sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Em busca de parcerias, ICMC recebe visitantes do Reino Unido

Texto/foto: Fernanda Vilela


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu na última quarta-feira (28) dois pesquisadores visitantes da Universidade de York, no Reino Unido. Os convidados falaram sobre as possibilidades de mobilidade de estudantes, colaborações de pesquisa e programas de pós-graduação, particularmente na área de Computação.

O Prof. Dr. Jim Woodcock, chefe do Departamento de Ciências de Computação da Universidade de York, apresentou a instituição aos professores e estudantes do ICMC e comentou sobre as oportunidades de experiência dos alunos no Reino Unido. Já a Profa. Dra. Ana Cavalcanti, coordenadora da Pós-Graduação no mesmo Departamento, explicou as possibilidades de pós-graduação sanduíche, que permite ao aluno de doutorado fazer parte de seu trabalho em outro país.

Segundo o Prof. Dr. Paulo Afonso Faria da Veiga, presidente da Comissão de Relações Internacionais do ICMC, é importante tanto culturalmente como profissionalmente a experiência do aluno fora do país, pois só assim ele adquire uma visão de mundo amplamente crítica. “A maior descoberta do estudante que vai para fora é pensar que nós não somos ruins”, comentou o dirigente.

Ainda de acordo com Veiga, a tendência é que, com a globalização, as fronteiras entre os países diminuam e, talvez, até deixem de existir. “As oportunidades para os estudantes aumentaram com o avanço da globalização, a queda das fronteiras é uma tendência que já acontece”, explicou.

O ICMC tem recebido cada vez mais visitas de delegações estrangeiras, sempre com o objetivo de  estreitar os laços e abrir oportunidades de colaboração em ensino e pesquisa com instituições de diversas localidades do mundo.

Informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Tel. (16) 3373-8163