sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Parceria entre ICMC e UFPB gera resultados e premiação

Por: Rodrigo Peronti

Tatianne Marinho
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, juntamente com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolve um projeto internacional que tem o objetivo de estudar aplicações das ferramentas estatísticas na análise de diversos problemas ambientais.

Este projeto deu origem ao trabalho Coleta e Análise de Dados de Conforto Acústico para Construção de Modelo Regressivo, da aluna Tatianne Barros Marinho, da UFPB, que foi premiada no XIX Encontro de Iniciação Científica da UFPB. Tal fato mostra o sucesso do programa no qual o ICMC está inserido.

“Esta atividade de pesquisa mostra a inserção do ICMC no contexto nacional, interagindo com outros programas e viabilizando a aplicação prática das técnicas e teorias desenvolvidas no Instituto, fazendo com que os frutos das nossas pesquisas sejam convertidos em benefício direto para a sociedade”, explica o professor Marinho Gomes de Andrade Filho, docente do ICMC e também um dos apoiadores do projeto.

Desta forma, o ICMC amplia suas fronteiras e gera oportunidades para os seus próprios alunos de interagir com trabalhos desenolvidos por outras universidades e instituições de pesquisa, sempre visando uma aplicação social com relevante contribuição para o campo das ciências.

A Diretoria do ICMC parabeniza a todos os envolvidos pelos resultados e contribuição com o campo de conhecimento.