segunda-feira, 25 de abril de 2011

ICMC recebe alunos do Programa de Pré-Iniciação Científica

No último dia 13, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) recebeu os novos alunos do Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC). O programa, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, está em sua segunda edição e tem duração de um ano, e tem como objetivo iniciar alunos do ensino médio em projetos de pesquisa voltados a áreas afins da computação como matemática, ciências de computação e sistemas de computação.

O Pré-IC, que trabalha com o conceito de Open House, visa a aproximação da universidade com a comunidade local. Neste ano, o projeto conta onze alunos participantes, indicados pela Secretaria da Educação, que estarão recebendo uma bolsa de auxílio transporte, fornecida pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

A recepção do programa contou com a participação dos orientadores da USP e dos professores do ensino médio, que são os supervisores nas escolas. No término do programa, os alunos terão que apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que poderá ser feito em grupo e será avaliado por seus respectivos orientadores. “Muitos dos alunos do ensino médio, principalmente do ensino público pensam que a USP é uma realidade distante de suas vidas. Esse projeto quer mostrar que isso não é verdade, e com isso pretendemos num futuro próximo incentivá-los a prestar vestibular aqui. É uma forma de captar novos talentos e incentivá-los a entrar na área de computação”, explica a professora Roseli Ap. Francelin Romero, coordenadora do Programa de PRÉ-IC do ICMC e presidente da Comissão de Pesquisa do ICMC.


O projeto

O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.

Mais informações: www.usp.br/prp

Por: Davi Marques Pastrelo – Assessoria de Comunicação do ICMC