terça-feira, 31 de julho de 2018

Teoria de singularidades: confira imagens dos eventos sediados no ICMC em julho

Evento reuniu os principais pesquisadores do mundo que atuam
na área de singularidades (foto: Reinaldo Mizutani)

Em julho, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi o palco de dois tradicionais eventos na área de teoria de singularidades. 

De 23 a 28 de julho, aconteceu o 15th Internacional Workshop on Real and Complex Singularities, que reuniu os principais pesquisadores do mundo que atuam no campo de teoria de singularidades, geometria e aplicações. Realizado a cada dois anos no ICMC, o evento aconteceu pela primeira vez em 1990 e neste ano reuniu cerca de 160 participantes. O workshop foi precedido pela School on Singularity Theory, que contou com quatro minicursos realizados entre os dias 15 e 21 de julho.

Durante o evento, foram homenageados os professores Marcelo Saia e Maria Aparecida Ruas, do ICMC, e Terence Gaffney, da Northeastern University em Boston, Estados Unidos. Tanto o workshop como a escola são eventos-satélite do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla oficial), que acontece no Rio de Janeiro, de 1º a 9 de agosto.


Confira o álbum de fotos no Flickr: www.icmc.usp.br/e/f3b75


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Tel. (16) 3373-9666 / comunica@icmc.usp.br

Inscrições para a Escola Avançada em Big Data Analysis têm desconto até 10 de agosto

Segunda edição do evento acontece de 2 a 6 de setembro no ICMC

Minicursos da primeira edição da Escola, em 2017, tiveram grande procura

Apresentar as mais avançadas e promissoras técnicas e ferramentas para análise de grandes volumes de dados. Este é o principal objetivo da segunda edição da Escola Avançada em Big Data Analysis, que acontecerá de 2 a 6 de setembro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento é composto por 10 minicursos, que serão apresentados por renomados pesquisadores do Brasil e do exterior.

A Escola é voltada para alunos de pós-graduação e profissionais graduados em computação, estatística, engenharias, economia e áreas afins. Alunos de graduação serão aceitos desde que estejam no último ano do curso. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do evento. Há um desconto na taxa para as inscrições realizadas até o dia 10 de agosto. 

"Tanto big data quanto deep learning se apresentam como duas grandes tendências que irão impactar e influenciar o futuro da ciência de dados. Por seu caráter multidisciplinar, acredita-se que esta escola proporcionará o desenvolvimento de importantes pesquisas abordando os temas envolvidos", afirma a professora Roseli Romero, coordenadora geral do evento.

Empresas e instituições que quiserem espaço para expor seus produtos e serviços devem entrar em contato pelo e-mail rafrance@icmc.usp.br.

Realização e apoio - A Escola é organizada pelo Departamento de Ciências da Computação do ICMC e conta com apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), do Centro de Robótica de São Carlos (CRob) e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.


Com informações da Assessoria de Comunicação CeMEAI


Mais informações
Site do evento: www.cemeai.icmc.usp.br/2EABDA/
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9622 / eventos@icmc.usp.br

Matemática aplicada e estatística: assista aulas junto com alunos do ICMC

Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC promove a iniciativa Aulas Abertas, que permite a qualquer interessado participar de algumas aulas de graduação e pós-graduação


Que tal sentir na pele como é ser um aluno da USP em São Carlos? Você pode passar por essa experiência por meio do programa Aulas Abertas, oferecido gratuitamente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística permite que qualquer cidadão assista a algumas aulas ministradas por professores do ICMC aos estudantes de graduação e de pós-graduação.

O objetivo do programa é promover a aproximação do ICMC com a comunidade, possibilitando que os participantes experimentem como é a vida acadêmica na USP e como são as aulas de um curso regular, além de promover a interação com os alunos matriculados nesses cursos. Nessas aulas, os professores fazem uma descrição geral das disciplinas e das técnicas a serem aprendidas, ressaltando sua importância para o curso e para a vida profissional dos alunos.

A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. Podem participar da iniciativa estudantes do ensino médio, vestibulandos, alunos de outras universidades, docentes, pesquisadores e toda a comunidade da região. Para assistir às aulas, que têm duração de 50 minutos cada, basta comparecer nos locais, dias e horários especificados, de acordo com as informações abaixo:


Texto: Assessoria de Comunicação ICMC/USP


Mais informações
Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC
Tel: (16) 3373.8121 / E-mail: sme@icmc.usp.br

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Oportunidade: inscrições para o PIBID são prorrogadas até 1º de agosto

Ainda restam 13 vagas para licenciandos em Matemática ou em Ciências Exatas

Encontro reúne bolsistas do PIBID em 2016 (foto: Denise Casatti)

Ainda dá tempo de se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes. Quem está cursando até o quarto período dos cursos de Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Ciências Exatas (núcleo geral ou habilitação em Matemática e/ou Física) na USP em São Carlos pode se inscrever em uma das 13 vagas remanescentes até o dia 1º de agosto. 

O valor da bolsa é de R$ 400,00 e, durante o período de sua vigência, o bolsista deverá dedicar-se, no mínimo, 32 horas mensais às atividades do programa. Conforme consta no edital, o processo de seleção dos candidatos será baseado em critérios classificatórios que envolvem análise de carta de motivação e entrevista. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível em icmc.usp.br/e/820fc e enviá-la para o e-mail 2018pibidsc@gmail.com.

Sobre o PIBID – O Programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. São concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.


Mais informações
Edital: icmc.usp.br/e/e5861
Ficha de inscrição: icmc.usp.br/e/820fc
E-mail: 2018@pibidsc@gmail.com
Telefone: (16) 3373.9153

ICMC oferece curso de arte para desenvolvimento de jogos

Inscrições devem ser realizadas até o dia 6 de agosto 


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o curso de animação 2D. O objetivo é apresentar conceitos, técnicas e ferramentas do desenvolvimento de arte digital para jogos, com foco em uma aplicação prática. 

O curso Técnicas de Animação usando Anima2D é gratuito, destinado a todos os interessados e acontecerá na quarta-feira, 8 de agosto, das 14 às 18 horas, no laboratório 6-303/304 do ICMC. Há 40 vagas disponíveis e os alunos devem se inscrever pelo Sistema Apolo, no seguinte link: icmc.usp.br/e/b4800. As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de agosto ou enquanto houver vagas.

Sob coordenação do professor Cláudio Toledo, a atividade é uma iniciativa do grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é voltado ao estudo e desenvolvimento de jogos digitais. Quem vai ministrar o curso são os alunos Arthur Souza e Gabriel Arantes, do ICMC, que atuam no FoG desde 2015. Arthur tem experiência no desenvolvimento de jogos empregando diversas ferramentas (Unity, Unreal Engine 4). Já Gabriel tem conhecimentos da área de jogos com ênfase no desenvolvimento da parte gráfica e possui experiência com diversas ferramentas de desenho (Krita, GIMP) e animação (Animação 2D).

