sexta-feira, 28 de junho de 2013

ICMC promove 2º Workshop de Cibernética Avançada


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) promoverá no dia 12 de julho o 2º Workshop de Cibernética Avançada. O evento terá início às 14h no auditório Luiz Antonio Favaro, localizado no ICMC, campus USP de São Carlos.

O workshop contará com apresentações individuais dos seguintes pesquisadores: Stephen Saddow (Universidade do Sul da Florida, EUA), Luciene Covolan (Universidade Federal de São Paulo), Jorge Vicente Silva (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer) e Frank Crespilho (Universidade de São Paulo). Haverá ainda uma mesa redonda com todos os convidados.

Serão debatidos temas como exo-esqueletos, interfaces neurais, nanomedicina, microfabricação à laser, mapeamento 3D do corpo humano e chips biocompatíveis.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, não sendo necessária inscrição prévia.

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146

Defesas e qualificações da semana - 1 a 5 de julho



Qualificação de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Aproximação poligonal de curvas implícitas em malhas triangulares
Aluno: Filipe de Carvalho Nascimento 
Orientador: Afonso Paiva Neto
Quando: segunda-feira, 1º de julho, às 14h
Onde: sala 3-103
--------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Interação entre geometria e álgebra é o tema do primeiro Programa de Inverno do ICMC

Estão abertas até o dia 1º de julho as inscrições para dois cursos de extensão, que compõem o primeiro Programa de Inverno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. Os cursos serão realizados entre os dias 2 e 18 de julho, de terça à sexta-feira, na sala 5-001 do ICMC. 

Os eventos têm por objetivo apresentar a interação entre geometria e álgebra, por meio de situações simples e acessíveis a alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação. São 60 vagas e as inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. 

O curso Geometric faces of algebra acontecerá das 10h às 12h, e será ministrado por Alexandre Ananin, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Serão abordados os seguintes tópicos: variedades diferenciáveis sem coordenadas; geometrias clássicas projetivas; geometrias hiperbólicas; grassmannianas e espaços de objetos em geometrias clássicas projetivas. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio de formulário disponível em www.icmc.usp.br/e/e5e1a.

Esse curso será acompanhado por outro complementar, intitulado Algebraic faces of geometry, a ser ministrado por Alexey Gorodentsev, da Universidade Independente de Moscou, na Rússia. O curso será realizado no período da tarde, das 14h às 16h. Os tópicos a serem abordados são: geometria convexa (corpos convexos, poliedros, cones poliedrais, dualidade de Gale); geometria projetiva (espaços projetivos, transformações projetivas, quádricas projetivas); variedades de Segre e de Veronese; grassmannianas. As inscrições estão disponíveis em www.icmc.usp.br/e/a3654.

Informações 
Seção de Eventos do ICMC
Tel (16) 3373-9146

Robôs da USP São Carlos disputam mundial de futebol na Holanda

Prontos para a competição que se inicia nesta quinta-feira, a meta é estar entre as dez melhores equipes do mundo



Jogadores são-carlenses entram em campo em Eindhoven, na Holanda, nesta quinta-feira, 27 de junho, para disputar o principal campeonato mundial de futebol de robôs, a RoboCup 2013, que termina no dia 1º de julho. Eles têm o desafio de promover o crescimento e o desenvolvimento das áreas de robótica e inteligência artificial, além da expectativa de estar entre as dez melhores equipes de futebol de robôs do mundo.

Para isso, a seleção da USP São Carlos conta com uma equipe formada por cerca de 60 alunos de cursos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que formam o grupo Warthog Robotics. Para o mundial deste ano, os integrantes que embarcaram para a Holanda foram os alunos Rafael Guedes Lang e Adam Henrique Moreira Pinto. Lang é formado em Engenharia de Computação pela USP, onde atualmente faz pós-graduação na EESC. Adam Henrique é formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e faz pós-graduação no ICMC.

Após vencer a Latin American Robotics Competition em 2012, na categoria Very Small Size, os robôs da USP São Carlos estão com a bola toda. Eles irão competir na categoria 2D Soccer Simulation, na qual é simulado um jogo de futebol (11 contra 11) em um ambiente virtual. O técnico, bem como cada um dos jogadores, é um programa que deve ser desenvolvido pelas equipes. Vale lembrar que todas as categorias funcionam de forma autônoma - não há alguém controlando, como em um videogame. Todo o conhecimento e a estratégia de jogo devem estar previamente implementadas para cada jogador.

Da Holanda, Lang falou sobre suas expectativas. "O principal foco é a aquisição de conhecimento e a validação das técnicas que temos utilizado. Nosso projeto de simulação 2D, embora seja o mais vitorioso do Brasil, ainda é bem cru em relação aos grandes grupos internacionais. Temos a expectativa de ficar, talvez, entre os 10 melhores, no entanto, só saberemos de forma mais concreta nossas chances quando a competição começar", revelou.

Os projetos do grupo são desenvolvidos constantemente ao longo do ano. "Uma equipe competitiva leva anos para ficar pronta. Dessa forma, nosso projeto na categoria que viemos disputar vem sendo desenvolvido desde 2010. Mesmo com mais de três anos de execução, o nosso time ainda é um bebê perto dos grandes, já que os principais vêm sendo implementados desde o final da década de 1990", ressaltou Lang.

O Warthog é uma das equipes mais tradicionais do país no cenário das competições nacionais, tendo participado das disputas desde que elas começaram, obtendo mais de um título por edição. O grupo participou do mundial em 2011, na Turquia, e em 2012 no México. "Essa nossa última ida serviu como um ganho de experiência e conhecimento", finalizou.

A RoboCup 2013 será transmitida ao vivo pelo site www.robocuptv.org.

