quinta-feira, 9 de agosto de 2018

ICMC anuncia tese de doutorado vencedora do Prêmio Gutierrez 2018

Plinio Murillo, que realizou o doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, receberá premiação em cerimônia que acontece dia 27 de agosto na USP, em São Carlos

O colombiano Plinio Murillo é o vencedor do Prêmio Gutierrez 2018 (foto: Marcos Arcoverde / ICM 2018)

Quando o colombiano Plinio Murillo, 28 anos, deixou o país natal atraído pela excelência do ensino no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde fez mestrado e doutorado, repetiu a trajetória de outro matemático latino-americano, o peruano Carlos Gutierrez (1944-2008). Os dois não se conheceram, mas, simbolicamente, os caminhos deles acabam de se cruzar: Plínio Murillo é o vencedor do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2018, destinado à melhor tese em matemática defendida no Brasil no ano anterior à premiação, nos quesitos originalidade e qualidade.

Criado em 2009 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a distinção homenageia Gutierrez, que trabalhou no IMPA até 1999. Depois, ele atuou como professor no ICMC, onde contribuiu com a criação e consolidação do grupo de pesquisa em sistemas dinâmicos. Das dez edições do prêmio, que é apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o IMPA conquistou oito.

Murillo foi reconhecido pelo trabalho On arithmetic manifolds with large systole, sob orientação do professor Mikhail Belolipetsky. Na tese, foram estudados dois elementos geométricos – os cumprimentos de curvas e o volume – em espaços que têm forte ligação com teoria dos números, chamados variedades aritméticas. “O resultado principal é calcular a relação explícita entre o volume e o menor comprimento de uma curva fechada num tipo particular desses espaços”, detalha Murillo, contando que, desde cedo, gostou de combinar geometria e álgebra.

A notícia da premiação surpreendeu o pesquisador: “Foi uma grata surpresa! Fico muito feliz e agradecido aos responsáveis do prêmio por me conceder tamanha honra, que não é somente minha, mas de muitas outras pessoas que, de uma ou outra forma, tem me ajudado ao longo desses anos.

O professor Belolipetsky também foi surpreendido pela notícia e observou que, apesar de saber que a tese de Murillo é muito boa, ele disputava com outros trabalhos de excelência. Para o professor, prêmios como o Gutierrez são importantes por contribuir com a divulgação e a visibilidade do trabalho acadêmico e também podem ser úteis para a carreira de jovens pesquisadores.

“O prêmio Gutierrez já se tornou uma das principais distinções de nosso cenário acadêmico. Estamos muito contentes com esse importante reconhecimento da qualidade do trabalho realizado pelo Plínio na sua tese, orientado pelo Misha Belolipetsky”, ressalta o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Como não esperava ser premiado, Murillo, que está no Rio de Janeiro participando do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018, precisou adiar o retorno para Suíça, onde faz pós-doutorado. Ele participará da cerimônia de premiação, que acontece no próximo dia 27 de agosto, às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC. Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento marca também o início do Workshop de Teses e Dissertações em Matemática do ICMC.

Texto: Assessoria de Comunicação do IMPA em parceria com a Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


Mais informações
Site do Prêmio: premiogutierrez.icmc.usp.br
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666