O desenvolvimento de jogos eletrônicos vem galgando posição relevante tanto como segmento industrial, com significativa expressão econômica, quanto como área de atração de talentos para a área de computação. Confira, a seguir, o programa detalhado do curso:
  • Introdução à animação por ossos
  • Aplicação de animação por ossos em 2D 
  • Malhas bidimensionais (sprite mesh) 
  • Atribuição de pesos a ossos (binding) 
  • Animação de ossos 
  • Inversed-Kinematics (IKs) 
  • Finalização de uma animação (baking). 


Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Curso de Animação 2D
Inscrições: até 6 de agosto ou enquanto houver vagas, por meio do link:  icmc.usp.br/e/b4800
Quando: 8 de agosto, quarta-feira, das 14 às 18 horas 
Local: sala 6-303/304 no bloco 6 do ICMC. O endereço é avenida Trabalhador são-carlense, 400, na área I do campus da USP em São Carlos. 
Mais informações: (16) 3373.9146 ou ccex@icmc.usp.br

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Inscrições abertas para o Simpósio de Matemática para a Graduação

Evento acontece de 20 a 24 de agosto no ICMC; submissão de trabalhos pode ser realizada até a próxima quarta-feira, 1 de agosto



O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, promove o 21º Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM) de 20 a 24 de agosto. O evento tem como objetivo promover a formação global do aluno de graduação, despertando nele o interesse pela pesquisa através de discussões multidisciplinares e contatos com pesquisadores do Instituto e de outras instituições. A iniciativa possibilita também que os alunos apresentem seus projetos e conheçam trabalhos de outros alunos que realizam iniciação científica em diferentes áreas da matemática.

São convidados a participar do SiM alunos de graduação, professores e docentes do nível superior que tenham interesse em matemática. As inscrições podem ser feitas até dia 20 de agosto no site do evento e os valores da inscrição variam de R$ 15 a R$ 55. Já os que tiverem interesse em submeter trabalhos devem se inscrever até a próxima quarta-feira, dia 1 de agosto. Os resumos serão publicados em um livro eletrônico, com ISBN.

Programação – “A mesa-redonda de ex-alunos do ICMC é um ponto forte da programação, em que egressos de vários cursos de matemática fornecem depoimentos sobre suas carreiras profissionais, seus sucessos e os desafios enfrentados”, comenta uma das coordenadoras do evento, a professora Edna Zuffi. Além disso, ela explica que a novidade desta edição é um bate-papo sobre possibilidades profissionais com o Banco Safra e também uma palestra com tour guiado até o Laboratório de Ensino de Matemática do ICMC. A programação completa estará disponível no site do evento a partir do dia 13 de agosto.

O SiM é promovido conjuntamente pelos Departamentos de Matemática (SMA) e de Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC. O evento, que faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão, também foca na divulgação da área de matemática no Brasil, especificamente, na região central do Estado de São Paulo.

Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Site do evento: http://sim.icmc.usp.br/sim2018/
Telefones: (16) 3373-9703 e 3373-6601
E-mail: sim@icmc.usp.br

ICMC oferece capacitação para alunos da USP contribuírem com curso voltado a idosos


Atividade ocorrerá na próxima quarta-feira, 1 de agosto, das 14 às 18 horas; inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até dia 30 de julho

Capacitação propiciará que alunos ajudem os idosos em sala de aula

 Quer se tornar monitor ou professor em um curso que ensina idosos a usarem dispositivos móveis? Então, basta se inscrever na atividade que ocorrerá na próxima quarta-feira, 1 de agosto, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, das 14 às 18 horas. É quando ocorrerá a Capacitação para docência e monitoria em curso de letramento digital para idosos, destinada a alunos da USP de graduação e de pós-graduação interessados em atuar como docentes ou monitores no curso Práticas com Tablets e Smartphones para idosos.

Oferecido semestralmente no ICMC desde 2015, o curso para idosos recebe, a cada semestre, um maior contingente de interessados. A fim de que seja oferecida atenção individualizada aos idosos e o curso mantenha sua qualidade, é necessário capacitar um maior número de professores e monitores para atuarem em sala de aula. Além disso, desde o segundo semestre de 2017, um sistema computacional denominado ESPIM é usado como uma espécie de ajudante digital no curso, proporcionando o monitoramento da realização de atividades de reforço de conteúdo em casa e estimulando o engajamento no uso dos dispositivos fora da sala de aula. Esse é mais um motivo que motivou a realização da capacitação.

Coordenada pela professora Maria da Graça Pimentel, a atividade será ministrada pelas pós-doutorandas Isabela Zaine e Kamila Rodrigues, ambas do ICMC. Elas participaram da criação e do desenvolvimento do sistema ESPIM desde o início e também têm atuado como professoras nas aulas para os idosos. Durante a capacitação, as pós-doutorandas apresentarão os objetivos práticos do curso para a população idosa; discutirão as especificidades relacionadas à aprendizagem do uso de tecnologias por idosos (por exemplo: ritmo de aprendizagem, principais dificuldades e resistências; mostrarão as estratégias de ensino utilizadas e promoverão o treinamento com o sistema ESPIM.

São oferecidas 25 vagas e as inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, dia 30, pelo sistema Apolo da USP, por meio deste link: icmc.usp.br/e/f0937. A capacitação ocorrerá na sala 3-012, no bloco 3 do ICMC.

Texto - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146

segunda-feira, 23 de julho de 2018

USP cria novo curso para formar especialistas em computação aplicada à educação

As inscrições já estão abertas e as disciplinas serão oferecidas na modalidade ensino a distância; alunos só precisarão comparecer a dois encontros presenciais, no início e no fim do curso

Novidade atende demanda por formação de especialistas na área de tecnologias educacionais

Propiciar um contato direto com diferentes tecnologias computacionais que têm potencial para revolucionar a educação brasileira. Esse é o principal objetivo do primeiro curso de pós-graduação a distância lançado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos: uma especialização em computação aplicada à educação. Qualquer pessoa com formação universitária pode se inscrever na iniciativa, já que não é necessário possuir conhecimento prévio na área de computação e programação. 

Durante os 23 meses do curso, os participantes conhecerão as técnicas, práticas e ferramentas mais avançadas na área de computação que dão apoio aos processos de ensino e aprendizagem. Entre os tópicos que serão abordados estão, por exemplo, métodos motivacionais que podem ser utilizados no ambiente computacional para reduzir a evasão de alunos e técnicas da computação que permitem personalizar a aprendizagem, de acordo com as necessidades dos estudantes e dos professores. Além disso, serão apresentadas tecnologias abertas, colaborativas e de imersão – tais como as que já são utilizadas em jogos e as que possibilitam criar realidade aumentada ou virtual –, e também técnicas e ferramentas baseadas em inteligência artificial. 

“Todas essas tecnologias têm potencial para mudar radicalmente a interação do estudante com o ambiente educacional, aumentando a interação com o conteúdo que é ensinado. Consequentemente, é possível aprimorar a qualidade do ensino bem como os resultados de aprendizagem em todos os âmbitos, quer seja no ensino fundamental, médio ou superior”, explica o professor Seiji Isotani, do ICMC, coordenador do novo curso. 