RoboCup 2014

Além da Copa do Mundo de Futebol, em 2014 o Brasil será a sede da RoboCup. A edição será realizada em João Pessoa, na Paraíba, e terá supervisão de 60 pesquisadores da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), contando para isso com uma parceria entre professores de robótica de diversas universidades brasileiras.

O evento é apoiado pelo Ministério do Esporte, pelo Governo do Estado da Paraíba, pela prefeitura de João Pessoa e pelo instituto Convention Bureau.

Informações: www.robocup2013.org

Por: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Departamento de Ciências de Computação oferece bolsas de monitoria


O Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) recebe até o dia 3 de julho inscrições para bolsas de monitoria para o 2º semestre de 2013. 

O valor mensal das bolsas é de R$ 300,00, e demais informações como duração, carga horária e docente responsável estão disponíveis em www.icmc.usp.br/e/32527. Podem se inscrever alunos de graduação ou pós-graduação que não possuam outras bolsas e que tenham cursado a disciplina ou equivalente. 

Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail scc-inscricoes@icmc.usp.br, com o envio das seguintes informações: nome; telefone; CPF; se possui pedido de bolsa de estudos em andamento; se pretende se inscrever para monitoria em outro Departamento, e qual; indicar as disciplinas para as quais está se candidatando. O candidato deverá também anexar o histórico escolar emitido pelo sistema Júpiter.

Relação de disciplinas:
  • SCC0122 – Estrutura de Dados
  • SCC0173 – Mineração de Dados Biológicos 
  • SCC0201 – Introdução à Ciência da Computação II
  • SCC0202 – Algoritmos e Estruturas de Dados I 
  • SCC0215 – Organização de Arquivos
  • SCC0209 – Empreendedores em Informática 
  • SCC0218 – Algoritmos Avançados e Aplicações 
  • SCC0230 – Inteligência Artificial 
  • SCC0241 – Laboratório de Bases de Dados
  • SCC0242 – Tópicos Especiais em Bancos de Dados 
  • SCC0250 – Computação Grpafica 
  • SCC0263 – Técnicas de Programação para Web 
  • SCC0542 – Tópicos Especiais em Bancos de Dados 
  • SCC0565 – Sistemas Interativos Web
  • SCC0601 – Introdução à Ciência da Computação II
  • SCC0604 – Programação Orientada a Objetos
  • SCC0814 – Projeto de Algoritmos

Informações
Secretaria do SCC
Tel. (16) 3373-9671 / 3373-9751

ICMC exibe o documentário Indie Game: The Movie


Indie Game: The Movie é um premiado documentário que será exibido nesta sexta-feria, 28 de junho, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. A apresentação terá início às 19 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, e é uma iniciativa do Fellowship of the Game (FoG), grupo de desenvolvimento de jogos vinculado ao ICMC.

O filme apresenta os desafios do início de carreira de renomados desenvolvedores independentes, com entrevistas com os desenvolvedores de Super Meat Boy, Braid e FEZ. O documentário também mostra o processo de desenvolvimento desses games e algumas sneak peeks dos próximos jogos desses desenvolvedores.

Sobre o FoG - É um grupo de alunos vinculado ao ICMC, sem fins lucrativos, focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo visa à aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Mais informações no site do FoG: http://fog.icmc.usp.br

Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146

terça-feira, 25 de junho de 2013

Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão estimulam produção de ciência aplicada

Foto: Flávia Cayres

Com o objetivo de produzir ciência aplicada, estabelecer o relacionamento entre universidade e empresa para transferência tecnológica e difundir o conhecimento, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) anunciou a criação de 17 novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), os quais receberão um investimento estimado no valor de US$ 680 milhões ao longo de 11 anos.

Os novos centros foram apresentados ao Governo do Estado de São Paulo, no último dia 6 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, em evento que reuniu pesquisadores e autoridades de diversas áreas do conhecimento. Dos 17 novos centros, sete estarão na cidade de São Paulo, sendo seis no campus da Universidade de São Paulo (USP) e um no Instituto Butantan (IB). Os demais ficarão espalhados pelo interior do Estado: quadro deles terão sede em São Carlos, sendo que três serão estabelecidos na USP e um na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); três serão sediados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas; um ficará na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara e outros dois no campus da USP em Ribeirão Preto.

Já em relação ao campo de atuação, foram aprovados oito CEPIDs na área de saúde, sete em engenharias, ciências naturais e matemática e dois em ciências humanas e sociais. De acordo com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, “o programa abrange áreas de interesse do desenvolvimento social e econômico do Estado e também do País, inclusive com pesquisa de reconhecimento internacional”. O governador afirmou ainda que a distribuição geográfica desses centros pelo Estado faz difundir melhor a ciência, além de estimular ainda mais a universidade e a criação de novos centros.

Nos CEPIDs, haverá pesquisadores do Estado de São Paulo e de outros países, cada um será  companhado por um comitê internacional e avaliado no segundo, quarto e sétimo anos de vigência. Segundo o coordenador do Programa CEPID, Hernan Chaimovich, a FAPESP almeja que sejam criados, em pouco tempo, centros de excelência de classe mundial: “Esperamos que a pesquisa seja capaz de produzir ciência de primeiro nível na fronteira do conhecimento e, ao mesmo tempo, transferi-lo e difundi-lo para a sociedade. Estou convicto de que, depois de um processo longo de avaliação, relativamente lento, daqui a cinco anos teremos grandes resultados.”

Além do incentivo à ciência e tecnologia, o programa prevê a expansão da divulgação científica para maior aproximação entre ciência e sociedade. Para o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, hoje há a consciência, em todas as áreas da ciência brasileira, de que, sem comunicação clara e correta com a sociedade, a ciência brasileira não terá como progredir.

