quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ICMC participa do lançamento do Centro de Orientação para a Saúde do Viajante em São Carlos

Por: Rodrigo Peronti

Representando a diretoria do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, a Profa. Dra. Solange Rezende esteve presente na cerimônia de lançamento do Centro de Orientação para a Saúde do Viajante, realizada no dia 13 de fevereiro, no Paço Municipal. O novo centro fará emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) em São Carlos. Atualmente, apenas os aeroportos de Guarulhos e Campinas emitem o documento.

Segundo a profa. Solange, a implantação deste Centro irá facilitar a vida de estudantes e pesquisadores das universidades da região. "Hoje, existe o programa Ciência sem Fronteiras, criado pelo Governo Federal, tanto para alunos de graduação como de pós-graduação, que possibilita a inda e a vinda de novos estudantes e pesquisadores para outros países. E este Centro é mais um benefício que a cidade oferece".

Desta forma, as próprias instituições da cidade que mantém relações internacionais têm um diferencial a mais, o que conta para o desenvolvimento delas e para o fortalecimento destas relações. “O ICMC possui dois programas de pós-graduação de nível 6 pela CAPES e temos uma política de promover a internacionalização, o que significa que cada dia mais devemos incentivar atividades de intercâmbio, e iniciativas como a instalação deste centro em São Carlos ajudam para que esta meta seja cumprida”, afirma Solange.

Até então, o CIVP tinha que ser retirado em um dos postos da Anvisa, que ficam em aeroportos internacionais, sendo o mais próximo em Campinas. Isso fazia com que o viajante precisasse de um tempo para se dirigir a um desses postos e retirar o certificado, o que acabava atrapalhando uma viagem emergencial, por exemplo.

A partir de 1º de março, será possível retirar o CIVP em São Carlos, na sede da Vigilância Epidemiológica onde funcionará o Centro de Orientação para a Saúde do Viajante. Mas antes, para dar entrada na emissão do CIVP é necessário realizar o cadastramento no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br/viajantes). Vale ressaltar que o serviço de emissão do CIVP é totalmente gratuito.