sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ação de Natal no ICMC: presentes são entregues a idosos e crianças

Mobilização da comunidade do Instituto beneficiou 30 idosos e 40 crianças

Idosos do Cantinho de Luz receberam presentes na última terça
Os trinta idosos que são atendidos no asilo Cantinho de Luz (Núcleo Guardiões do Amor) receberam na tarde da última terça-feira, 16 de dezembro, os presentes arrecadados pela comunidade do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A visita ao asilo para a entrega das roupas e itens de higiene, que foram os principais produtos presentes nos kits recebidos por cada idoso, contou também com uma apresentação musical do funcionário Erick Previato.

A ação, promovida pela Comissão de Ação e Integração Social do Instituto, começou com a colocação de cartões na árvore de Natal localizada no bloco 4 do ICMC. No cartão, com o apoio da assistente social do asilo, cada idoso descreveu o que gostaria de ganhar no Natal de 2014. Então, a comunidade do Instituto se mobilizou: funcionários, alunos e professores foram convidados a retirar os cartões da árvore e a atender aos pedidos de cada idoso.

Além disso, a comunidade do ICMC contribuiu para tornar o Natal de 40 crianças mais feliz. Elas foram beneficiadas por meio do Projeto Papai Noel, uma iniciativa da Assistência Social da USP. Nesse caso, o Serviço de Pessoal e Expediente do ICMC recebeu as fichas com os pedidos das crianças, repassadas pela Assistência Social, e as distribuiu aos funcionários e docentes que as presentearam com roupas, brinquedos e guloseimas.

Visita ao asilo contou com apresentação musical do funcionário Erick Previato
A Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) agradece a colaboração de todos que participaram da iniciativa e ajudaram a fazer a diferença neste Natal!

Mais informações
Comissão de Ação e Integração Social do ICMC: cais@icmc.usp.br

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Ferramenta acessível para visualização de vídeos conquista segundo lugar no Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web

Premiados participaram de cerimônia em São Paulo no auditório do Memorial da Inclusão

Desenvolvido no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o projeto Facilitas, um reprodutor de vídeos acessível conquistou o segundo lugar no 3º Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o Todos@Web, na categoria Aplicativos e Tecnologias Assistivas. O projeto foi desenvolvido pela doutoranda Johana Rosas e pelo estudante recém-formado em ciências de computação Bruno Ramos, durante sua iniciação científica. Ambos foram orientados pelos professores Rudinei Goularte e Renata Pontin, do ICMC.

O projeto Facilitas surgiu a partir da constatação de que a disponibilidade de conteúdo de vídeo na web está crescendo rapidamente devido aos avanços das tecnologias multimídia e da grande quantidade de páginas na internet de compartilhamento de vídeo. Para que qualquer usuário possa acessar esse conteúdo, independentemente da limitação que apresente, seja uma deficiência ou alguma restrição momentânea, os pesquisadores criaram o Facilitas Player. A ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa para reproduzir um vídeo numa página web. Para isso, basta fazer o download no link http://facilitasplayer.com.

Durante o desenvolvimento do projeto, diversas pesquisas foram realizadas com usuários reais (com e sem limitações), procurando identificar os pontos negativos e positivos dos atuais reprodutores de vídeo, além de testar as novas funcionalidades do Facilitas Player. “Um desses testes foi realizado com 15 idosos que participavam de aulas de informática na Fundação Educacional São Carlos. Outro teste contou com a participação de usuários com deficiência visual”, conta Goularte.

Entre as funcionalidades disponíveis no Facilitas estão controles como reproduzir, pausar, parar, ajustar o volume, redimensionar a janela de exibição, retroceder ou avançar 10 segundos, habilitar ou desabilitar legendas, mudar o tamanho, fonte e cor da legenda e a cor do fundo da legenda. O reprodutor permite, ainda, realizar a busca de palavras ou frases na legenda do vídeo, apresentando como resultado da busca uma lista com o tempo e a frase relacionada com o texto inserido. Nas configurações do reprodutor, também é possível mudar o idioma, sendo oferecidas duas opções: português e inglês. O Facilitas possibilita, ainda, acesso ao vídeo pelo teclado e a inserção de anotações. Esse tipo de funcionalidade permite encontrar um trecho do vídeo de forma direta e, segundo os testes com os usuários, é muito bem-vindo no momento de assistir a tutoriais, noticiários ou vídeos que relatem o passo-a-passo para realizar uma tarefa. 

Além disso, existe a função chamada "desligar as luzes", que possibilita centrar o reprodutor na tela e esconder o resto do conteúdo da página, de forma que o destaque seja somente o vídeo. Outra funcionalidade relevante para pessoas que têm deficiência visual é a opção de áudio descrição. Atualmente, o Facilitas encontra-se disponível no site GitHub (https://github.com) com a licença open-source BSD 3, possibilitando que outros pesquisadores possam colaborar com o projeto e aprimorar a ferramenta.