“A ciência precisa ser incorporada ao cotidiano das pessoas e, para isso, é fundamental que não apenas as instituições se preocupem, mas que cada cientista compreenda que a nossa missão é difundir o conhecimento. Produzir e obter resultados faz parte do trabalho do pesquisador, mas se comunicar com a sociedade está intrinsecamente relacionado”, destaca Oliva.

CEPID CeMEAI

Um dos novos CEPIDs de São Carlos será o Centro de Matemática Aplicada à Indústria (CeMEAI), que terá sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos. Esse novo centro atuará de maneira interdisciplinar em prol da aplicabilidade da matemática, estatística e ciência da computação para a sociedade.

Conforme o coordenador do CeMEAI, José Alberto Cuminato, a proposta é promover uma mudança cultural em relação à área. “Pretendemos trabalhar com empresas para mostrar que é possível aplicar a matemática para o benefício social e treinar pessoas para que se dediquem a isso. No Brasil treinamos academicamente, mas precisamos ter pesquisadores atuando em conjunto com a indústria”.

O centro receberá aproximadamente R$ 15 milhões para seu desenvolvimento, conta atualmente com 40 pesquisadores e a inclusão de novos cientistas está em processo. "Uma de nossas intenções é incluir nos programas de pós-graduação o estágio na indústria para que o aluno possa ter o contato direto com o mercado e desenvolver mais flexibilidade no aprendizado da linguagem necessária para atuar”, salienta o coordenador.

O centro possuirá também a divisão de Educação e Difusão do Conhecimento e a de Transferência Tecnológica, coordenadas por José Carlos Maldonado e Francisco Louzada Neto, respectivamente. O CeMEAI contará com a participação do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UFSCar,  do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP São Paulo, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) de São José dos Campos, além do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP de São José do Rio Preto e da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP de Presidente Prudente.

Texto e foto: Flávia Cayres para o CEPID-CeMEAI

CAPES oferece bolsas de iniciação à docência para alunos de licenciatura

Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) da CAPES. As bolsas são exclusivas para alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Exatas – Núcleo Geral ou Habilitação em Matemática, do campus USP de São Carlos.

O valor da bolsa é de R$ 400,00, com vigência de até 12 meses e carga horária mínima de trinta horas mensais. Para se inscrever, o candidato deve a ficha de inscrição e o histórico escolar para o e-mail mcutsumi@gmail.com. As entrevistas serão feiras no dia 4 de julho, e os resultados serão divulgados no dia seguinte.

O Pibid é uma iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Mais informações no edital, disponível em www.icmc.usp.br/e/720cf.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Palestras da semana - 24 a 28 de junho


Seminários de Singularidades
On the topology of semi-algebraic functions on closed semi-algebraic sets
Palestrante: Nicolas Dutertre (Université Aix Marseille, França)
Quando: terça-feira, 25 de junho, às 10h30
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo

---------------
Seminários de Computação (Pós-Graduação)
Dynamic meshing for finite element simulations with radically changing geometry
Palestrante: Jonathan Richard Shewchuk (University of California at Berkeley, EUA)
Quando: quarta-feira, 26 de junho, às 14h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
---------------

Seminários do LMACC
Design and implementation of a multiscale mixed method for multiphase flows in petroleum reservoirs
Palestrante: Felipe Pereira (University of Wyoming, EUA)
Quando: quarta-feira, 26 de junho, às 15h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
---------------

Palestras de Estágio
Processo seletivo de estágio Advus
Quando: quarta-feira, 26 de junho, às 16h
Onde: sala 5-001
---------------


Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

Exposição “Fotografar São Carlos - 155 anos” chega ao ICMC

São 230 imagens que revelam as mil faces de São Carlos através das lentes de diversos fotógrafos da cidade, incluindo um docente do ICMC

Andrade afirma que conceitos matemáticos ajudam a
compreender os fundamentos da fotografia

Relação entre velocidade e abertura, enquadramento, diagonais. Esses termos que fazem parte do universo matemático também estão presentes na vida dos fotógrafos, pois muitos conceitos científicos ajudam a compreender os fundamentos da arte fotográfica. Essa é a opinião do professor do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP São Carlos, Marinho Andrade. Ele é um dos 16 fotógrafos responsáveis por registrar as mil faces de São Carlos na exposição Fotografar São Carlos - 155 anos, que foi inaugurada na sexta-feira, 21 de junho, e ocupa o saguão e o primeiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, até dia 10 de agosto.

“É um hobbie que eu levo muito a sério”, revelou o professor. Ele explicou que a exposição é resultado de um projeto realizado na Oficina Cultural Sergio Buarque de Hollanda e coordenado pelo fotógrafo Carlos Altino entre junho e outubro de 2011. “A ideia surgiu quando Carlos Altino identificou que os últimos registros fotográficos da cidade – excluindo-se os pontos turísticos – datavam de cerca de 100 anos atrás. Então, surgiu a proposta de reunir um grupo de fotógrafos da cidade para que, divididos em grupos, pudessem percorrer os bairros”, contou Andrade. 


Segundo a presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC, Solange Rezende, essa é a maior exposição fotográfica já exibida no Instituto: "É fundamental trazer a história da nossa cidade para cá e possibilitar que nossos alunos e toda a comunidade possam ver essas fotografias". 

No total, mais de 6 mil imagens foram registradas, em aproximadamente 900 horas de trabalho. O passeio pelas 230 imagens selecionadas para a exposição remete os espectadores a lembranças das ruas percorridas na infância, aos personagens anônimos que habitam a cidade, às transformações ocorridas na paisagem. “Se fotografássemos apenas os pontos turísticos de São Carlos, não poderíamos fazer as pessoas sentirem essa nostalgia”, diz Andrade.

