quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Computação mais próxima da sociedade: professor e ex-aluna do ICMC lançam livro

Além de ensinar conceitos de forma simples, obra conta com curiosidades, fatos históricos e conscientização social

Aproximar a sociedade da computação é o objetivo do livro
de professor e egressa do ICMC (foto: Fernando Mazzola - ICMC)

Você sabia que a primeira pessoa a programar um computador foi uma mulher? Ou então que existe um teste que permite identificar se você está falando com um ser humano ou com uma máquina? Estas e outras curiosidades podem ser conferidas no livro Introdução à Computação – Hardware, Software e Dados, escrito pelo professor André de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e por Ana Carolina Lorena, professora da Universidade Federal de São Paulo e ex-aluna do ICMC.

A obra, que é composta por 200 páginas e oito capítulos, foi produzida com o objetivo de aproximar a computação de profissionais de outras áreas e da sociedade. “A ideia nasceu porque queríamos abordar a computação de forma diferente, principalmente para quem não é da área, como estudantes de humanas, de engenharia e até do ensino médio”, conta André.

Segundo o professor, esse público não tem acesso a um livro que descreva as atuais áreas da computação e suas tecnologias mais recentes, os aspectos sociais da computação, como a computação pode ajudar a resolver problemas de diferentes áreas de conhecimento, como é feita a análise de diferentes tipos de dados e a importância do big data.

No livro, os conceitos técnicos são explicados de forma bem leve, mesclando exemplos reais do dia a dia para ilustrar os diferentes cenários em que a computação pode ser aplicada. Para tornar o conteúdo ainda mais atraente, temas atuais são debatidos, exercícios são propostos e uma série de fatos históricos e curiosidades são contadas. 

Uma delas, que está presente no livro, ocorreu em 2008, na inauguração de um terminal de um aeroporto da Inglaterra. Um problema em um programa de computador fez com que 42 mil bagagens fossem enviadas para destinos incorretos e muitos voos cancelados, causando um prejuízo de meio bilhão de dólares. Esse é só mais um exemplo de como a computação está presente em nossa rotina: “Muitas coisas que nos deparamos no cotidiano têm computação por trás, como em uma máquina de lavar roupa, no acelerador do carro, nas redes sociais”, explica o professor.
Manter o conteúdo do livro atualizado foi o maior desafio durante produção,
conta o professor André (foto: João Terazani - CeMEAI)

Responsabilidade social e conscientização também fazem parte da obra dos especialistas: “Esse é um dos diferenciais do livro. Nós tratamos da importância de aprender a como lidar com o descarte adequado de computadores, a reciclar e a utilizar máquinas que consumam menos energia, princípios que fazem parte da chamada Computação Verde”, explica André. 

O livro, produzido pela editora LTC, levou cerca de 5 anos para ser escrito e quem ajudou o professor nessa empreitada foi Ana Carolina Lorena, ex-aluna de Ciências de Computação do ICMC. Seu contato com André teve início ainda na graduação, quando foi orientada pelo docente em sua iniciação científica. Mais tarde, se encontraram novamente para que o professor lhe orientasse no doutorado. Após muito trabalho juntos, André exalta o resultado final: “As obras que existem sobre o tema estão muito defasadas e manter livro o mais atualizado possível foi nosso maior desafio”, finaliza.

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação do ICMC


Mais Informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Telefone: (16) 3373-9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br
Adquira o livro no site da editora: icmc.usp.br/e/fee2e