segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Evento no ICMC discute internacionalização e apresenta oportunidades de intercâmbio


Texto e foto: Fernanda Vilela


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promoveu na última quarta-feira (17) o 1º Evento sobre Internacionalização do ICMC. O encontro, voltado aos alunos de graduação, pós-graduação e professores, foi uma iniciativa da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do Instituto e ocorreu no Auditório Pau-Brasil.

O presidente da CRInt, Prof. Dr. Paulo Veiga, reforçou a importância da internacionalização, ressaltando que os programas de bolsas beneficiam tanto os alunos da graduação como da pós. “Só para se ter uma ideia, neste ano o ICMC chegou ao número de 60 alunos da graduação que foram agraciados com bolsas para estudar fora do país. Na pós-graduação nós temos vários alunos no exterior, e temos também alunos estrangeiros aqui”, disse. Veiga afirmou que o Instituto tem planos para facilitar o intercâmbio dos estudantes, reforçando o ensino do inglês. “Queremos fortalecer essa questão do ensino na língua inglesa já na graduação, e reforçá-la na pós”. 

A Profa. Dra. Renata Fortes, presidente da Comissão de Graduação, citou a importância da internacionalização durante a graduação. “Uma das características essenciais da USP é a mobilidade internacional. Logo no início os alunos ingressantes já têm a ideia de que a internacionalização acontece aqui. E é por isso que a graduação é um dos caminhos de entrada para a internacionalização”, explicou a docente.

A aluna de doutorado em Ciências de Computação Tatiane Nogueira contou sobre sua experiência internacional em duas oportunidades diferentes, em que pode desenvolver projetos na Espanha e no Canadá. “Foram duas ocasiões distintas, idiomas diferentes, mas o resultado foi o mesmo. O contato com outra instituição no exterior e a oportunidade de melhorar o meu inglês. No fim, acabei conseguindo aprender outros dois idiomas, pois eu precisava falar espanhol com os meus colegas, inglês com o professor e aprendi francês quando fui para o Canadá, pois fiquei em Quebec”, disse.

Nogueira ressaltou ainda a importância de ter um bom projeto antes de planejar a viagem para o exterior. “A internacionalização começa antes de ir. E ela continua, não só durante o período em que estamos lá. Começa antes porque precisamos montar um bom projeto, e é isso que determina se o estágio será bom ou não. Então você tem que estabelecer o contato, procurar um orientador que esteja de encontro com suas expectativas, porque não é só sair, é se preparar para sair”, concluiu a estudante.

Também participaram de uma mesa redonda no evento representantes da Campus France, agência francesa oficial de promoção do ensino superior, e do DAAD, serviço alemão de intercâmbio acadêmico, que falaram sobre as oportunidades de intercâmbio em seus países.

Mais informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Tel. (16) 3373-8163