O professor ressalta que o campo de trabalho e pesquisa na área de computação aplicada à educação tem crescido fortemente no Brasil e no mundo. Segundo o The Boston Consulting Group, só em 2015 foram mais de 4,5 bilhões de dólares investidos em tecnologias educacionais apenas no setor privado. Atualmente, centenas de startups (empresas de base tecnológica) com foco em desenvolvimento de tecnologia atuam nesse setor e grandes empresas também estão investindo a fim de propor, desenvolver e aplicar tecnologias computacionais para apoiar as atividades de ensino e aprendizagem. “O próprio Ministério da Educação tem atuado fortemente para criar políticas públicas que fomentem o desenvolvimento e uso adequado das tecnologias, principalmente na educação básica. Cito como exemplo o edital do Guia de Tecnologias e a Plataforma Integrada MEC de Recursos Educacionais Digitais”, completa Isotani. 

Seiji Isotani é o coordenador do novo curso oferecido pelo ICMC

Como participar – Para se inscrever na especialização, basta realizar o cadastro no sistema online de inscrição disponível no site do curso até dia 30 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 150. Serão selecionados, no máximo, 300 candidatos de todo o Brasil. O processo seletivo consistirá na análise dos documentos enviados durante a inscrição e o resultado final será informado via e-mail. Após a divulgação do resultado, o candidato aprovado deverá manifestar interesse na vaga, também via e-mail, e efetuar o pagamento da taxa de matrícula (R$ 390) em até sete dias. O valor da taxa é idêntico ao da mensalidade do curso, que totaliza 23 parcelas de R$ 390. 

Serão oferecidas, ainda, algumas bolsas de estudos para os alunos matriculados, os quais terão isenção total no pagamento da matrícula e das mensalidades. A seleção dos bolsistas também será realizada por meio da análise dos documentos enviados na inscrição. Haverá prioridade para a concessão de bolsas a professores, gestores e funcionários de rede pública que trabalham no ensino fundamental e médio (veja os demais critérios de seleção no site). 

Todas as informações referentes ao acesso ao ambiente online de aprendizagem e também em relação ao primeiro encontro presencial serão enviadas aos selecionados logo após a confirmação da matrícula. As aulas no ambiente online começarão dia 15 de outubro e o primeiro encontro presencial já está agendado: acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro no ICMC, no campus da USP, em São Carlos. Conhecida como a capital da tecnologia, São Carlos está localizada no centro do Estado de São Paulo, a apenas 244 quilômetros da capital paulista, 146 quilômetros de Campinas e 101 de Ribeirão Preto. 

Ambiente diferenciado – O ambiente de ensino a distância em que a especialização será oferecida está em total sintonia com a proposta da iniciativa. Personalizado, o ambiente oferecerá uma ampla gama de atividades, tais como vídeo-aulas, atividades de leitura, avaliação pelos pares, trabalhos em grupo, discussões em fóruns, webinários, escrita de resenhas, criação de conteúdos educacionais, desenvolvimento de projetos e provas. 

Os títulos de algumas das disciplinas que serão oferecidas dão pistas sobre o conteúdo que será abordado em cada uma: “Gamificação da aprendizagem”; “Inteligência artificial na educação”; “A revolução das tecnologias da computação e o potencial de aplicação na educação”. Além do professor Seiji Isotani e da professora Ellen Francine, ambos do ICMC, o corpo docente do curso é multidisciplinar e agrega profissionais qualificados, todos com doutorado, que atuam em diferentes centros de pesquisa e ensino como a Escola Politécnica da USP, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Alagoas, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

A especialização conta, ainda, com o apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e da Fundação de Apoio à Física e à Química (FAFQ). 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

Mais informações
Telefone: (16) 3373-9146 
E-mail: especializacao@icmc.usp.br 

Contato para esta pauta 
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666 
E-mail: comunica@icmc.usp.br

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Inscrições abertas para a Semana de Computação do ICMC

Evento será realizado de 10 a 17 de agosto


Estão abertas as inscrições para a 21ª Semana de Computação (Semcomp21) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento tem o objetivo de complementar a formação do aluno da área de computação, oferecendo contato com diversos temas atuais que nem sempre são abordados durante a graduação por meio de palestras, minicursos e atividades culturais. As atividades acontecem no ICMC de 10 a 17 de agosto e a expectativa é  que participem em torno de 700 estudantes.

Todas as atividades são abertas ao público e para participar basta fazer a inscrição gratuitamente até o dia 10 de agosto, pelo site semcomp.icmc.usp.br. Quem deseja participar dos minicursos precisa pagar uma taxa de R$ 45, que dá direito a fazer dois deles. O participante também pode adquirir o plano que dá acesso a todos os coffe-breaks do evento, por R$ 65. Até o dia 31, as inscrições terão um desconto de R$5.

Programação - O evento terá início com a GameJam, uma maratona de desenvolvimento de jogos onde os participantes devem criar, dentro de um curto período de tempo, um jogo completo a partir de um tema proposto. Junto com a Game Jam ocorre pela primeira vez o Inovathon, maratona com a temática de empreendedorismo. Além dos 25 minicursos e das 13 palestras que acontecerão na edição deste ano, a SemComp promoverá a tradicional Feira de Recrutamento, que permite aos participantes um contato direto com empresas da área de TI, aproximando-os do mercado de trabalho.

Um das atividades em destaque é a Acadêmica, que ocorrerá na quinta de manhã e cujo objetivo é apresentar o mundo da pós-graduação aos graduandos. Após uma palestra sobre o tema, os participantes terão contato com os laboratórios de pesquisa do ICMC, que demonstrarão alguns de seus projetos. 

O evento ainda inclui em sua programação atividades de caráter cultural, como um sarau e uma feira do livro. Outra atividade desta edição é a Gamenight, que reúne os participantes em amistosos e competições de jogos com direito a prêmios, e com um luau para integração dos estudantes. 

Realização - A Semcomp é promovida anualmente por alunos do ICMC em parceria com os grupos PET Computação e Fellowship of the Game (FoG). O evento é uma atividade obrigatória para os alunos dos cursos de Ciências de Computação e Sistemas de Informação do ICMC, cujas aulas ficam suspensas durante sua realização. Os estudantes devem participar de pelo menos 70% das atividades gratuitas para obterem presença nas disciplinas.

Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC



Mais informações:
Site do evento: semcomp.icmc.usp.br
Tel. (16) 3373-9703 / 3373-6601

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Projeto do ICMC leva o universo da computação para alunos do ensino fundamental em escolas públicas

Objetivo do projeto é estimular o raciocínio lógico e facilitar o aprendizado na área de exatas


Ensinar conceitos básicos de programação por meio de brincadeiras e dinâmicas para alunos do ensino fundamental de escolas públicas periféricas. Esse é o principal objetivo do projeto CodifiKIDS, uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O CodifiKIDS é um curso é presencial oferecido gratuitamente por estudantes de graduação e pós-graduação do ICMC em escolas públicas. O projeto teve início em agosto de 2017 e, desde então, duas turmas do terceiro ano do ensino fundamental já concluíram o treinamento. O curso é uma extensão do projeto Codifique, um cursinho de computação para alunos do ensino médio que querem entrar na universidade. E para dar continuidade ao projeto, as inscrições estão abertas para outras unidades públicas de ensino de São Carlos que tenham interesse. 

