quarta-feira, 5 de setembro de 2012

João Candido Portinari apresenta palestra no ICMC

ATENÇÃO: PALESTRA CANCELADA!

João Candido Portinari (foto: Eduardo Lopes)

A terceira edição do Café com Cultura 2012, promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos, receberá no dia 19 de setembro (quarta-feira), às 17h, a palestra Cândido Portinari: Do Cafezal à ONU, ministrada por João Candido Portinari, filho do pintor. O evento ocorrerá no Auditório Pau-Brasil (bloco ICMC-6) e é promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC, como parte da programação da Semana de Arte e Cultura da USP São Carlos. 

A palestra expõe uma visão geral do legado de mais de cinco mil obras de um dos principais artistas brasileiros, conhecido mundialmente pelos painéis Guerra e Paz, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU). João Cândido apresentará a trajetória artística de seu pai, desde sua origem no interior de São Paulo até a maturidade, expondo os principais temas desenvolvidos por Portinari, como o povo e a alma brasileira. 

O palestrante cursou Matemática no Lycée Louis-Le-Grand, se formou como Engenheiro de Telecomunicações pela École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris, França, e é PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA. No Brasil, foi um dos fundadores do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde atuou como docente e chefe de Departamento. 

É também Presidente da Associação Cultural Candido Portinari, tendo recebido diversas premiações e homenagens, como a Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, o Prêmio Jabuti e a Ordem do Mérito da Defesa, do Ministério da Defesa. Em 2012 foi eleito Personalidade do Ano pela Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA.

Serviço
  • O que: Palestra Candido Portinari: Do Cafezal à ONU, com João Candido Portinari
  • Quando: quarta-feira, 19 de setembro, às 17h
  • Onde: Auditório Pau-Brasil (bloco ICMC-6, campus 1, Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos-SP)

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146