quinta-feira, 3 de maio de 2018

Sábado tem Arduino Day: evento gratuito conta com a participação de professores e alunos do ICMC

Iniciativa é aberta a todos os interessados e acontecerá a partir das 9 horas no espaço de inovação ONOVOLAB, no centro de São Carlos


Você vai encontrar essa ferramenta em muitos projetos inovadores na área de computação

Ela é uma famosa ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software, que tem até um dia especial dedicado a comemorar seu aniversário. Arduino é o nome dessa celebridade empregada atualmente em diversos projetos inovadores e que será o foco das atenções no próximo sábado, 5 de maio, durante um evento gratuito que será realizado a partir das 9 horas no espaço de inovação ONOVOLAB, em São Carlos. 

Professores e alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, participarão da iniciativa ministrando palestras, motivando e ensinando os participantes a criarem projetos usando o microprocessador Arduino. Além de promover um intercâmbio de conhecimento entre os entusiastas dessa ferramenta, o evento mostrará algumas pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Instituto usando essa queridinha do movimento maker, nome do grupo de entusiastas que gosta de colocar a mão na massa. 

Entre os destaques da programação matutina está o bate-papo Arduino no controle inteligente de robôs, que será conduzido pelo professor Eduardo Simões, do ICMC, a partir das 9 horas. Já a conversa Robótica de competição, um passo além do Arduino será tema da apresentação do grupo de extensão Warthog Robotics, que é ligado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Outro grupo de extensão do ICMC, o ADA, falará sobre ATMega, uma abordagem empreendedora

No início da tarde, a partir das 13 horas, é a vez do professor Fernando Osório, do ICMC, explicar as relações entre Arduino, robótica, inovação e movimento maker. Haverá, ainda, workshops e exposições de projetos e protótipos de grupos, pesquisadores e startups. 

O Arduino Day é um evento que acontece simultaneamente em diversos lugares do mundo para comemorar o aniversário da ferramenta. A iniciativa que ocorrerá em São Carlos faz parta da programação oficial da Semana da Integração da Engenharia Elétrica (SIEEL). O evento é realizado em parceria pela SIEEL, pelo grupo Godzilla Hacker Club e pela Semana da Engenharia de Computação (SENC).

Para conferir a programação completa do evento e fazer sua inscrição, acesse este link: https://www.sympla.com.br/arduino-day__282293. As vagas nos workshops são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.


Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações