quarta-feira, 20 de julho de 2011

Final da OBI 2011 é realizada no ICMC

Etapa final da XIII edição da competição promovida pela SBC foi disputada entre 11 a 15 de julho no ICMC.

Por: Davi Marques Pastrelo


As atividades da XIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), encerraram-se na semana passada com a realização de dois cursos de programação, no período de 11 a 15 de Julho, no ICMC – USP/São Carlos.

A competição é organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia.

Para a docente do ICMC, Sarita Mazzini Bruschi, a Olimpíada é uma competição que estimula os alunos a gostarem de programar e se desafiarem e, a partir disso, os incentiva a cursar a área de computação. No nível “Iniciação” os alunos resolvem diversos problemas de lógica. Já na categoria “Programação”, os alunos resolvem problemas programando nas linguagens de programação permitidas: JAVA, C, PASCAL e Python.

Os cursos realizados no ICMC foram para as categorias Iniciação (nível 1 e 2) e Programação (nível Júnior e 1). O curso para a categoria Programação nível 2 foi realizado na UNICAMP, conforme destaca a profa. Sarita. Esse curso serviu para selecionar quatro alunos que integrarão a equipe brasileira na Intenational Olympiad in Informatics (IOI), evento tradicional que conta com a participação de mais de 80 países, e que será realizado de 22 a 29 de Julho na Tailândia.

Segundo ela, dentre as atividades promovidas neste ano, houve visita ao Observatório Planetário da USP e ao Shopping da cidade de São Carlos. A cerimônia de premiação aconteceu dia 15 de Julho, às 19 horas, no auditório Luís Antônio Fávaro do ICMC, e contou com a presença de pais, professores das escolas de origem, professores dos cursos realizados no ICMC e dos monitores que acompanharam os alunos em todas as atividades desenvolvidas durante a semana em São Carlos.

De acordo com a profa. Sarita, a região Nordeste compareceu em bom número para as olimpíadas. “Tivemos representantes de Fortaleza - CE, Recife - PE, Natal – RN e Aracajú – SE, outros estados também enviaram representantes como Goiânia – GO, Passos – MG, Linhares – ES, além do estado de São Paulo representado por São Carlos, Bauru, Valinhos, Leme, São José dos Campos e São Paulo”.

Para o Professor Dr. Ricardo de Oliveira Anido, da UNICAMP, foi interessante realizar a premiação na USP de São Carlos, pois eles puderam conhecer o ambiente universitário, além da boa estrutura da cidade de São Carlos. Anido disse que os alunos estavam motivados no evento e espera que as olimpíadas continuem crescendo em número de participantes a cada ano.