Para participar, é necessário que a escola ofereça um laboratório de informática com computadores em bom estado e em quantidade suficiente para cada aluno ter o seu. As escolas interessadas devem se inscrever até o dia 30 de julho por meio deste link: icmc.usp.br/e/78690. As vagas são limitadas e escolas em áreas periféricas de São Carlos terão prioridade.

Começando cedo - Gabriel Baltazar, aluno do ICMC e um dos coordenadores do projeto, fala da importância de ensinar computação para as crianças: “Aprender programação de computadores ainda na infância ajuda a estimular o raciocínio lógico e facilita o aprendizado, sobretudo na área de exatas”. Para ele, é importante mostrar às crianças que existem essas profissões, para que eles possam ter a oportunidade de conhecer o trabalho do cientista da computação e quem sabe até desenvolver essa carreira no futuro.

Aplicar conhecimento teórico de informática e ainda manter a concentração das crianças é um desafio que qualquer professor enfrenta. Para isso, Gabriel explica como foi transformar o vocabulário acadêmico em uma linguagem acessível e atrativa para as crianças: “Além de ensinar os conceitos passo a passo, nós tínhamos que fazer com que eles ficassem interessados no conteúdo. Por isso, nós criamos alguns exemplos dinâmicos, por exemplo, fazendo uma criança ensinar às outras como fazer um sanduíche. Dessa maneira, a gente podia explicar que as instruções dessa criança eram como os algoritmos”.

George Tamanaka, também coordenador do projeto, ressalta porque as escolas da periferia são prioridade do CodifiKIDS: "Não é só pela distância geográfica que devemos aproximar essas crianças da universidade, mas também pela distância social em que elas vivem. Existe uma desigualdade muito grande entre o que é produzido na universidade e o que é absorvido na sociedade. A gente vê que não há diálogo entre as instituições e a comunidade". 

Colhendo resultados - Em 13 de junho aconteceu o último dia de aula na Escola Municipal de Educação Básica Professora Dalila Galli, localizada no Jardim Jockey Club, em São Carlos. Nesse dia, também aconteceu a formatura da turma, com entrega de certificados.

Turma da Escola Municipal de Educação Básica Professora Dalila Galli, 
no último dia do curso

George conta que a desigualdade social era uma dificuldade que teve de ser enfrentada: "Alguns estudantes já tinham alguma familiaridade com um computador, outros nunca tiveram contato. Então, ensinar para uma sala em que as pessoas estão em vários níveis de aprendizado é muito difícil, pois exige um acompanhamento individual. Mas apesar de tudo isso, conseguimos superar essas barreiras e o resultado desse trabalho foi um sucesso".

E quando a última aula do curso chegava ao fim, Sheila Carreire, de 11 anos, se destacava pela habilidade com o conteúdo. E não só isso, ela ainda ajudava seus colegas que estavam com dificuldades. "As aulas sempre eram muito divertidas e participativas e, por isso, eu consegui aprender bastante. Foi muito legal quando ele nos ensinaram a criar um jogo. Queria que sempre tivesse aula no laboratório", ela conta.

Texto/fotos: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


Mais informações:
Inscrições até 30 de julho
Link de inscrição: icmc.usp.br/e/78690

Assessoria de Comunicação do ICMC-USP
Tel. (16) 3373-9666 / comunica@icmc.usp.br

terça-feira, 17 de julho de 2018

Concurso para Livre-Docente no ICMC já está com inscrições abertas

Inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho


Estão abertas até o dia 31 de julho as inscrições para o concurso destinado à obtenção do título de Livre-Docente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O edital contempla os seguintes departamentos e áreas do conhecimento: 
  • Departamentos de Matemática: Análise; Álgebra Comutativa e Geometria Algébrica; Topologia e Singularidades.
  • Departamento de Ciências de Computação: Ciências de Computação.
  • Departamento de Matemática Aplicada e Estatística: Estatística e Probabilidade.
  • Departamento de Sistemas de Computação: Sistemas de Computação.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC, situada à Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, no campus da USP em São Carlos. 

Para obter mais informações, consulte o edital completo disponível em www.icmc.usp.br/e/6c48a.


Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações:
Assistência Acadêmica do ICMC
E-mail: sacadem@icmc.usp.br

Matemática, arte e tecnologia: ICMC promove mostra de divulgação científica

Objetivo é apresentar os conceitos relacionados aos números complexos a fim de despertar a curiosidade sobre ciência


Apresentar números complexos, suas funções e possíveis aplicações nas ciências exatas em um novo contexto. Esse é o principal objetivo da mostra de divulgação científica Matemática, Arte e Tecnologia, produzida por dois professores da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, Emília Marques e Aguinaldo de Souza. A mostra está exposta no corredor térreo do bloco 3 do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos até o dia 23 de julho. Após essa data, as obras ficarão na Biblioteca do ICMC, onde permanecerão até final de agosto. 

A exposição é composta de uma coletânea de 23 quadros, além de um texto sobre a arte do futuro. Os produtores da obra comentam o enfoque diferenciado do projeto: “A importância de apresentar os conceitos relacionados aos números complexos numa abordagem de exposição artística é uma maneira de despertar a curiosidade sobre conhecimento científico. Buscamos também o entrelaçamento de saberes entre matemática, arte e ciências, de maneira que possamos proporcionar uma melhor qualidade na compreensão dos conceitos envolvidos e a possibilidade de visualização das aplicações dos números complexos em diversas aplicações no nosso cotidiano”, explicam. 

Os quadros são produzidos por meio do software F(C): Funções Complexas, desenvolvido em 2003 por um ex-aluno da Licenciatura em Matemática de Bauru. O software possibilita ao usuário a produção de imagens a partir de funções complexas elementares através da alteração de parâmetros. Esse programa é gratuito e está disponível em icmc.usp.br/e/cb047.

A exposição conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do ICMC e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), sediado no Instituto.

Texto: Talissa Fávero / Foto: Neylor Fabiano - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


Mais informações
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Tel. (16) 3373-9146 / ccex@icmc.usp.br

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Oportunidade: inscrições estão abertas para participar do Grupo de Alunas nas Ciências Exatas

Objetivo do grupo é desenvolver atividades na área de tecnologia para o público feminino 

Technovation HackDay, um dos eventos realizados
pelo grupo GRACE (foto: Denise Casatti)

Desenvolver atividades de extensão na área de tecnologia e ciências exatas voltadas para o público feminino. Esse é o principal objetivo do Grupo de Alunas nas Ciências Exatas, o GRACE, recém criado grupo de extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso podem fazer parte do grupo que pretende “mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuarem na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino”, diz Kalinka Castelo Branco, coordenadora do projeto. 

