quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Equipes do ICMC se classificam para final da Maratona de Programação


No último dia 15, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, participou da seletiva regional da Maratona de Programação, realizada em Uberlândia-MG. Duas equipes do ICMC se classificaram para a final nacional, que acontecerá em Londrina-PR nos dias 9 e 10 de novembro. A equipe Señora Margarida ficou na primeira colocação, com 10 problemas resolvidos, e a equipe Ballonz se classificou em terceiro lugar, com 5 problemas resolvidos.

A competição contou com 542 times inscritos de 186 instituições de todo o Brasil.  Na seletiva de Uberlândia, as duas equipes do ICMC - número máximo permitido para um mesmo instituto - junto com outras quatro - do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - foram selecionadas entre 49 participantes para a final brasileira. O time campeão da Maratona Brasileira da Programação garantirá uma vaga nas finais mundiais do concurso de programação, o ACM International Collegiate Programming Contest.

Sobre o evento - A Maratona de Programação é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996. O objetivo da competição, destinada a estudantes universitários da área de Computação e afins, é incentivar a criatividade, promover a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três alunos, que tentem resolver durante cinco horas o maior número possível de problemas. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso. O time que conseguir resolver o maior número de problemas no menor tempo é declarado vencedor.

Mais informações no site do evento: http://maratona.ime.usp.br/