quinta-feira, 21 de março de 2019

Espetáculo teatral gratuito acontece na noite de 27 de março na USP São Carlos

Grupo teatral Fora do sériO apresenta “ferramentas da casa quebrada”, espetáculo que aborda temas atuais como a violência contra a mulher e a hipocrisia social



A partir da adaptação do conto “Kótin, o provedor, e Platonida”, do escritor russo Nikolai Leskov, nasceu o espetáculo ferramentas da casa quebrada, do grupo teatral Fora do sériO. O público poderá assistir à peça na próxima quarta-feira, 27 de março, às 19 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no saguão do auditório uma hora antes do início do evento. Na noite anterior, o grupo fará a apresentação no Teatro Municipal da cidade a partir das 20 horas. 

Após um ano em cartaz com sucesso de público, o espetáculo foi contemplado em um edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) Circulação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e será exibido em seis cidades durante o primeiro semestre de 2019. Segundo o grupo, a contundência da narrativa escrita no século XIX por Leskov ainda reverbera nos tempos atuais. Temas como violência contra a mulher e hipocrisia social são trazidos à tona no conto e no espetáculo, que não é recomendado para menores de 14 anos. 

“A arte e o teatro têm a função de agregar socialmente, para que as ideias sejam compartilhadas, experiências coletivas sejam vividas e as pessoas troquem reflexões sobre as questões atuais”, explica Miriam Fontana, atriz e produtora do espetáculo. Na segunda-feira, dia 25, Miriam realizará um encontro artístico com roda de conversa no Senac, às 19 horas. Os interessados podem comparecer no dia, local e hora marcados para participar gratuitamente e conhecer a linha de pesquisa adotada pelo grupo para a criação do espetáculo. 

Com direção de Jonas Golfeto, direção musical do maestro Sergio Alberto de Oliveira e tendo como figurinista Dino Bernardi, a peça conta com a desenvoltura de três atrizes: Isabela Graeff, Míriam Fontana e Renata Martelli. Elas se revezam como narradoras e como personagens, em um jogo teatral instigante aliado à expressão musical e corporal. 

Para que o projeto seja o mais democrático possível e esteja ao alcance de todos os públicos, o grupo oferece um vídeo com a contextualização do espetáculo na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que pode ser assistido antecipadamente por pessoas com deficiência auditiva, contextualizando-as para vivenciar a apresentação no dia do espetáculo. O vídeo pode ser solicitado por meio de contato nas redes sociais do grupo ou pelo link: http://bit.ly/emlibras



Fora do SériO – Fundado em 1988 na cidade de Campinas, o grupo está sediado em Ribeirão Preto desde 1991 e preza pela ousadia por meio da mescla de linguagens e a presença em espaços variados, tais como palco, teatro de arena, rua, ambientes alternativos, buscando a expressão e a comunicação contemporânea. 

O trabalho do Fora do SériO foi fortificado principalmente pelo estudo da commedia dell’arte – movimento teatral popular apoiado na força do ator, na utilização de máscaras teatrais, na improvisação e interação com o espectador, na presença da música executada ao vivo e na expressividade do corpo. Essas qualidades estão presentes até hoje nos espetáculos do grupo. 

Texto - Assessoria de comunicação do ICMC com informações da assessoria de imprensa Fonte Comunicação

Espetáculo teatral “ferramentas da casa quebrada” 
Página do evento no Facebook: www.facebook.com/events/396057577746419/
Quando: quarta-feira, 27 de março, às 19 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano 
Onde: no bloco 6 do ICMC, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos 
Endereço: avenida Trabalhador São Carlense, 400 
Mais informações: (16) 3373.9146