Segundo ela, atividades relacionadas à tecnologia mostram que as meninas têm condições de participarem desse mundo e que existem várias mulheres nessa área que podem, inclusive, ajudá-las a ingressarem no universo das ciências exatas. 

Para participar, basta fazer a inscrição no seguinte link até o dia 30 de julho: icmc.usp.br/e/7cbe4. Após essa data, as inscrições serão analisadas e os selecionados serão convidados para um bate-papo com os organizadores do grupo a fim de conhecer o projeto. 

Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373. 9666

Vem pro ICMC: conheça os cursos do Instituto nas feiras de profissões da USP

As edições da Feira USP e as Profissões acontecerão em agosto, em São Paulo e Bauru

Estudantes tiram dúvidas no estande do ICMC na edição de 2017
da Feira USP e as Profissões, na capital (foto: Neylor Fabiano)

Estudantes de ensino médio e vestibulandos terão oportunidade de conhecer os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É que, em agosto, ocorrem as duas edições anuais da Feira USP e as Profissões - uma na capital e a outra no interior do Estado.

De 16 a 18 de agosto, São Paulo recebe a 12ª edição da Feira USP e as Profissões Capital. A iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP acontece no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) e é totalmente gratuita, mas, para controle de fluxo, é sugerido que os interessados façam inscrição prévia neste site. A expectativa é de que 80 mil pessoas participem do evento ao longo dos três dias.

Já em Bauru, nos dias 30 e 31 de agosto, os estudante terão uma rara oportunidade de encontrar reunidos os 67 cursos oferecidos por seis campi da USP localizados no interior do Estado. É isto que irá proporcionar a 16ª Feira USP e as Profissões 2018 Interior, que será realizada no Recinto Mello Moraes. A entrada é franca, mas também é preciso inscrição prévia por meio deste site. Integram a feira os cursos de graduação oferecidos pelos campi da USP de Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e Bauru.

As feiras reúnem unidades de ensino e pesquisa da USP, distribuídos em estandes com alunos, professores e funcionários da Universidade. Eles atuam como monitores e esclarecem as dúvidas sobre os cursos oferecidos e as diferenças entre eles, as carreiras e profissões, a formação acadêmica, a grade de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações. Outras informações, tais como formas de ingresso, permanência estudantil e mercado de trabalho estarão disponíveis aos visitantes. No estande do ICMC, os participantes poderão interagir com robôs, jogos eletrônicos e objetos matemáticos.

A feira também é uma oportunidade para que os jovens obtenham informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação etc.) e o mercado de trabalho. Além dos estandes e da orientação vocacional, o evento oferece atividades interativas, culturais e palestras. Para alimentação, haverá uma estrutura de food trucks.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PRCEU
e da Assessoria de Comunicação da PUSP-B


Mais informações:

12ª Feira USP e as Profissões - Edição Capital
Quando: 16, 17 e 18 de agosto de 2018, das 9h às 17h
Onde: Parque de Ciência e Tecnologia da USP (Parque CienTec) - Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico de São Paulo)
Dúvidas e informações: (11) 3091-3511 / 3091-3348 / 3091-3513

16ª Feira USP e as Profissões - Edição Interior
Quando: 30 e 31 de agosto de 2018, das 9h às 17h
Onde: Recinto Mello Moraes - Av. Comendador José da Silva Martha, 5868 – Jardim Ouro Verde,  Bauru – SP (vias de acesso: pela Rua Moisés Fidélis da Motta ou Av. Comendador José da Silva Martha)
Dúvidas e informações: (14) 3235-8437 ou pelo e-mail feiraprofissoes@usp.br

sexta-feira, 13 de julho de 2018

ICMC abre concurso para Professor Titular nas áreas de sistemas de computação, matemática aplicada e estatística

Inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de janeiro de 2019



Estão abertas as inscrições para dois concursos que oferecem vagas de Professor Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O salário é de R$ 16.100,43. 

Uma das vagas é no Departamento de Matemática Aplicada e Estatística e outras duas no Departamento de Sistemas de Computação. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente via internet até às 17 horas do dia 8 de janeiro de 2019 por meio deste link: uspdigital.usp.br/gr/admissao

Para obter mais detalhes sobre prazos, provas e documentações, acesse os editais nos links a seguir: icmc.usp.br/e/a1422 (área de matemática aplicada e estatística) e icmc.usp.br/e/822d1 (área de sistemas de computação). 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


Mais informações:
Inscrições: De 13/07/2018 a 08/01/2019 pelo site uspdigital.usp.br/gr/admissao
Edital ATAc/ICMC/SME-USP nº 043/2018 (Matemática Aplicada e Estatística): icmc.usp.br/e/a1422
Edital ATAc/ICMC/SSC-USP nº 042/2018 (Sistemas de Computação): icmc.usp.br/e/822d1

Tel.: (16) 3373-8163

ICMC recebe inscrições para curso que ensina idosos a utilizar smartphones e tablets

Atividade gratuita oferecida na USP em São Carlos tem como objetivo familiarizar os idosos com o uso dos dispositivos móveis


Monitores ajudam os idosos durante as aulas (foto: Henrique Fontes)



Os idosos que têm vontade de compreender melhor o mundo dos dispositivos móveis podem se inscrever em um curso gratuito oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A atividade Práticas com Tablets e Celulares tem como objetivo familiarizar os idosos com seus próprios dispositivos, apresentando desde conceitos básicos até aplicativos que podem ser úteis no dia a dia.

No curso, o participante aprende, por exemplo, a realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens, criar e gerenciar contatos, alarmes, diários, tirar fotos e fazer vídeos, enviar e-mails, brincar com jogos e até navegar nas redes sociais. Esse primeiro módulo do curso é de conhecimento básico e tem duas turmas com 15 vagas cada. Já o módulo avançado tem apenas uma turma com 15 vagas.

Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos e trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e com sistema operacional Android. As aulas acontecem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, com início no dia 1º de agosto e término em 28 de novembro.

As inscrições serão realizadas presencialmente no dia 23 de julho e as vagas são limitadas. Os interessados devem trazer RG, CPF e o celular ou tablet na Seção de Apoio Acadêmico, sala 3001, do ICMC. O horário de atendimento da seção é das 9 às 12h e das 14 às 16h e as senhas começam a serem distribuídas a partir das 8h. 

Neste ano, no momento de inscrição, os idosos farão uma avaliação para saber qual módulo é mais adequado para cada indivíduo. Por isso, é importante ressaltar que não é mais possível fazer a inscrição de outra pessoa. 

Ensino e pesquisaAs atividades são coordenadas pelas professoras Maria da Graça Pimentel e Renata Pontin, do ICMC, que desenvolvem pesquisas na área de integração usuário-computador. “Estamos buscando entender como os idosos interagem com essas aplicações e a melhor maneira de fazer isso é estar junto com eles nesse curso”, explica Maria da Graça. 

