quarta-feira, 27 de julho de 2011

Entrega do Prêmio Carlos Gutierrez para a melhor tese em Matemática

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) tem o prazer de anunciar o resultado da edição 2011 do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon, para a melhor Tese de Matemática defendida no ano de 2010.

Fábio Júlio Valentim
O vencedor foi Fábio Júlio Valentim, com o trabalho Scaling limits: d-dimensional models with conductances, velocity, reservatories and random environment, defendido no IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). A tese foi orientada pelo Prof. Dr. Claudio Landim.

Em sua tese, o pesquisador considera três modelos de processo de exclusão em dimensão d ≥ 1: Processo de Exclusão com Condutâncias, com Condutâncias em Ambiente Aleatório e com Bordos e Velocidades. Para o primeiro, é obtido o limite hidrodinâmico, no segundo o limite hidrodinâmico e as flutuações no equilíbrio, e no último prova-se o princípio dos grandes desvios.

Valentim nasceu no município de Conselheiro Pena, interior de Minas Gerais. Na adolescência foi para Vitória-ES, onde cursou o Ensino Médio no CEFETES, e graduou-se em  Matemática na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Titulou-se Mestre (2006) e Doutor (2010) em Matemática pelo IMPA, com período sanduíche no Courant Institute of Mathematical Sciences. Desde 2006, é professor adjunto no Departamento de  Matemática da UFES, campus de Vitória-ES.


Menções honrosas do ICMC


Outras duas teses receberam menção honrosa:

Operadores integrais positivos e espaços de Hilbert de reprodução, de José Claudinei Ferreira, sob a orientação de Valdir Antonio Menegatto.

    A tese é dedicada ao estudo das propriedades de operadores integrais positivos agindo no espaço de funções quadrado integráveis com respeito a uma medida estritamente positiva em um espaço topológico localmente compacto ou primeiro enumerável, enfatizando a análise de propriedades espectrais relacionadas com extensões do Teorema de Mercer e ao estudo dos espaços de Hilbert de reprodução relacionados. Como aplicação, José Claudinei Ferreira também estuda o decaimento dos autovalores destes operadores, em um contexto especial. O trabalho é finalizado com a análise de propriedades de suavidade das funções do espaço de Hilbert de reprodução, quando o espaço topológico é um subconjunto do espaço euclidiano usual e a medida é a medida de Lebesgue.

    Ferreira nasceu em São Sebastião do Maranhão, em Minas Gerais. Fez o curso de graduação em Licenciatura em Matemática na UNESP de Presidente Prudente, e mestrado e doutorado no ICMC-USP. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).

    Sobre teoremas de equilíbrio de Nash, de Thaís Fernanda Mendes Monis, sob a orientação de Carlos Biasi. 

    Thaís Monis
    Nesse trabalho, aplicando métodos da Topologia Algébrica, Thaís Monis obteve novas versões do teorema de equilíbrio de Nash.  Considerando um conceito de equilíbrio local para jogos não cooperativos, o chamado equilíbrio local fraco, ela demonstra sua existência quando os espaços de estratégia são variedades diferenciáveis e as funções payoff são continuamente diferenciáveis. Também demonstra  a ineficiência do equilíbrio local fraco no sentido de Pareto.

    Thaís Fernanda Mendes Monis nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. É formada bacharel em Matemática pela UNESP de Rio Claro. Realizou seu doutorado direto em Matemática no ICMC, sob a orientação de Carlos Biasi. Atualmente, é professora assistente doutora do Departamento de Matemática da UNESP de Rio Claro.


    A premiação

    Carlos Gutierrez
    Foto: George M. Bergman
    O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é uma iniciativa do ICMC que visa premiar a cada ano a melhor Tese de Doutorado em Matemática defendida no Brasil. É uma homenagem a Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), renomado pesquisador peruano que atuou no IMPA e no ICMC.

    A cerimônia de premiação deste ano será realizada no dia 12 de agosto, a partir das 14h, no Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro, no ICMC. Na ocasião, o vencedor do prêmio, Prof. Dr. Fábio Valentim, ministrará a palestra Comportamento hidrodinâmico de Sistema com Infinitas Partículas Interagentes, onde apresentará a linha de pesquisa e os problemas abordados em sua tese. 

    A Diretoria do ICMC parabeniza os laureados e agradece a participação de todos.