terça-feira, 8 de maio de 2018

Escola sobre ciência de dados na USP: ainda dá tempo de se inscrever

Destinado a pesquisadores e estudantes, evento acontece nos dias 15 e 16 de maio no ICMC, em São Carlos 



Preparar estudantes e pesquisadores para construírem o futuro da inteligência artificial. Esse é um dos objetivos da Escola de Aprendizado de Máquina Automático em Ciência de Dados, que será realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, nos dias 15 e 16 de maio. 

Conforme explica o coordenador do evento, professor André de Carvalho, a ideia da escola é fornecer conhecimentos sobre uma nova área de pesquisa: auto-aprendizado de máquina ou aprendizado de máquina automatizado (em inglês, o termo empregado é automated machine learning, ou simplesmente AutoML). Segundo o professor, essa nova área é destinada à pesquisa e ao desenvolvimento de sistemas capazes de realizar automaticamente as etapas fundamentais do aprendizado de máquina. Isso possibilita, em suma, otimizar a extração de conhecimento útil a partir de quaisquer dados. 

André explica que, por meio do AutoML, os cientistas de dados não precisarão mais desenvolver uma ferramenta para cada tipo de aplicação e deixarão de executar tarefas repetitivas e demoradas, podendo alocar o tempo em atividades mais difíceis e prioritárias, como analisar novas soluções para um problema e criar novas técnicas computacionais (como algoritmos mais eficientes, por exemplo). “O objetivo do AutoML é apoiar os cientistas de dados em seu trabalho, não substituí-los”, explica o professor, que está empenhado em preparar estudantes de graduação e de pós-graduação para construírem esse futuro da inteligência artificial. 

Como se inscrever - Para se inscrever na Escola, que terá minicurso, tutoriais e oficinas, basta acessar o site do evento: www.cemeai.icmc.usp.br/AutoMLSchool. As taxas de inscrição variam de acordo com as atividades escolhidas pelos participantes e começam a partir de R$ 37,50.

Entre as atrações está o tutorial Democratizing and automating machine learning, que será ministrado pelo professor Joaquin Vanschoren, da Eindhoven University of Technology, localizada nos Países Baixos.  Haverá, ainda, o tutorial Recent advances in metalearning: from metafeatures to streams, que será ministrado pelo professor Carlos Soares, da Universidade do Porto, de Portugal. Já o minicurso Super aceleração de algoritmos usando GPUs de última geração será conduzido pelo professor Mário Gazziro, que é professor da Universidade Federal do ABC e pós-doutorando no ICMC. No site do evento, é possível consultar a programação completa.

A iniciativa tem o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria e do Centro de Pesquisa de Aprendizado de Máquina em Análise de Dados.  

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC 

Mais informações
Escola de Aprendizado de Máquina Automático em Ciência de Dados: www.cemeai.icmc.usp.br/AutoMLSchool
Setor de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br