quinta-feira, 1 de junho de 2017

Pós-graduação em Estatística da USP e UFSCar abre inscrições para doutorado e doutorado direto durante todo o ano

Fluxo direto é novidade no programa e garante flexibilidade aos candidatos

ICMC oferece o Programa em parceria com a UFSCar

O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto. A partir desse ano, o ingresso nessas modalidades será oferecido em fluxo direto, permitindo que os candidatos se inscrevam em qualquer época do ano até abril de 2018, quando um novo edital será lançado. O objetivo é que o ingresso no Programa seja mais dinâmico e flexível, além de evitar que um recém-graduado no mestrado fique parado por muito tempo. São oferecidas 25 vagas no doutorado e 20 no doutorado direto.

Resultado de uma parceira entre o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o PIPGEs foi criado em 2013 e oferece seis linhas de pesquisa: modelos de regressão; análise de sobrevivência; teoria de resposta ao item; probabilidade e processos estocásticos, séries temporais e métodos bayesianos. Os editais completos podem ser acessados no site do ICMC neste link: icmc.usp.br/e/c0177.

“Em poucos anos de funcionamento, o PIPGEs já organiza com sucesso, e a cada ano, o Programa de Verão em Estatística e o Workshop on probabilistic and statistical methods, que se encontra em sua sexta edição e atrai a atenção de alunos e pesquisadores da área”, explica o professor Pablo Martín Rodríguez, que faz parte da coordenação do Programa no ICMC.

Pós-graduação no ICMC – Além do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística, o ICMC oferece o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Há, ainda, dois mestrados profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Texto: Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Editais e inscrições: icmc.usp.br/e/c0177.
Secretaria de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br