quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ICMC promove Workshop em Métodos de Aprendizado de Máquina para Visualização de Dados Massivos


Workshop em Métodos de Aprendizado de Máquina para Visualização de Dados Massivos acontecerá entre os dias 3 e 7 de dezembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. O principal objetivo do evento é proporcionar aos pesquisadores e alunos do Instituto um contato mais aprofundado nas áreas de visão computacional e aprendizado de máquina, tendo em vista a intensa atividade de pesquisa empregada nessas áreas e suas vastas aplicações na indústria atualmente.

O evento contará com minicursos e palestras dirigidos a membros da comunidade acadêmica e a profissionais das áreas relacionadas. Serão oferecidos três minicursos: Conceitos de aprendizado de máquina com aplicações em visão computacional, com Siome Goldenstein, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Usando aprendizado de máquina em animação e captura de movimentos, com Edilson de Aguiar, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES); e Tópicos sobre GPGPU em CUDA, ministrado por Paulo Pagliosa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Além disso, o workshop contará com duas palestras. No dia 4, Fabiano Petronetto, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), apresentará Parametrizações de superfícies triangulares. Já no dia 5, a palestra O problema de conversão de triangulações de superfícies em quadrilaterizações: uma abordagem baseada em emparelhamento em grafos será ministrada por Marcelo Siqueira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde também é possível acessar outras informações, como descrição das atividades, palestrantes e programação detalhada. São 50 vagas e a taxa de inscrição é de R$ 10,00.

O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).


Mais informações
Site do evento: www2.icmc.usp.br/~apneto/wmam2012/
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br