sexta-feira, 15 de julho de 2016

Programa Universidade Aberta à Terceira Idade oferece atividades didáticas e culturais no ICMC

Idosos podem acompanhar aulas de disciplinas oferecidas pelo Instituto  


Se você tem 60 anos ou mais e deseja voltar à sala de aula para aprofundar seus conhecimentos sobre assuntos como geometria, cálculo, educação e computação, pode se inscrever em uma das dez disciplinas que serão oferecidas neste semestre pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As atividades fazem parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade

Para participar das disciplinas, que são ministradas regularmente aos alunos matriculados nos oito cursos de graduação do ICMC, os idosos devem se inscrever até o dia 29 de julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC. Para concorrer às vagas, é preciso ter, no mínimo, 60 anos e ensino médio completo. Os alunos que cumprirem as exigências da disciplina têm direito a um comprovante de participação emitido pela USP. 

Vale ressaltar que, nesse caso, não se tratam de aulas de informática em que os idosos aprenderão, por exemplo, a utilizar os recursos do computador, mas sim de disciplinas acadêmicas que permitem aprofundar os conhecimentos em uma área de seu interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os jovens. As aulas começam na primeira semana de agosto e o número de vagas é limitado. Confira, abaixo, as disciplinas disponíveis para inscrição:
  • Cálculo II
  • Elementos de Matemática
  • Tópicos de Matemática Elementar e Estatística I
  • Prática de ensino em Geometria e Desenho geométrico
  • Computadores, Sociedade e Ética profissional
  • Desenho Geométrico e Geometria descritiva
  • Álgebra Linear
  • Computadores e Sociedade
  • Seminários em Computação I 
  • Seminários em Computação I e III
Como parte do programa, o ICMC também vai oferecer uma nova edição do curso Práticas com Tablets e Celulares, no qual o participante aprende, por exemplo, a realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens, criar e gerenciar contatos, alarmes, diários, tirar fotos e fazer vídeos, enviar e-mails, brincar com jogos e até navegar nas redes sociais. No entanto, as vagas para este curso já se esgotaram e uma nova turma está prevista para o primeiro semestre de 2017.

Sobre o programa - A Universidade Aberta à Terceira Idade é uma iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior. Considerando-se toda a USP, há 4,5 mil vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da Universidade, além de atividades complementares, que englobam desde palestras até práticas esportivas e didático-culturais. Todas as informações sobre as atividades podem ser obtidas no catálogo, que está disponível para visualização ou download neste link. O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e é realizada pelo Núcleo de Direitos da USP.

texto: Henrique Fontes / foto: Reinaldo Mizutani (Assessoria de Comunicação do ICMC/USP)


Mais Informações
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Telefone: (16) 3373.9146