"É um trabalho mais documental que artístico", explicou Altino, acrescentando que a filosofia que rege esse grupo de fotógrafos pode ser resumida em duas premissas: "fotografar é preciso" e "a vida sem fotografia não tem graça".

Para conferir as imagens, basta ir até o saguão e o primeiro andar da Biblioteca do ICMC. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Antes de chegar à USP, as imagens ficaram expostas na Oficina Cultura Sergio Buarque de Hollanda, de novembro do ano passado até janeiro deste ano.

A exposição é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel.: (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

Por: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Defesas e qualificações da semana - 24 a 28 de junho


Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Técnicas de visualização de informação para a análise de dados de sensores e biossensores
Quando: terça-feira, 25 de junho, às 14h
Onde: sala 3-002
Aluno: Eduardo Gonzalo Espinoza Carreon
Orientador: Fernando Vieira Paulovich
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Teste para avaliar a propriedade de incrementos independentes em um processo pontual
Aluno: Francys Andrews de Souza
Orientador: Dorival Leão Pinto Junior
Quando: quarta-feira, 26 de junho, às 8h30
Onde: auditório Jans Frans Willem Slaets (CISC)
--------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

Oportunidade de intercâmbio nos Estados Unidos é tema de palestra nesta segunda-feira no ICMC


Na próxima segunda-feira, 24 de junho, será realizada uma palestra sobre oportunidades de intercâmbio nos Estados Unidos por meio do programa Ciência Sem Fronteiras. A apresentação terá início às 12h na sala 4-124 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus USP de São Carlos.

A palestra será ministrada por Maria Isabel Piasentine, da EducationUSA, unidade de Campinas. Ela irá tirar dúvidas sobre as exigências, requisitos e exames gratuitos de proficiência. A EducationUSA é fonte oficial Departamento de Estado americano sobre estudos nos EUA.

A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados.

Mais informações:
Site do EducationUSA: www.educationusa.info/Brazil
Comissão de Relações Internacionais do ICMC - Tel. (16) 3373-8120 - crint@icmc.usp.br

Objetos de aprendizagem são levados para o computador


Softwares educacionais desenvolvem 
raciocínio e conceitos de frações
Levar objetos de aprendizagem para o computador é o objetivo de uma pesquisa realizada no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O material destinado aos alunos do ensino fundamental leva para a tela kits em forma de softwares educacionais que ajudam a desenvolver noções sobre o conceito de fração, comparação, equivalência e operações com frações matemáticas. O projeto é coordenado pelas professoras Ellen Francine Barbosa e Renata Cristina Geromel Meneghetti, e os objetos educacionais são desenvolvidos em pesquisas de Iniciação Científica dos alunos de graduação em Computação e de licenciatura em Matemática do ICMC.

De acordo com a professora Ellen, a pesquisa é realizada há três anos e aplica técnicas de computação ao ensino. A origem do projeto são materiais didáticos na forma manipulativa em papel e cartolina desenvolvidos para uso em aulas de matemática, fase em que participou a professora Renata. “O que existia eram objetos físicos, como por exemplo, o ‘Estojo de Frações’, com peças de diversos tamanhos, que eram comparadas pelas crianças, que adquiriam a noção de números fracionários”, diz. “A computação procura trazer esses objetos de aprendizagem para o mundo digital”.

Os kits originais, segundo a professora Renata, foram concebidos dentro de uma proposta pedagógica construtivista. “São materiais manipuláveis, pois a ideia é que a criança construa o conhecimento”, afirma. “Os objetos seguem uma abordagem em espiral, dividida em níveis de elaboração, consolidação e expansão de conceitos onde, a partir do raciocínio intuitivo, se chega ao raciocínio lógico em níveis de aprofundamento cada fez maior”.

No primeiro nível, os objetos procuram introduzir o conceito de fração e as noções de comparação, equivalência e operações com frações. “A manipulação das peças que compõe os objetos de aprendizagem no nível 1, por exemplo, leva as crianças a refletirem sobre a situação apresentada e chegarem aos conceitos matemáticos envolvidos”, descreve Renata. “Na fase de consolidação, são utilizados jogos, como dominó e jogo da memória, e situações que levem os alunos a aumentarem a reflexão e utilizarem o conhecimento adquirido na fase anterior”.

Interatividade

Objetos educacionais possuem três níveis
de compexidade de aprendizado
No caso das “Frações do professor Sagaz”, versão para computador do “Estojo de Frações”, as peças aparecem na tela do computador, e podem ser justapostas e comparadas com o uso do mouse. “Outros objetos que exisitiam fisicamente, como o jogo da memória e o dominó, também ganharam versões virtuais”, destaca Ellen. “A principal diferença para os kits físicos está na interatividade. As crianças têm grande atração pelo computador e isso faz com que se interessem mais pelos objetos educacionais, o que aumenta sua motivação na sala de aula ou como atividade extraclasse”.

Os alunos de graduação do ICMC já desenvolveram oito objetos educacionais, disponíveis no endereço www.tsampaio.com/ic : “Frações do professor Sagaz”, “Soma e subtração de frações”, “Multiplicando com o trevo de quatro folhas”, “Dividindo frações com dinheiro”, “Jogo da Memória Matemática” I e II, “Dominó discreto” e “Quebra-cabeça de Frações”. “Como eles foram criados a partir de kits físicos já existentes, todos estão acompanhados de material de apoio que orienta os professores para sua utilização educacional”, acrescenta Ellen. A elaboração do projeto teve a participação dos graduandos Tales Borges de Abreu Sampaio, João Paulo Tannus de Souza e Sérgio Daltoso Júnior.

Segundo a professora Ellen, os objetos educacionais no computador, no contexto do ensino de matemática na sala de aula, representam uma oportunidade de sair da rotina do caderno e lápis. “Embora haja uma perspectiva lúdica nessa atividade, não são simples jogos, por isso é usada a denominação de objetos educaionais”, ressalta. “As crianças podem brincar, mas estão aprendendo ao mesmo tempo”.

