferenciais funcionais com retardo e impulsos
Palestrante: André Luiz Furtado (ICMC)

Resumo: Serão apresentadas algumas motivações bem como o uso da Teoria do Grau na investigação da existência de solução periódica para uma classe dessas equações.
----------

Quarta-feira, 29 de junho, às 14h na sala 4-001

Geometry of Arc and Jet Spaces
Palestrante: Peter Petrov

Resumo: Arc spaces have been introduced by J. Nash in 1968 to study surface singularities, and used by M. Konstevich to introduce motivic integration in 1995. This talk will be an introductory one, trying to give some motivation and applications, especially to singularities, of arc and jet schemes. A few important results and open problems, like the Nash problem, will be formulated, and the geometric ideas demonstrated on particular examples.
----------

Quarta-feira, 29 de junho, às 16h na sala 4-003

Curvas elípticas sobre corpos de funções com um conjunto arbitrário de pontos inteiros
Palestrante: Ricardo Conceição (Oxford College of Emory University)

Resumo: Nesta palestra mostraremos como construir "twists'' quadráticos de curvas elípticas sobre F_q(t) com um conjunto arbitrário de pontos inteiros. Como motivação discutiremos uma conjectura de Lang-Vojta que descreve o comportamento de pontos inteiros em variedades de tipo log-geral sobre corpos de números e apresentaremos uma tradução natural de tal conjectura para o caso de corpos de funções. Nossa construção permite-nos produzir um contra-exemplo isotrivial para a conjectura análoga sobre corpos de funções. Além disso mostraremos que estes pontos inteiros são linearmente independentes e, portanto, produzem exemplos de curvas elípticas com posto grande e explícito. Havendo tempo, discutiremos uma outra aplicação para a construção de corpos de funções com um grupo de classes com m-posto grande.
----------

Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146