segunda-feira, 12 de junho de 2017

ICMC oferece oficina de desenvolvimento de aplicativos Android para automação residencial

Curso gratuito começa às 14 horas na próxima quarta-feira, dia 14


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, oferecerá gratuitamente a oficina Desenvolvimento de aplicativos Android para controle de Arduino via Bluetooth HM-10. A iniciativa acontecerá a partir da próxima quarta-feira, 14 de junho, das 14 às 18 horas, e também nos dias 22 e 29, no mesmo horário.

O Arduino é uma plataforma largamente utilizada para controlar circuitos eletrônicos gerais, como robôs, controladores de fluxo de água, luzes LED, entre outros. O objetivo da oficina é mostrar como utilizar uma interface comum e sem fio para enviar dados ao Arduino, dispensando o uso do computador ou qualquer outro dispositivo que utilize cabos. Para isso, serão empregados celulares Android, por serem mais comuns ao público brasileiro e já estarem equipados com Bluetooth.

Aberta a todos os interessados, a oficina é coordenada pelo professor Eduardo Simões, do ICMC, e será ministrada pelo estudante Guilherme Bileki. Há 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas até a próxima terça-feira, 13 de junho, ou enquanto houver vagas por meio deste link: icmc.usp.br/e/6e94a. As atividades acontecerão na sala sala 1-004, no bloco 1 do ICMC. 

É necessário que o participante tenha apenas uma noção básica de programação. Para tirar o máximo proveito da oficina, recomenda-se que os participantes tragam: notebook com o software Android Studio instalado; cabo USB; celular com Android; e drivers do celular instalados (no caso do Windows, crie um app Hello World e tente executar no seu celular, veja como em icmc.usp.br/e/0fb85).

Mais informações
Link para inscrições: icmc.usp.br/e/c4b49
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: ccex@icmc.usp.br