Ellen acredita que os objetos podem tornar o ensino de matemática mais atraente, incusive em escolas mais carentes. “Eles já são testados com os alunos do Projeto Pequeno Cidadão, realizado no campus da USP, em São Carlos”, conta. “Por meio de uma parceria com a Agência USP de Inovação, pretende-se resolver questões relativas a licenças e direitos autorais para que os objetos educacionais possam ter acesso livre e aberto na internet”.

Mais informações: (16) 3373-8177; e-mail francine@icmc.usp.br

Por Júlio Bernardes - Agência USP de Notícias

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Museóloga traça diagnóstico de preservação para museu da computação do ICMC

Foto: Nilton Júnior - ArtyPhotos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu na última segunda e terça-feira (17 e 18 de junho) a visita de Manuelina Cândido, doutora em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Portugal. A finalidade da visita foi traçar um diagnóstico de preservação e conservação das peças que compõem o acervo do Museu de Computação Odelar Leite Linhares, sediado no ICMC. Além disso, a pesquisadora também ministrou um curso de extensão sobre gestão de museus.

A museóloga já havia visitado o Instituto em 2004, e retornou para atualizar o diagnóstico da primeira visita. Segundo a especialista, é necessário dar um olhar técnico ao acervo. "A equipe do Instituto está fazendo um esforço de revitalizar o museu, portanto é um momento para fazer essa análise", disse. 

Cândido explicou que ainda é preciso reforçar o trabalho de catalogação das peças, para que exista uma informação centralizada, além de um documento que tenha uma ficha para cada peça. "Isso é muito importante para a instituição ter noção do que ela possui. É preciso fazer um trabalho de bastidores em paralelo ao processo de catalogação e conservação, além da preparação de novas exposições e discursos expográficos".

Curso de extensão

Manuelina Cândido visita o Museu de Computação
Com o objetivo de passar noções básicas de museologia e sua aplicação na administração da memória, a museóloga ministrou, na última terça-feira (17), o curso Planejar é preciso... perspectivas museológicas para o século XXI. Foram abordadas questões teóricas e práticas sobre avaliação e gestão de museus. 

Segundo Cândido, o grande desafio desta atividade foi passar conhecimentos comuns a interesses distintos, já que os inscritos no curso foram profissionais que trabalham com museus e coleções diferentes. "Trouxe algumas discussões da minha tese de doutorado sobre a elaboração de um diagnóstico para fazer o planejamento das instituições e, dessa forma, recebi uma diversidade muito grande de interessados", concluiu a especialista.

Informações
Museu de Computação do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
www.icmc.usp.br/~museu


Por: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mestrado profissional em matemática recebe inscrições até 5 de julho


Estão abertas até o dia 5 de julho as inscrições para o PROFMAT, programa gratuito de Mestrado Profissional em Matemática, reconhecido pelo MEC e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O curso é presencial e as aulas são às sextas-feiras.

São 1,5 mil vagas em todos os estados, sendo 80% delas exclusivas para os professores da rede pública, que recebem bolsa de estudos da CAPES no valor mensal de R$ 1.500,00. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), campus USP de São Carlos, são oferecidas 20 vagas, sendo 16 delas para professores da rede pública.

O prazo ideal para a conclusão, bem como o período máximo de recebimento de bolsa de estudos, é de dois anos. A bolsa está condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de Mestre.

As inscrições podem ser feitas no site www.profmat-sbm.org.br, onde estão disponíveis mais informações sobre o programa.


Informações
Site do PROFMAT: www.profmat-sbm.org.br

Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638

terça-feira, 18 de junho de 2013

Departamento de Matemática do ICMC oferece bolsas de monitoria


O Departamento de Matemática (SMA) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) recebe até o dia 5 de julho inscrições para bolsas de monitoria para o 2º semestre de 2013. As bolsas terão duração de quatro meses a partir de agosto, e o valor mensal é de R$ 300,00. A carga horária é de oito horas semanais, sendo quatro horas de atendimento aos alunos.

Podem se inscrever alunos de graduação ou pós-graduação que não possuam outras bolsas e que tenham cursado a disciplina ou equivalente. Os interessados deverão se inscrever na Secretaria do SMA, munidos do histórico escolar atualizado (impresso do Sistema Júpiter ou Janus) e uma foto 3x4.

Relação de disciplinas:
  • SLC0532 – Estruturas Algébricas
  • SLC0534 – Desenho Geométrico e Geometria Descritiva
  • SLC0602 – Geometria Analítica
  • SLC0603 – Elementos de Matemática
  • SLC0606 – Introdução aos Estudos da Educação II
  • SLC0608 – Cálculo II
  • SLC0615 – Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
  • SMA0120 – Introdução à Análise Funcional
  • SMA0142 – Curvas Algébricas Planas
  • SMA0143 – Introdução à Teoria da Medida
  • SMA0178 – Tópicos de Matemática Elementar
  • SMA0180 –Matemática Discreta I
  • SMA0187 – Prática de Ensino de Matemática II
  • SMA0192 – Geometria Afim e Projetiva
  • SMA0200 – Prática de Ensino de Geometria e Desenho Geométrico
  • SMA0301 – Cálculo I
  • SMA0304 – Álgebra Linear
  • SMA0306 – Álgebra II
  • SMA0308 – Análise II
  • SMA0329 – História daMatemática
  • SMA0332 – Cálculo II
  • SMA0338 – Estrut. e Func. Ensino Fundamental e Médio
  • SMA0339 – Didática
  • SMA0340 – Introdução aos Estudos da Educação
  • SMA0341 – Elementos de Matemática
  • SMA0343 – Espaços Métricos
  • SMA0350 – Ensino de Matemática para Alunos com Necessidades Especiais
  • SMA0354 – Cálculo II
  • SMA0356 – Cálculo IV
  • SMA0501 – Cálculo I
  • SMA0802 – Cálculo II
  • SMA0804 – Álgebra Linear