É nas atividades em sala de aula que as professoras identificam quais são as necessidades desse público e, a partir daí, podem propor técnicas e alternativas para as ferramentas que serão construídas no futuro. Maria da Graça diz, ainda, que o curso permite a ampliação do leque de problemas a serem resolvidos nos estudos realizados pelo Laboratório de Intermídia do Instituto, do qual faz parte: “Estamos levantando as dificuldades tanto do ponto de vista da coordenação motora quanto das atividades realizadas pelo idoso no seu dia a dia. Vamos atacar essas dificuldades com as nossas pesquisas". 

Outro aspecto que favorece o desenvolvimento de novos estudos é a variedade de dispositivos que os alunos trazem para a sala de aula. Isso torna as práticas em sala de aula mais desafiadoras e, para garantir que haja um atendimento personalizado, diversos estudantes de graduação e pós-graduação atuam como monitores, contribuindo para que o processo de aprendizado dos idosos seja um sucesso. 
Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 


Mais informações
Serviço de Apoio Acadêmico
Telefone (16) 3373-9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br

quinta-feira, 12 de julho de 2018

ICMC abre inscrições para workshop sobre controle do Aedes aegypti

Inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 3 de agosto


De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro até o início de junho deste ano, mais de 73 mil pessoas foram diagnosticadas com dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Isso significa que, a cada 100 mil habitantes, 77,6 pessoas possuem a doença. Além das estatísticas assustadoras, o mosquito ainda é culpado por transmitir a zika, o chikungunya e a febre amarela. Por isso, o Aedes tornou-se evidência tanto nos meios de comunicação como nas pesquisas de diversas áreas científicas, incluindo a computação. 

E para discutir sobre o controle desse mosquito, pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP em São Carlos, promoverão Workshop sobre biologia e controle do Aedes aegypti: pesquisa e prática. O evento será realizado no dia 10 de agosto, das 8 às 18 horas, no auditório Luiz Antonio Favaro, no ICMC.

O workshop é destinado para todas as pessoas e instituições que têm interesse no tema. Os interessados devem fazer as inscrições, gratuitamente, até o dia 3 de agosto, por meio do seguinte link: www.icmc.usp.br/e/7d555.

Segundo Juliano Corbi, um dos organizadores do evento e professor da EESC, o principal objetivo é unir conhecimentos de diversas áreas numa forma de tentar entender as demandas do público que trabalha diretamente no combate ao mosquito e, ao mesmo tempo, validar as pesquisas acadêmicas relacionadas a esse assunto.

“Tem muitos pesquisadores na universidade trabalhando e pesquisando sobre o Aedes e, ao mesmo tempo, muita gente em campo fazendo o controle desse mosquito, como é o caso da Vigilância Epidemiológica, por exemplo. Apesar disso, nós sentimos que a teoria e a prática não estão ‘conversando’. Dessa maneira, nosso objetivo é criar um evento que seja possível dialogar com esses grupos a fim de unir conhecimentos”, afirma o professor Gustavo Batista, docente do ICMC e também um dos organizadores do evento. Além disso, ele explica que é muito importante ter pesquisas relacionadas ao controle do mosquito, para que se entenda como suprimir a população deles e até como agir antes de uma epidemia a fim de evitar surtos como o da Zika, em 2015.

O destaque da programação do evento é a palestra sobre a armadilha inteligente que é capaz de identificar quantos e quais mosquitos estão em determinada área por meio do reconhecimento automático das espécies, sobretudo os mosquitos do gênero Aedes. Outro destaque é a palestra da Margareth Capurro, em que ela contará sua experiência com a Oxitec, empresa que desenvolve mosquitos geneticamente modificados, conhecidos como “Aedes do Bem”.


Texto: Talissa Fávero - Assessoria do ICMC/USP


Mais informações: 

Site do evento: www.icmc.usp.br/e/7d555

Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622

quarta-feira, 11 de julho de 2018

PIBID oferece bolsas para alunos e professores

Os interessados devem se inscrever até o dia 23 de julho 

Participantes do PIBID se reúnem no ICMC, em 2016 (foto: Denise Casatti)

Quem está cursando Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Ciências Exatas (núcleo geral ou habilitação em Matemática e/ou Física) na USP em São Carlos pode se inscrever no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Capes. A novidade deste ano é que professores das escolas habilitadas também podem participar do processo seletivo como professores supervisores.

Para os discentes, o valor da bolsa é de R$ 400,00 e, durante o período de sua vigência, o bolsista deverá dedicar-se, no mínimo, 32 horas mensais às atividades do programa. O processo de seleção dos candidatos será baseado em critérios classificatórios que envolvem análise de carta de motivação e entrevista. 

Para concorrer à vaga de professor supervisor, é necessário possuir licenciatura em Matemática ou em Física e ter experiência de no mínimo dois anos no magistério na educação básica. A seleção vale apenas para professores das seguintes escolas estaduais de São Carlos: Doutor Álvaro Guião, Professora Attília Prado Margarido e Professor Sebastião de Oliveira Rocha. O valor da bolsa é de R$ 765,00 e o processo de seleção será baseado em análise do currículo, análise da produção textual a respeito da motivação para participar do PIBID e entrevista com a comissão de seleção. 

Em ambos os processos seletivos, as inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 23 de julho. Após essa etapa, o horário que cada candidato deverá comparecer para participar do processo será divulgado em 24 de julho. Já a divulgação dos selecionados acontecerá no dia 9 de agosto. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível nos links no rodapé desta página e enviá-la para o e-mail 2018pibidsc@gmail.com.

Sobre o  PIBID - O Programa é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. São concedidas bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. 

Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação ICMC/USP 

Mais informações 

Discentes
- Edital: icmc.usp.br/e/e5861 
- Ficha de inscrição: icmc.usp.br/e/820fc 

Professores:
Edital: icmc.usp.br/e/86172 
- Ficha de inscrição: icmc.usp.br/e/bacf8 

Telefone: (16) 3373.9153

sexta-feira, 6 de julho de 2018

USP oferece curso de robótica com a ferramenta Arduino: inscrições abertas para professores

Atividades serão realizadas no campus da Universidade em São Carlos, aos sábados, de 21 de julho a 11 de agosto, das 9 às 12 horas 

Ferramenta Arduino possibilita a criação de diversos robôs

Estão abertas as inscrições para o curso Arduino aplicado aos desafios da Olimpíada Brasileira de Robótica. A atividade será oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, aos sábados, das 9 às 12 horas, com início no dia 21 de julho e término em 11 de agosto. O público-alvo são os professores da rede pública de ensino, tanto do nível fundamental quanto médio. 

