sexta-feira, 27 de junho de 2014

Brincando com a Literatura Infantil: exposição chega ao ICMC

Trabalhos foram desenvolvidos com crianças de 4 anos na creche e pré-escola do campus da USP em São Carlos


A exposição Brincando com a Literatura Infantil está em cartaz a partir desta segunda-feira, 30 de junho, na Biblioteca Achille Bassi do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos pela Creche e Pré-Escola São Carlos (SAS/USP) com uma turma de crianças de 4 anos, em 2013, suas experiências com a literatura e as aprendizagens decorrentes desse processo de experimentação. O material apresentado expõe as diversas maneiras pelas quais as crianças reconstruíram o universo encantador da literatura.

As educadoras Marlene Lourenço e Keila Targas, sob a supervisão da coordenadora de módulo Margarete Marchetti e do coordenador pedagógico Alexandre Nishiwaki, foram as responsáveis pela realização da iniciativa. Elas explicam que a SAS/USP contempla a literatura infantil como parte fundamental no trabalho com as crianças, sendo possível, através de um livro, realizar atividades diversas, nas quais os pequenos colocam toda sua imaginação e criatividade: quanto mais histórias a criança tem oportunidade de ouvir, recontar, vivenciar, maior a experiência cultural proporcionada a ela. 

Entre as diversas histórias apresentadas às crianças, houve um interesse especial pela narrativa "O menino Poti", de Ana Maria Machado, que enfatiza o contato de um menino indígena com os elementos naturais e culturais de seu meio. Diante desse interesse, as educadoras ofereceram várias possibilidades para que as crianças interagissem com a história. Montaram, com as crianças, um painel brincante com uma releitura da história na parede da sala. Ao ilustrar esse painel, os pequenos puderam manusear diversos materiais, sempre colocando suas opiniões e curiosidades.

Também foram pesquisados os costumes indígenas no livro “Kalapalo”, possibilitando que as crianças conhecessem diversas brincadeiras e se surpreendessem com a forma tão diferente de vida dos Kalapalos. “Ouvimos canções de origem indígena e até aprendemos a cantar uma pequena canção, Tso Ere Poma, originalmente interpretada por uma criança Karitiana. Essa canção possibilitou às crianças conhecer diferentes sonoridades e ritmos, palavras que não pertencem ao nosso vocabulário ganharam novos significados”, explicam as educadoras.

A brincadeira continuou e foi construído um livro gigante e brincante do menino Poti. Esse livro passou a ser uma brincadeira por onde quer que estivesse: nos diversos espaços da Creche e para diferentes turmas. As crianças puderam literalmente “entrar” na história, sentir o cheiro da floresta e o balanço da canoa. Em cada página, elas recriaram um trecho da história e experimentaram as sensações provocadas por uma noite estrelada, um passeio de canoa ou o pisar nas folhas secas da floresta.



“Através das atividades vivenciadas, as crianças tiveram contato com alguns elementos das culturas indígenas, percebendo que existem outros modos de viver, puderam desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Em suma, através dessas vivências com contos infantis, pudemos verificar o quanto as crianças se desenvolvem, descobrindo outros lugares, outros tempos, outros jeitos de ser e pensar, outras regras, outros olhares”, finalizam as educadoras.

A exposição Brincando com a Literatura Infantil está sendo realizada no primeiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhado são-carlense, 400. Fica em cartaz até 6 de agosto, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Confira mais imagens da exposição na nossa página no Facebook: icmc.usp.br/e/30ff5

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitário do ICMC
Telefone: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br