 
Informações
Secretaria do SMA
Tel. (16) 3373-9711

Delegação de universidade britânica visita o ICMC em busca de parcerias


Uma delegação da Universidade de Hull, no Reino Unido, esteve no Brasil entre os dias 8 e 14 de junho para realizar uma série de visitas em unidades e órgãos da Universidade de São Paulo (USP). Na última quinta-feira (13), eles estiveram em São Carlos, onde conheceram o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura da USP e do campus, bem como as pesquisas desenvolvidas na instituição, com o propósito de discutir a possibilidade de futuros convênios para intercâmbio de estudantes e pesquisadores. 

A delegação britânica foi composta pelos seguintes professores: John Hay (pró-reitor de pesquisa e empreendimentos); Alyn Morice (Escola Médica); Mark Hayter (Faculdade de Saúde e Assistência Social); Dave Evans (Faculdade de Ciências e Engenharia); e Paula Gouldthorpe (gerente de empreendedorismo). No auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, os visitantes foram recepcionados pelos professores Paulo da Veiga, do ICMC, Osvaldo Oliveira Junior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), e Artur Motheo, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Professores da USP e representantes da University of Hull
O professor Veiga, que preside da Comissão de Relações Internacionais do ICMC, iniciou o encontro com uma apresentação com dados sobre a USP e o ICMC. “É um dos institutos mais importantes do Brasil com atuação nos campos de ciências de computação e matemática”, ressaltou. Em seguida, foram feitas as apresentações sobre o IFSC e o IQSC.

Os visitantes apresentaram a Universidade de Hull, e em seguida conversaram informalmente com os professores presentes sobre as áreas de pesquisa que instituição oferece aos alunos - com destaque para matemática e computação. Declararam ainda o interesse em fechar parcerias com a USP. “O Brasil está se destacando em termos de pesquisa, principalmente se comparado à Europa”, observou Gouldthorpe. Na sequência, os visitantes conheceram as instalações do campus, os laboratórios e a área 2 do campus são-carlense.


Informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Tel. (16) 3373-8120

Texto e fotos: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Palestras da semana - 17 a 21 de junho


Palestras da CRInt
Using qualitative methods in empirical studies of software engineering 
Palestrante: Carolyn Seaman (Universidade de Maryland, EUA)
Quando: segunda-feira, 17 de junho, às 15h
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo
---------------

Seminários de Singularidades
Global behavior of mixed polynomials
Palestrante: Ying Chen (ICMC-USP)
Quando: terça-feira, 18 de junho, às 10h30
Onde: sala 4-124
Clique para ver o resumo
---------------

Palestras da CRInt
Managing technical debt
Palestrante: Carolyn Seaman (Universidade de Maryland, EUA)
Quando: terça-feira, 18 de junho, às 14h30
Onde: sala 4 do Departamento de Computação da UFSCar
Clique para ver o resumo
---------------

Seminário de Pós Graduação em Matemática
Topologias maximais
Palestrante: Henry Jose Gullo Mercado (ICMC-USP)
Quando: quarta-feira, 19 de junho, às 13h
Onde: sala 3-009
Clique para ver o resumo
---------------


Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pesquisadora americana discute cooperação e ministra palestra no ICMC

Carolyn Seaman (foto: site UMBC)
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação receberá entre os dias 17 e 19 de junho a visita de Carolyn Seaman, pesquisadora do Fraunhofer Center for Experimental Software Engineering, nos Estados Unidos. Ela virá a São Carlos para discutir cooperação acadêmica e ministrar palestras na área de engenharia de software. A visita é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

Nesta segunda-feira, 17 de junho, Seaman ministrará a palestra Using qualitative methods in empirical studies of software engineering. A apresentação será às 15h no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, na USP São Carlos.

No dia 18, terça-feira, a pesquisadora se reunirá com o diretor do ICMC e coordenador do INCT-SEC, José Carlos Maldonado, e com representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para discutir possíveis acordos de cooperação acadêmica. Também estão previstas visitas técnicas aos laboratórios das duas instituições.

Ainda no dia 18, Seaman apresentará a palestra Managing technical debt, com início às 14h30, na sala 4 do Departamento de Computação da UFSCar.

Seaman, que também é professora da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, atua nas áreas de engenharia de software empírica e métodos de pesquisa qualitativa. As apresentações serão proferidas em inglês, abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço:

Palestra: Using qualitative methods in empirical studies of software engineering
Palestrante: Carolyn Seaman (Universidade de Maryland e Fraunhofer Center for Experimental Software Engineering, EUA)
Quando: segunda-feira, 17 de junho, às 15h
Onde: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (ICMC/USP)
Clique para ver o resumo (em inglês)

Palestra: Managing technical debt
Palestrante: Carolyn Seaman (Universidade de Maryland e Fraunhofer Center for Experimental Software Engineering, EUA)
Quando: terça-feira, 18 de junho, às 14h30
Onde: sala 4 do Departamento de Computação / UFSCar
Clique para ver o resumo (em inglês)


Informações:
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Tel. (16) 3373-8120

Defesas e qualificações da semana - 17 a 21 de junho


Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Co-projeto hardware/software para cálculo de fluxo ótico
Aluno: Tiago Mendonça Lobo
Orientador: Eduardo Marques
Quando: segunda-feira, 17 de junho, às 15h
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Agrupamento de dados baseado em comportamento coletivo e auto-organização
Aluno: Roberto Alves Gueleri
Orientador: Zhao Liang
Quando: terça-feira, 18 de junho, às 14h
Onde: Sala de Aprendizado Eletrônico do CISC
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Construção automática de redes bayesianas para extração de interações proteína-proteína a partir de textos biomédicos
Aluno: Pedro Nelson Shiguihara Juárez
Orientador: Alneu de Andrade Lopes 
Quando: quinta-feira, 20 de junho, às 9h
Onde: sala 4-124
--------------------


Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ICMC promove eventos sobre aprendizado de máquina e extração de conhecimento

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) promoverá de 14 a 17 de julho a II School on Machine Learning and Knowledge Discovery in Databases (MLKDD), evento que tem como objetivo ajudar na capacitação de profissionais qualificados nas áreas de aprendizado de máquina e extração de conhecimento. O evento será realizado no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no campus USP de São Carlos.