A professora Roseli Romero, que coordena o curso, destaca a importância dos professores participarem da iniciativa do ICMC, tendo em vista que a ferramenta Arduino possibilita a criação de diversos robôs e tem um custo mais acessível do que os tradicionais kits robóticos comercializados atualmente. Durante o curso, serão apresentados conceitos básicos sobre todos os componentes necessários para a montagem e programação de robôs, direcionados às tarefas que as equipes precisam realizar na Olimpíada Brasileira de Robótica. As atividades serão ministradas por José Alberto Diaz Amado, pós-doutorando do ICMC e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

A taxa de inscrição para participar da atividade é de R$ 50,00 e as inscrições devem ser efetuadas, até 18 de julho ou enquanto houver vagas, por meio do Sistema Apolo no seguinte link: icmc.usp.br/e/41ad0. A taxa também deve ser paga até dia 18 de julho, via boleto que será gerado pelo sistema de inscrição. Vale lembrar que as 25 vagas disponibilizadas serão destinadas prioritariamente a professores da rede pública de ensino, mas, caso não sejam preenchidas na totalidade, poderão ser oferecidas a outros públicos. 

O curso acontecerá na sala 6-303, no bloco 6 do ICMC, na área I do campus da USP, em São Carlos e, para ver o programa completo, acesse este link: icmc.usp.br/e/dc215. Confira, a seguir, como realizar sua inscrição passo a passo: 
  1. Faça o cadastro no sistema Apolo da USP, por meio desse link: icmc.usp.br/e/41ad0
  2. Para efetivar a inscrição, envie um documento comprovando vínculo com a instituição de ensino em que atua (holerite, declaração da escola, cadastral funcional) bem como o comprovante de pagamento da taxa para o e-mail ccex@icmc.usp.br. 
  3. Aguarde o recebimento de um e-mail com a confirmação da matrícula no curso. 


Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP 


Curso: Arduino aplicado aos desafios da Olimpíada Brasileira de Robótica 
Inscrições: até 18 de julho ou enquanto houver vagas via formulário eletrônico disponível em icmc.usp.br/e/41ad0
Aulas: de 21 de julho a 11 de agosto, aos sábados, das 9 às 12 horas 
Onde: ICMC - avenida Trabalhador são-carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos 
Mais informações: (16) 3373.9146 ou ccex@icmc.usp.br 
Saiba mais sobre a OBR: www.obr.org.br

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Mostra de pinturas retrata personagens que marcaram a história

Jesus Cristo, João Paulo II e Maurren Maggi são retratados em algumas das imagens expostas na Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, em São Carlos

Crucificação de Jesus Cristo desenhada na madeira. 
Segundo o artista, a imagem representa vergonha, tortura e flagelação.


Representar personagens que foram importantes para a história da humanidade. Esse é o principal objetivo da exposição Imagens desse universo pela caneta incandescente de Ciro Júlio Cellurale. Ao todo, são 12 imagens trabalhadas em madeira e papel Canson, ambas feitas em pirogravura, uma técnica que consiste em desenhar com uma caneta de ponta incandescente. 

As obras ficarão expostas até dia 18 de agosto, das 8 às 21h30, na Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A exposição é  gratuita e aberta ao público.

Para Ciro, a humanidade é a maior fonte de inspiração de um artista, pois, dessa forma, é possível retratar a complexidade do ser humano em diversos momentos da história: "Esse tema nos mostra que precisamos amadurecer, porque percebemos que a única evolução que cabe a todos é a dos conflitos".

Algumas das obras expostas já ganharam diversas premiações. O quadro mais famoso chama-se Pra que isso? e foi premiado com medalha de prata no 35º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro. Outra obra que se destaca é a imagem de Janusz Korczajk com uma criança. Janusz ficou conhecido por ter escolhido ser deportado pelos nazistas junto com as crianças judias do orfanato em que dirigia, no subúrbio de Varsóvia, na Polônia.
Quadro Pra que isso?: "As crianças ficam perdidas em meio aos conflitos,
recolhendo mágoas e cápsulas deflagradas"

Juliana Moraes, que chefia a biblioteca do ICMC, afirma que as bibliotecas são ambientes intimamente ligados à arte e à cultura. Para ela, usar esse espaço para uma mostra de arte vem ao encontro desse conceito, da mudança no comportamento das pessoas que usam esse ambiente e que desejam ver e vivenciar outras atividades nele. "A aprendizagem não acontece apenas com a leitura, a escrita e os livros técnico-científicos, mas também com vários tipos de interações. Daí a relevância dessa exposição para a biblioteca e a comunidade", finaliza Juliana.

Texto: Talissa Fávero - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Ouvir dá trabalho: USP desenvolve plataforma para medir esforço auditivo

Gratuita, a nova ferramenta está disponível na web e foi testada com adolescentes com e sem deficiência auditiva; resultados mostram que o recurso pode facilitar o trabalho de fonoaudiólogos

Plataforma foi testada com 13 adolescentes com deficiência auditiva,
que usavam um aparelho de amplificação sonora individual
(crédito: USP Imagens)
 
Na sala de aula, um adolescente se esforça para prestar atenção no que o professor está falando. O ambiente a sua volta não contribui para a realização da tarefa: os sons das vozes dos colegas se misturam a diversos outros ruídos como o barulho dos carros que passam na rua, o canto de pássaros, os passos de um colega que se levanta. Em um ambiente ruidoso, manter o foco para escutar o professor é um desafio para qualquer estudante ouvinte, imagine então a dificuldade enfrentada por um aluno com deficiência auditiva. 

Com o objetivo de facilitar a mensuração desse esforço auditivo, pesquisadores da USP criaram uma plataforma digital e gratuita que facilita a realização de testes de dupla tarefa. Adolescentes com e sem deficiência auditiva participaram dos primeiros experimentos usando a ferramenta e os resultados indicam que a plataforma poderá ser uma importante aliada dos fonoaudiólogos em diversos contextos. 

Exemplo de uma das telas da plataforma digital criada pelos pesquisadores

O projeto é resultado da união de esforços de duas pesquisadoras da área de fonoaudiologia, vinculadas à Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, e de mais dois pesquisadores da área de computação, ligados ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A soma dos conhecimentos das duas áreas propiciou quantificar quanto os adolescentes se esforçam para compreender uma mensagem quando estão em uma situação adversa, enfrentando dificuldades para ouvir. 

“No depoimento de um dos estudantes sobre o ambiente da sua sala de aula, que considera barulhenta, ele diz que não consegue prestar atenção na fala do professor. Então, desiste de acompanhar a aula e começa a conversar com os amigos. Essa atitude pode trazer impactos negativos para o processo de aprendizagem”, explica Aline Duarte da Cruz, que defendeu recentemente seu doutorado no programa de pós-graduação em Fonoaudiologia da FOB. Dependendo do esforço auditivo que é realizado, o estudante pode apresentar fadiga, caracterizada como um sentimento de cansaço, exaustão, dificuldade de concentração, aumento da distração, alteração de humor, diminuição da energia e da eficiência mental, podendo levar ao estresse. Daí a relevância de construir instrumentos apropriados para mensurar o esforço auditivo. 

Foi a orientadora do trabalho de Aline, a professora Regina Tangerino de Souza, que tomou a iniciativa de buscar uma parceria na área de computação para lidar com um dos desafios encontrados pelas pesquisadoras: elas precisavam medir o esforço auditivo dos adolescentes de forma fácil e atraente, além de, ao mesmo tempo, registrar os dados obtidos de maneira rápida e confiável. Quando o e-mail de Regina chegou ao professor Seiji Isotani, do ICMC, ele logo pensou no doutorando Wilmax Cruz que, durante o mestrado, havia elaborado um software para apoiar cuidadores de idosos, o Day2Day. A experiência anterior de Wilmax na área de tecnologia aplicada à saúde foi fundamental para que os dois pesquisadores do ICMC atendessem ao chamado das fonoaudiólogas. 

