segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Exposição interativa no ICMC: venha descobrir por que a matemática está em tudo

Em exibição nos dias 20 e 21 de fevereiro, a mostra "Matemática interativa" busca aguçar a curiosidade de estudantes do ensino fundamental, médio e do público em geral, além de despertar o encanto pelas ciências exatas

Apenas as visitas de grupos que possuam mais de dez integrantes deverão ser
agendadas previamente pelo e-mail ccex@icmc.usp.br

Que tal interagir com a matemática de um jeito diferente e divertido, resolvendo problemas e desafios, observando como funciona um caleidoscópio e até mesmo criando suas próprias composições artísticas? Você poderá fazer isso nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando acontecerá a mostra gratuita Matemática Interativa, que é aberta a todos os interessados, especialmente aos estudantes da educação básica, universitários, professores e pais. 

Durante a mostra, haverá duas salas temáticas interativas em que os visitantes serão desafiados a resolver problemas e testarão suas habilidades de percepção e raciocínio. Na “Sala dos 1001 problemas”, recursos visuais e materiais diversos auxiliarão os visitantes na resolução de divertidos desafios matemáticos. A sala é inspirada no livro O Homem que Calculava, do autor fictício Malba Tahan, um personagem emblemático criado pelo professor brasileiro Julio Cesar de Mello e Sousa. “É um livro que aborda problemas memoráveis e curiosos, os quais merecem ser conhecidos pelas novas gerações”, diz a professora Edna Zuffi, do ICMC, uma das organizadoras da exposição.

Já na segunda sala, a atração é "A matemática dos caleidoscópios”, em que os participantes vão se encantar observando reflexões sucessivas e a formação de imagens em espelhos planos. É aqui que os monitores explicarão os efeitos e as propriedades dos caleidoscópios e os visitantes verão como são montados esses objetos. Quem desejar poderá até mesmo criar suas próprias composições artísticas usando esse artefato.

A exposição é dividida em sessões de 30 minutos cada e acontecerá das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas nos dias 20 e 21 de fevereiro. Além de participar das atividades interativas nas duas salas, os participantes serão convidados a conhecer o Museu de Computação Odelar Leite Linhares, do ICMC.

As visitas de grupos que possuam mais de dez integrantes deverão ser agendadas previamente pelo e-mail ccex@icmc.usp.br. Já grupos menores e visitas individuais não demandam inscrições prévias. Vale ressaltar que não será disponibilizado transporte para os participantes.

A mostra Matemática Interativa é resultado de uma parceria entre o ICMC e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo. O projeto é coordenado pela professora Ana Paula Jahn, do IME, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades das duas salas já foram apresentadas durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2017. Os materiais que serão expostos no ICMC fazem parte dos acervos do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino em Matemática do IME e do Laboratório de Ensino em Matemática do ICMC.


Participantes interagindo com caleidoscópios durante a Semana de Ciência e Tecnologia da USP

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação do ICMC
Crédito das fotos: IME/USP

Exposição Matemática Interativa

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/357433194732780/
Quando: 20 e 21 de fevereiro, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.

Onde: salas 3-011, 3-012 e Museu de Computação do ICMC.
Endereço: avenida Trabalhador São-carlense 400, na área I do campus da USP, em São Carlos.
Inscrições para visitas em grupos (mais de 10 pessoas): ccex@icmc.usp.br
Mais informações: (16) 3373.9146