A programação do MLKDD contará com cinco minicursos, ministrados por especialistas mundiais nessas áreas:
  • Predicting the rankings of financial analysts, supporting big data projects and other applications of label ranking methods, com Carlos Soares, da Universidade do Porto (Portugal)
  • Multi-label Classification, com Jesse Read, da Universidade Carlos III de Madrid (Espanha)
  • Knowledge Discovery from Data Streams, com João Gama, da Universidade do Porto (Portugal)
  • Big Data Analytics, com Marko Grobelnik, do Instituto Jožef Stefan (Eslovênia)
  • Comparing apples and oranges: towards commensurate evaluation metrics in classification, com Peter Flach, da Universidade de Bristol (Reino Unido)
As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde estão disponíveis também a programação completa e o valor das taxas, com descontos até o dia 30 de junho. As vagas são limitadas.

O evento é financiado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA).

KDMiLe 2013

Na mesma semana, entre os dias 17 e 19 de julho, o ICMC também será sede do primeiro Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe). O objetivo é integrar pesquisadores, profissionais, desenvolvedores, estudantes e usuários das áreas de mineração de dados e aprendizado de máquina, por meio da apresentação de pesquisas, discussão de idéias e intercâmbio de técnicas, ferramentas e experiências relacionadas a essas áreas.

O simpósio aceita submissões de trabalhos até o dia 30 de junho, e em breve disponibilizará em seu site a programação completa e o formulário de inscrição.

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com apoio financeiro do CNPq e da FAPESP.


Informações
Site do KDMiLe: kdmile.linkedej.com.br

Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC oferece bolsas de monitoria


O Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebe até o dia 28 de junho inscrições para bolsas de monitoria para o 2º semestre de 2013.

As bolsas terão duração de quatro meses a partir de agosto, e o valor mensal é de R$ 300,00. A carga horária de atendimento aos alunos é de três horas semanais.

Podem se inscrever alunos de graduação ou pós-graduação que não possuam outras bolsas e que tenham cursado a disciplina ou equivalente. Para alunos da graduação, é necessário ter cursado pelo menos os dois primeiros semestres do curso

Os interessados deverão se inscrever na Secretaria do SME, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, munidos do histórico escolar atualizado (impresso do Sistema Júpiter ou Fênix).

Relação de disciplinas:
  • SME0100 – Cálculo Numérico I
  • SME0141 – Álgebra Linear e Equações Diferenciais
  • SME0200 – Cálculo Numérico I
  • SME0220 – Introdução à Teoria das Probabilidades
  • SME0300 – Cálculo Numérico
  • SME0302 – Métodos Numéricos para Engenharia II
  • SME0306 – Métodos Numéricos e Computacionais II
  • SME0320 – Estatística I
  • SME0510 – Introdução à Pesquisa Operacional
  • SME0641 – Álgebra Linear e Equações Diferenciais
  • SME0805 – Processos Estocásticos

Informações
Secretaria do SME
Tel. (16) 3373-8121

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Departamento de Sistemas de Computação do ICMC oferece bolsas de monitoria


O Departamento de Sistemas de Computação (SSC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) recebe até o dia 19 de junho inscrições para bolsas de monitoria para o 2º semestre de 2013.

As bolsas terão duração de quatro meses a partir de agosto, e o valor mensal é de R$ 300,00. A carga horária de atendimento aos alunos é de oito horas semanais.

Podem se inscrever alunos de graduação ou pós-graduação que não possuam outras bolsas e que tenham cursado a disciplina ou equivalente. 

Os interessados deverão se inscrever pela internet, por meio do formulário disponível em http://goo.gl/Uewjk. O critério de seleção será a média ponderada suja do aluno no curso atual e a demanda da disciplina.

Relação de disciplinas:
  • SSC0140 e SSC0541 - Sistemas Operacionais I
  • SSC0144 - Redes de Alto Desempenho
  • SSC0141 - Sistemas Operacionais II
  • SSC0114 - Arquitetura de Computadores

Informações
Secretaria do SSC
Tel. (16) 3373-9655


terça-feira, 11 de junho de 2013

Vivência em escolas e jogos matemáticos compõem licenciatura modernizada no ICMC

Novas mídias educacionais são utilizadas como prática de estímulo ao aprendizado em Matemática nas escolas da rede pública de São Carlos


O processo de aprendizado nas escolas de formação básica tem mudado com o passar dos anos. Para capacitar os professores que entram neste novo cenário educacional, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, tem investido em novas disciplinas e projetos no curso de Licenciatura em Matemática. 

A professora do Departamento de Matemática, Miriam Utsumi, explicou que as mudanças na estrutura curricular da licenciatura começaram a partir da observação das exigências presentes na escola. “Os alunos não estão mais dispostos a assistir uma aula de Matemática com giz e lousa. Percebemos que eram necessárias outras atividades para motivar esses alunos”, disse a docente. 

