terça-feira, 26 de abril de 2011

Eventos desta quarta-feira no ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove nesta quarta-feira (27 de abril) os seguintes eventos:

----------
Às 13 horas, na sala 5-003:

“Teorema da aproximação fraca”
Palestrante: Steve Vicentin (ICMC-USP)

O seminário tem por objetivo definir corpo de funções algébricas F sobre um corpo K, assim como anéis de valorizações e lugares (certo tipo de ideal) relativos a estes anéis, além de algumas propriedades referentes aos mesmos. Será também definido o conceito de valorização discreta. Por fim, será apresentado um resultado referente a estes objetos matemáticos: o teorema da aproximação fraca. O qual nos diz que para uma quantidade finita, P_{1},..., P_{n}, de lugares distintos de um corpo de funções algébricas F/K, n elementos x_{1},...,x_{n} \in F e n números inteiros r_{1},...,r_{n}, existe x \in F tal que v_{P_{i}}(x-x_{i})=r_{i}, para i=1,...,n.

----------
Às 14 horas, no Auditório do ICMC:

"Processamento Visual e Geométrico no ICMC-USP"
Palestrante: Luis Gustavo Nonato (ICMC-USP)

Nesta palestra apresentaremos os recentes avanços na área de visualização e processamento geométrico realizados no ICMC-USP/São Carlos. Em particular, discutiremos o ferramental matemático e computacional utilizados no desenvolvimento de técnicas de visualização e interação com dados de alta dimensão, na concepção de metodologias para verificação de métodos de visualização e na geração de malhas a partir de imagens e em superfícies. Aplicações e futuras extensões dos métodos desenvolvidos também serão apresentados e discutidos.

----------
Às 14 horas, na sala 5-001

"Test oracles associated with dynamical systems models"
Palestrante: Paulo Nardi

Software testing has two major limitations: the reliable test set problem and the oracle problem. The former stems from the statement that a set of reliable test case is one that implies the correctness of the program and, consequently, a finite and reliable test set is usually unfeasible. Most efforts are focused on the first problem, as the studies about functional, structural and fault-based techniques focus on data selection, and on tools that support data selection criteria. The second problem is to decide whether the obtained result matches the expected result. This role is played by the oracle, which is often the tester himself/herself. These two limitations affect the test automation, making the human intervention needed at some point, namely over choice of the data selection criteria, the comparison between expected and obtained outputs, and the test adequacy calculation. This presentation focuses on the oracle problem. We present a resume on a systematic review about test oracles and a partial solution to oracle automation for simulink-like models.

----------
Às 14 horas, na sala 4-001:

"O Laboratório de Interoperabilidade Semântica do INPA"
Palestrante: Laurindo Campos (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA)

Nessa palestra serão explorados os desafios do INPA em aplicar tecnologias da Web Semântica, como ontologias, aos problemas de interoperabilidades de dados sobre a biodiversidade e biosfera da Amazônia. Existe um volume de dados muito grande sobre o biota da Amazônia e são necessárias ferramentas que conheçam mais a semântica (conteúdo) desses dados para sua integração. A simples procura por palavras chaves em textos já não é suficiente para buscas e outras atividades de pesquisa usando esses dados. Tecnologias da Web Semântica oferecem uma oportunidade de adicionar conteúdo semântico aos dados para permitir que computadores possam "raciocinar" (to reason) a cerca dos mesmos.



----------
Às 18 horas, no Auditório do ICMC

"Introdução à Visão Computacional: da aquisição ao reconhecimento"
Palestrante: Moacir P. Ponti Jr. (ICMC-USP)

Visão computacional é a tecnologia que permite às maquinas extrair informações visuais e utilizar essa informação para resolver alguma tarefa. A visão computacional produz informação a partir de um
modelo visual 2D ou 3D e envolve uma sequência de tarefas que inclui a aquisição de imagens e vídeo, o pré-processamento, a segmentação de regiões e objetos de uma cena, a descrição de padrões visuais, e o reconhecimento. Será feita uma introdução à visão computacional e a sequência que inicia na aquisição e vai até o reconhecimento de um objeto, com exemplos em OpenCV, uma biblioteca livre para implementação de aplicativos de visão computacional.




----------


Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel.: (16) 3373-9146  -  eventos@icmc.usp.br