sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Venha à USP São Carlos e participe da maior maratona de criação de jogos do mundo

Um dos locais de realização da Global Game Jam, que ocorre no final de janeiro, será o ICMC

Estudantes participam de evento no ICMC (foto: Reinaldo Mizutani)

Um tema e 48 horas para criar o melhor jogo do mundo: esse é o desafio lançado pela Global Game Jam. Neste ano a maratona internacional ocorrerá entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro em diversos locais por todo o mundo, e um deles será o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Esse é o maior evento global de criação de games. Em 2019, participaram mais de 45 mil pessoas em 113 países, que foram convidadas a explorar novas ferramentas de tecnologia, testando novas funções no desenvolvimento e suas habilidades para fazer algo que exige que elas projetem, desenvolvam, criem, testem e façam um novo jogo no período proposto.

Neste ano, a abertura será na sexta-feira, dia 31, às 17 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC. Nesse momento são formados os times, que recebem instruções sobre a competição e o tema secreto. A partir de então, as salas de aula 3-009, 3-010, 3-011 e 3-012 serão o cenário para a criação dos jogos. 

O evento é aberto a todos os interessados, independente da experiência que tenham, e conta com a organização local do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG). A participação é gratuita, aberta ao público, e as inscrições podem ser realizadas no site do evento: globalgamejam.org/2020/jam-sites/fellowship-game

Sobre o FoG – O FoG é um grupo formado por alunos de graduação do ICMC focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo busca a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Os processos de desenvolvimento de jogos internamente empregados pelo grupo são experimentais em termos de tecnologias e tendências de mercado. Nesse sentido, o FoG preza pela disseminação desse conhecimento, estimulando os integrantes mais experientes do grupo a compartilharem suas experiências com os recém-chegados.
  
Texto: Gabriela Bidin da Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Global Game Jam 2020 
Quando: 31 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020
Onde: ICMC-USP - Avenida Trabalhador são-carlense, 400, São Carlos-SP
Inscrições: globalgamejam.org/2020/jam-sites/fellowship-game
Evento no Facebook: facebook.com/events/1025409014487706
E-mail: fog@icmc.usp.br