terça-feira, 17 de outubro de 2017

Ciência com Pipoca estreia em São Carlos com bate-papo sobre robótica e matemática

Sessão gratuita terá exibição de trechos de filmes e discussão sobre conceitos científicos no cineclube do Centro de Divulgação Cultural e Científica (CDCC) da USP

Professor Osório explicará as relações entre robótica e matemática

A ciência vai invadir o cinema no próximo dia 27 de outubro em São Carlos, durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia. É quando acontecerá a primeira sessão do Ciência com Pipoca, a partir das 19h30, no cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP. 

As relações entre a robótica e a matemática serão discutidas a partir de trechos de vários filmes e animações pelo professor Fernando Osório, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. O público poderá esclarecer as dúvidas com o professor Osório e descobrir o quanto conversar sobre ciência pode ser divertido.

“Os robôs e a robótica estão cada vez mais presentes em nossa sociedade e muito em breve farão parte do dia a dia de nossas vidas”, explica Osório. “O cinema e a ficção científica vêm explorando amplamente esse tema, mas será que esses filmes representam apenas obras de ficção científica ou o que eles mostram pode vir a se tornar uma realidade no futuro? Precisamos nos preocupar com uma revolução dos robôs?”, questiona o professor, que promete responder essas perguntas durante o evento.

A participação é gratuita, não é necessário fazer inscrições previamente, basta confirmar presença no evento via Facebook: icmc.usp.br/e/cc7fe. A sessão acontecerá na sexta-feira, dia 27 de outubro, a partir das 19h30. Os 110 lugares disponíveis serão preenchidos por ordem de chegada.

Essa será a primeira edição do Ciência com Pipoca em São Carlos, iniciativa realizada pela primeira vez no ano passado em Ribeirão Preto pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), pelo Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) e pelo Centro de Terapia Celular (CTC), com apoio do ICMC.



Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Página do evento no Facebook: icmc.usp.br/e/cc7fe
Local: Cinceclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP: rua Nove de Julho 1227, Centro.
Confira a programação geral da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ICMC: icmc.usp.br/e/56c4e
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666