quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sustentabilidade no ICMC


USP e ICMC promovem e participam de ações que visam à preservação do meio-ambiente e dos recursos naturais.

Por: Davi Marques Pastrelo


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove intensamente desde 2002 iniciativas voltadas a conscientização ambiental e para a redução de resíduos no meio ambiente. Essas ações ocorrem tanto em âmbito interno como em parceria com projetos desenvolvidos na USP e em outras instituições. Nesse contexto, destacam-se alguns programas:

- destinação de lixo eletrônico para reciclagem, através de parcerias com o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (CEDIR), da USP, e com o Projeto Reciclagem Tecnológica de São Carlos (Reciclatesc);

- coleta e reciclagem de lâmpadas fluorescentes, em parceria com a Coordenadoria do Campus USP de São Carlos. Esse material é armazenado em um contêiner especial e posteriormente enviado a uma empresa especializada para descontaminação de resíduos tóxicos ao meio ambiente e ao ser humano;

- manutenção de pontos de coleta de pilhas e baterias, que são encaminhadas ao Programa Papa-Pilhas, mantido pelo Banco Santander;

- confecção de sacolas ecológicas de lona com material de banners utilizados em eventos do ICMC.


USP Recicla

Além dessas iniciativas, o ICMC participa ativamente do Programa USP Recicla, coordenado pela Agência USP de Inovação. O Programa visa contribuir com a construção de uma sociedade sustentável através de ações voltadas à conservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e a formação de pessoas comprometidas com estes ideais. Dentre as ações promovidas pelo USP Recicla estão atividades educativas (encontros, palestras, oficinas, etc.), cursos de diversos formatos e públicos (especialização e difusão) e estímulo à comunidade USP a comportamentos ambientalmente adequados, em especial a minimização na geração de resíduos. Por iniciativa do programa, todos os copos descartáveis foram substituídos por canecas duráveis, gerando economia de recursos e deixando de depositar resíduos no meio ambiente.

Cada Unidade da USP possui um comitê interno para gestão do projeto. No ICMC, esse comitê está sob a coordenação da Profa. Dra. Sueli Mieko.


PURE e PURA

O Programa Permanente para o Uso Eficiente de Energia na USP existe desde 1997 e, desde então, implanta ações de economia de energia e conscientiza a comunidade universitária sobre a importância da eficiência energética e a necessidade de ser consciente sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Dentre outras ações, o PURE orienta a compra de equipamentos com "selo verde" (livres de mercúrio, chumbo e cádmio).


O Programa de Uso Racional da Água da USP surgiu em 1995, como resultado de vários trabalhos relacionados à conservação da água desenvolvidos no mundo no final da década de 80. O programa é um convênio entre a Escola Politécnica da USP, o Laboratório de Sistemas Prediais do Departamento de Construção Civil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).