Jogos com legendas em braille
desenvolvidos pelos alunos
do ICMC 
Neste contexto, a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Edna Zuffi, propôs duas novas disciplinas para a grade curricular: Ensino de Matemática por Múltiplas Mídias e Ensino de Matemática para Alunos com Necessidades Especiais. “Incorporamos estas disciplinas com a preocupação de formar professores que saibam lidar com essas novas exigências educacionais”, explicou Utsumi.

Segundo Zuffi, a inserção dessas novas disciplinas no ICMC foi precoce. "Em 1998 foi proposta a de Múltiplas Mídias como uma disciplina optativa. E a partir da grade de 2012 ela passou a ser uma disciplina obrigatória", disse.

A docente explicou que na época em que a disciplina foi proposta já havia a discussão sobre a inclusão das novas tecnologias em sala de aula. "A ideia é que haja um momento de reflexão no curso de formação de professores de matemática do uso de tecnologias para o ensino de Matemática com foco em todas as possibilidades midiáticas".

Além disso, os estudantes de licenciatura do ICMC realizam diversas visitas didáticas a instituições de ensino. Segundo Utsumi, as visitas proporcionam a troca de aprendizado e experiências entre os alunos do Instituto e outras instituições. “Procuramos levar os alunos onde exista algum tema que interfira na prática escolar”. 

Vivência em escolas da rede pública 

Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o ICMC mantem um projeto de apoio à docência como componente articulador da prática de formação inicial do professor, proporcionando ao estudante de licenciatura a vivência dentro do ambiente escolar como iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores de educação básica. 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) concede bolsas aos alunos de licenciatura em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino de São Carlos, inserindo os estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica. 

"Hoje em dia, o papel do professor ampliou-se muito. Ele tem que fazer a gestão da sala de aula, dar conta de ensinar o conteúdo, manter a disciplina da classe e cuidar da parte burocrática, além de proporcionar a parte afetiva que muitos alunos não têm. Então, essa pluralidade e riqueza da escola eles já vão vivenciando desde o início da licenciatura", apontou Utsumi.

Novas mídias educacionais 

Jogo de operações matemáticas em braille estimula o
aprendizado de alunos com necessidades especiais
O Departamento de Matemática do ICMC tem dois laboratórios especializados no desenvolvimento de novas práticas de aprendizado, utilizando jogos matemáticos. São os laboratórios de Ensino de Matemática e de Educação Matemática, ambos vinculados ao Grupo de Educação Matemática.

A professora Utsumi explicou que o licenciando precisa entender e identificar as dificuldades presentes na rotina escolar. “O professor deve saber quais materiais utilizar para ensinar os alunos. Nesses laboratórios estimulamos nossos alunos a criarem novos meios de ensino para tornar a aula mais interessante e diversificada”.

Programa de Mestrado Profissional em Matemática

Já em nível de pós-graduação, o ICMC participa do programa o ProfMat - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, mantido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Oferecido gratuitamente, o programa concede ao professor que já atua nas escolas o grau de Mestre. A prioridade é para professores de escola pública, mas também são oferecidas vagas para os demais candidatos. Mais informações em http://goo.gl/FH7Gy.


Informações
Laboratório de Educação Matemática (LEMa) - Tel. (16) 3373-9512
Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) - Tel. (16) 3373-9723


Texto e fotos: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC-USP

ICMC apresenta seus cursos na Feira de Profissões da USP em Piracicaba


A 12ª Feira de Profissões da USP Interior foi realizada nos dias 4 a 6 de junho no ginásio de esportes do campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba, e contou com a participação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O objetivo do evento foi apresentar aos alunos do ensino médio e vestibulandos os cursos de graduação oferecidos, bem como a infraestrutura dos campi e das unidades. A feira também disponibilizou informações sobre o vestibular, as profissões e o mercado de trabalho.

No estande do ICMC, os participantes puderam conversar com professores e alunos e obter informações sobre os cursos de Ciências de Computação, Ciências Exatas, Engenharia de Computação, Estatística, Matemática, Matemática Aplicada e Computação Científica e Sistemas de Informação. 

Puderam também conferir as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estudantes, como o futebol de robôs do grupo Warthog Robotics, e o Virtuosi!, jogo musical ao estilo GuitarHero produzido pelo grupo Fellowship of the Game. Outras atrações foram os jogos matemáticos utilizados pelo Laboratório de Educação Matemática, como a Torre de Hanói, e os robôs de pequeno porte desenvolvidos pelo Laboratório de Robótica Móvel.

A Feira de Profissões é promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP como parte do programa USP e as Profissões. Nas unidades, a participação é coordenada pelas Comissões de Cultura e Extensão. A edição deste ano contou com a participação de 194 instituições de ensino de 104 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sobre a feira

As Feiras de Profissões da USP são grandes eventos com duração de três dias que acontecem duas vezes por ano. Organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A Feira de Profissões do Interior acontece desde 2001 e é um evento itinerante organizado anualmente por um dos campi do interior (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos). A feira divulga apenas os cursos oferecidos nos campi do interior, recebendo um público médio de sete a oito mil visitantes entre estudantes, professores, pais, demais interessados e acompanhantes.

Já a Feira de Profissões da USP São Paulo é realizada desde 2006 na capital e reúne mais de 55 unidades de ensino e pesquisa, além de órgãos e museus. É aberta a todos os estudantes, mas seu principal foco é o aluno de escola pública. Nos estandes da FUVEST e da Pró-Reitoria de Graduação são oferecidas informações sobre as ações do INCLUSP, que beneficiam os alunos da rede pública com bonificações na nota da prova do vestibular e bolsas de estudos para os ingressantes. A edição deste ano acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de agosto.

Mais informações:
Site do programa USP e as Profissões: http://prceu.usp.br/uspprofissoes

Serviço de Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9639
grad@icmc.usp.br