quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Inscrições abertas no ICMC para curso sobre a teoria dos índices e o teorema de Poincaré-Hopf

As ferramentas matemáticas que serão apresentadas no curso podem ser utilizadas para compreender, por exemplo, a estrutura de substância que possuem um estado intermediário entre o cristal e o líquido
(crédito da imagem: Wikipedia)

Muitos fenômenos naturais provenientes da física, química, economia, biologia, podem ser modelados usando ferramentas matemáticas. Mostrar como descrever a dinâmica global desses diversos fenômenos empregando recursos da teoria qualitativa das equações diferenciais ordinárias é o objetivo de um curso que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Entre os conteúdos que serão abordados no curso estão a compactação de Poincaré e o teorema de Poincaré-Hopf. A iniciativa, que é gratuita, ocorrerá nas tardes das próximas quarta e quinta, 4 e 5 de dezembro, das 14 às 16 horas, e também na manhã de sexta-feira, 6 de dezembro, das 10 às 12 horas. Todas as atividades acontecerão no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC. 

Voltado para alunos de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores interessados em aprofundar os conhecimentos na área de equações diferenciais ordinárias, o curso está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 2 de dezembro. Para participar, basta acessar o Sistema Apolo da USP neste link: icmc.usp.br/e/5758e

Coordenado pela professora Regilene Oliveira, o curso será ministrado pelo professor Jaume Llibre, da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), na Espanha. Pesquisador de reconhecimento internacional na área de sistemas dinâmicos polinomiais, Llibre lidera o grupo de sistemas dinâmicos da UAB e já foi contemplado com diversos prêmios internacionais como, por exemplo, o Icrea Academia Awarded 2009 e o Narcís Monturiol Medal 2015. Ele foi o único matemático contemplado com recursos provenientes de um edital do Programa Institucional de Internacionalização da USP, para professor visitante do exterior (PRINT-USP-CAPES). Foram esses recursos que possibilitaram ao pesquisador visitar o ICMC, onde permanecerá de 2 a 14 de dezembro. 

“A presença do professor Jaume Llibre como ministrante do curso será um diferencial para nosso Instituto. É uma oportunidade ímpar para nossos alunos de graduação e de pós-graduação interagirem com o pesquisador, trazendo dúvidas e considerações sobre o tema do curso ou de áreas afins, e até de iniciarem trabalhos em colaboração”, ressalta a professora Regilene. “Na pesquisa em matemática, a prática de motivar o contato entre jovens pesquisadores e pesquisadores experientes têm sido empregada com frequência em muitas áreas por todo o mundo e tem alcançado resultados relevantes, dentre eles, o aumento dos grupos de pesquisa e de alunos de pós-graduação atuando na área”, finaliza a professora, que preside a Comissão de Pesquisa do ICMC.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

On the index theory and the Poincaré-Hopf Theorem 
Inscreva-se até dia 2 de dezembro ou enquanto houver vagas: icmc.usp.br/e/5758e
Confira o programa do curso: icmc.usp.br/e/79689
Onde será o curso: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC 
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400 
Mais informações: (16) 3373.9146 ou ccex@icmc.usp.br