“Todas as áreas do conhecimento têm buscado essa abrangência interdisciplinar. Na computação, em particular, temos essa visão de propiciar o uso de tecnologias por outras áreas, já que, atualmente, a computação permeia todos os campos”, destaca o professor Seiji Isotani. 


O projeto também contou com a colaboração do professor Jean-Pierre Gagne,
do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, que foi co-orientador de Aline no doutorado


Como funciona – Aline explica que, para medir o esforço auditivo, é comum empregar um teste em que o participante precisa realizar duas tarefas simultaneamente: enquanto escuta uma fala em um ambiente com ruído (tarefa primária), a pessoa precisa, ao mesmo tempo, realizar outra tarefa como, por exemplo, uma atividade de memorização (tarefa secundária). Em suas buscas, Aline não encontrou uma padronização nessas atividades secundárias: enquanto alguns pesquisadores pediam aos participantes para memorizarem uma sequência de números, outros requisitavam que as pessoas se lembrassem dos desenhos de um baralho (naipes) ou de uma sequência de cores. 

Mas por que usar duas tarefas nesse caso? A fonoaudióloga explica que a dupla tarefa requer do participante a execução de várias operações mentais simultâneas, o que acontece frequentemente durante a aprendizagem, quando, por exemplo, os alunos precisam acompanhar atentamente a fala contínua do professor enquanto fazem suas anotações: “Na dupla tarefa, o participante deve focar sua atenção na tarefa principal, que é o reconhecimento da fala. Qualquer outra tarefa é secundária”. 

Imagine, agora, o trabalho que os fonoaudiólogos têm para medir, manualmente, o esforço auditivo de um paciente na realização dessa dupla tarefa. Para ter validade científica, um teste assim precisa ser realizado por mais de um especialista, para garantir que não existam erros no registro dos dados no papel. “Então, identificamos que havia uma lacuna: se usássemos a tecnologia para nos ajudar, poderíamos facilitar o registro dos dados e também tornar o teste mais agradável para os adolescentes, nosso público-alvo”, conta Aline. 

Foi assim que nasceu a Paleta, uma plataforma digital para auxiliar na execução de testes de dupla tarefa. O adolescente escuta várias sentenças em meio a ruídos enquanto vê, diante da tela de um computador, tablete ou do celular, uma sequência de cores piscando que precisa ser memorizada. A seguir, o adolescente deve repetir as sentenças que escutou bem como a sequência das cores que viu. A plataforma registra automaticamente o que foi lembrado pelo participante, bem como os erros, os acertos e o tempo que cada adolescente levou para recuperar a informação visual. Com esses dados coletados, calcula-se o esforço auditivo. 

O interessante é que foi um brinquedo popular da década de 1980, guardado na memória de Wilmax, que serviu de inspiração para a criação da Paleta. “Você se lembra daquele jogo chamado Genius, em que os botões coloridos emitiam sons, se iluminavam em sequência e a gente tinha que repetir? Então, eu pensei em fazer isso, só que de forma virtual”, revela o doutorando. 

Brinquedo Genius inspirou Wilmax
(crédito: divulgação)


Os primeiros testes – A Paleta foi testada com 18 adolescentes com audição normal e 13 adolescentes com deficiência auditiva de grau moderado e severo, com média de idade de 14 anos. Esses 13 adolescentes usavam um aparelho de amplificação sonora individual (AASI). Mesmo com a utilização do aparelho, quem tem deficiência auditiva costuma ter dificuldade para entender a fala em ambientes com ruído. 

Uma das soluções encontradas para reduzir esse problema é acoplar ao AASI uma tecnologia assistiva: o sistema de frequência modulada (sistema FM). O dispositivo é composto por um transmissor e um receptor. O transmissor é responsável por captar a fonte sonora, por exemplo, a voz do professor, por meio de um microfone. O sinal é enviado diretamente para o receptor, uma peça que é acoplada ao AASI do estudante. Assim, a ênfase recai exclusivamente na voz do professor. Desde 2013, o Sistema Único de Saúde fornece o sistema FM para crianças e adolescentes na faixa etária entre cinco e 17 anos. 

Com o objetivo de verificar se há uma redução no esforço auditivo dos adolescentes com deficiência auditiva ao utilizarem o sistema FM, Aline realizou testes com a Paleta em adolescentes que usavam o AASI, nas situações sem e com o sistema FM acoplado. “O uso do sistema FM foi efetivo para reduzir o esforço auditivo quando comparado com os resultados apenas com o uso do AASI. O esforço foi menor até mesmo quando comparado ao dos adolescentes que tinham audição normal”, ressalta Aline nas conclusões da tese de doutorado Esforço auditivo e fadiga em adolescentes com deficiência auditiva – uso do sistema FM

Em relação ao impacto do ruído na aprendizagem, Aline diz que a queixa dos adolescentes com deficiência auditiva diminui significativamente com o uso do sistema FM. “Eles apresentam melhor desempenho até que seus pares ouvintes”, enfatiza a pesquisadora. Não é à toa que a maioria dos adolescentes usuários do sistema FM encontra-se satisfeito e faz uso efetivo de seus dispositivos em sala de aula. 

Aline (à direita) e sua orientadora, a professora Regina, durante a defesa da tese de doutorado,
que aconteceu no dia 15 de maio na FOB/USP
(crédito: arquivo pessoal)

Colorida e em vários idiomas – “Quando começamos o projeto, não tínhamos ideia da importância que a plataforma poderia ter. Foi um processo intenso de construção conjunta”, diz Wilmax. A união de esforços deu tão certo que a Paleta estará disponível, em breve, em mais três idiomas – inglês, francês e espanhol – além do português. Gratuita e aberta, a plataforma pode ser personalizada. Ou seja, os fonoaudiólogos podem selecionar a quantidade de apresentações e a sequência de cores a serem empregadas na tarefa secundária que querem utilizar, de acordo com a tarefa primária selecionada. 

Acessível por meio de endereço eletrônico www.paleta.fob.usp.br, a Paleta pode ser utilizada via computador, tablete e celular, com suporte para sistema operacional IOS e Android. Aline destaca que cada vez mais profissionais de saúde têm aderido ao uso de aplicativos para auxiliar na consulta, diagnóstico e acompanhamento de pacientes. De fato, a Paleta mostra quanto o diálogo entre computação e saúde pode ser bem-sucedido, especialmente quando os especialistas das duas áreas do conhecimento sabem ouvir uns aos outros. 

Imagem mostra o ambiente de teste da Paleta


Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

Mais informações 
Conheça a Paleta: www.paleta.fob.usp.br
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666 
E-mail: comunica@icmc.usp.br