terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Exposição destaca os artigos científicos mais citados com autoria de pesquisadores do ICMC

Indicadores da Web of Science foram utilizados como critério para destacar o impacto internacional da produção científica do Instituto


Na terceira edição da exposição, oito artigos estão em destaque

Está de volta ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a exposição Highly Cited and Hot Papers: a produção científica do ICMC na Web of Science. Exposta na vitrine da Biblioteca Achille Bassi, no andar térreo, a mostra fica em cartaz até 18 de março. 

Em sua terceira edição, a exposição apresenta os artigos de autoria de pesquisadores que, atualmente, possuem vínculo ativo com o ICMC. A categoria hot papers lista os artigos que foram publicados nos últimos dois anos e que receberam citações suficientes para colocá-los como 0,1% dos principais artigos de seu campo acadêmico. Já a categoria highly cited papers abrange os artigos publicados nos últimos 10 anos e que receberam citações suficientes para colocá-los como 1% dos principais artigos em seu campo acadêmico, com base no limite dos mais citados em cada ano e área. 

Para fazer a seleção dos artigos, foi utilizado o Essential Science Indicators, uma ferramenta que analisa indicadores científicos a partir da base de dados internacional Web of Science. O objetivo da seleção é mostrar que os pesquisadores do ICMC produzem trabalhos que são referência nacional e internacional nos campos de pesquisa em que atuam. A exposição tem o apoio da Comissão de Biblioteca do ICMC e foi inspirada em uma iniciativa semelhante do Instituto de Física de São Carlos. 

Abaixo, é possível acessar a versão online dos artigos selecionados para a terceira edição da exposição: 

Mais informações 
Biblioteca Achille Bassi: (16) 3373.9634