segunda-feira, 30 de maio de 2011

SBC-Horizontes: difusão científica com a contribuição de docentes do ICMC

Professores do ICMC tem participação ativa no corpo editorial do veículo de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Computação

Por: Davi Marques Pastrelo

           
A revista SBC-Horizontes é uma publicação editada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), voltada para estudantes de graduação e pós-graduação que buscam uma carreira de sucesso na área de computação. Diferentemente da maioria das publicações da área, que utilizam linguagem técnico-científica, a Horizontes possui um tom informativo e descontraído.

São publicadas três edições ao ano, em abril, agosto e dezembro. O acesso à revista é gratuito, e o conteúdo é dividido em colunas e artigos de duas a cinco páginas, como a Etc e tal, que discute assuntos diversos relacionados à computação, a Lá de fora, que fala de estudantes e profissionais da área que atuam no exterior, e a Bits, Bytes e Batom, voltada para o público feminino. Qualquer pessoa pode submeter artigos para publicação.

A SBC é presidida por José Carlos Maldonado, também diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), da USP de São Carlos. A revista possui em seu corpo editorial outros docentes do Instituto, como Agma Traina, editora-chefe, e os editores associados Caetano Traina, Ellen Barbosa, Paulo Masiero e Regina Santana. 

Profa. Mirella Moro: "A linguagem acessível
é uma das prioridades da revista"
A pesquisadora e editora-chefe da revista SBC-Horizontes, Mirella Moro, visitou o ICMC na sexta-feira (20/5), onde falou sobre a proposta da revista: “A linguagem acessível é uma das prioridades da SBC Horizontes, pois muitos dos alunos são recém chegados no curso e não estão acostumados com a linguagem acadêmica ou técnico-científica. Portanto pedimos aos autores que escrevam usando uma linguagem mais acessível. O objetivo da publicação não é melhorar o curriculum vitae de ninguém, mas simplesmente divulgação e busca em melhorar a percepção da área. O objetivo é discutir a carreira e não discutir a ciência”, afirma Mirella, que também é Diretora de Educação da SBC e pesquisadora da UFMG.

Presidente da SBC em seu segundo mandato (2007-2009 e 2009-2011), Maldonado afirma que “uma das propostas da revista é atrair novos profissionais, pesquisadores e estudantes. A temática da revista é diversificada e abrangente, e tivemos uma resposta bastante positiva da comunidade com relação aos conteúdos”.
           

Acesse a revista: www.sbc.org.br/horizontes