Sobre o Todos@Web – O Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o Todos@Web, é uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do W3C Brasil – órgão internacional responsável pelos padrões utilizados na web em todo o mundo. O prêmio também tem apoio governamental por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. O objetivo da iniciativa é promover a acessibilidade do conteúdo web para melhorar a inclusão de pessoas com deficiência no acesso a diversos serviços ofertados na internet, incluindo educação, lazer, compras, finanças, dentre inúmeros outros. 

A cerimônia de premiação da terceira edição aconteceu dia 4 de dezembro, no auditório do Memorial da Inclusão, em São Paulo. Além de ganhar um troféu e ter seu trabalho exibido em publicação do W3C.br, os alunos do ICMC receberam R$ 3 mil.

Na segunda edição do prêmio, outros dois alunos do ICMC tiveram seus trabalhos reconhecidos: Filipe Grillo desenvolveu a ferramenta AWMo: Accessible Web Modeler durante o mestrado no ICMC e ficou em segundo lugar na categoria Aplicativos e Tecnologias Assistivas; e William Watanabe ficou em terceiro lugar na mesma categoria, com o trabalho Aria-check, resultado de seu doutorado. Ambos foram orientados pela professora Renata Pontin.

Na primeira edição do prêmio, o reconhecimento foi alcançado pelo projeto AccessibilityUtil, desenvolvido no ICMC em parceira com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás, que também ficou em segundo lugar na categoria Aplicativos e Tecnologias Assistivas. O projeto foi desenvolvido por Thiago Jabur Bittar e Leandro do Amaral sob orientação da professora Renata.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Site do Prêmio: http://premio.w3c.br/sobre
Site do Facilitas Player: http://facilitasplayer.com
Assessoria de Comunicação: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Professor do ICMC ganha Prêmio Tese Destaque USP e ex-aluno recebe menção honrosa

Amancio defendeu sua tese no Instituto de Física de São Carlos e hoje é professor no ICMC

Impacto do trabalho, qualidade da redação, metodologia e rigor científico, originalidade, atualidade e relevância dos resultados. Esses foram os critérios que levaram o professor Diego Amancio e o ex-aluno Rodrigo Barros, ambos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a serem reconhecidos na terceira edição do Prêmio Tese Destaque USP, na área de Ciências Exatas e da Terra.

O trabalho de Amancio, Classificação de textos com redes complexas, ficou com o prêmio de melhor tese. Apresentado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) em 2013, a tese foi orientada pelo docente Luciano da Fontoura Costa e co-orientada pelo docente Osvaldo Novais de Oliveira Jr., ambos do IFSC. Atualmente, Amancio é professor do ICMC e, em seu trabalho de doutorado, desenvolveu um método capaz de classificar textos não pelo conteúdo, como já é feito atualmente, mas pelo arranjo das palavras que os compõem, maneira através da qual autores, obras e assuntos podem ser identificados. “Pela classificação tradicional, as buscas são feitas tendo como base o conteúdo dos textos, ou seja, por palavras-chave. Meu trabalho complementa essas buscas baseando-se no arranjo de palavras dos textos”, explica o professor.

O conceito de redes complexas foi o que norteou a pesquisa em questão. Utilizando-se de um software criado no Grupo de Computação Interdisciplinar do IFSC, Amancio “transformou” as palavras dos textos analisados em vértices de redes complexas, buscando inter-relações entre elas, como, por exemplo, a quantidade de vezes que duas palavras aparecem juntas. Quando questionado sobre o motivo pelo qual acredita que sua tese tenha recebido o Prêmio Tese Destaque USP, o professor acredita que a aplicabilidade da pesquisa tenha sido o principal fator. “A modelagem que fizemos não é convencional na área de computação. Além de valer para outros sistemas que não tenham somente relação com análise de textos, trata-se de uma abordagem complementar à tradicional que considera somente o conteúdo dos textos para classificá-los”, conta.

Menção honrosa - Já a tese de doutorado Sobre o projeto automático de algoritmos de indução de árvores dedecisão, de autoria de Rodrigo Barros, recebeu menção honrosa. O trabalho foi orientado pelo professor André Carvalho, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. Barros também foi co-orientado pelo professor Alex Freitas, da Universidade de Kent.

Atualmente, Barros é professor na Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Seu trabalho já havia recebido o prêmio da Sociedade Brasileira de Computação de melhor tese de 2013 e o Prêmio Capes de Tese de 2013.

O ex-aluno Barros e seu orientador, professor André Carvalho
Sobre o Prêmio – Em sua terceira edição, o Prêmio Tese Destaque USP tem como objetivo estimular a constate busca pela excelência na pesquisa. Para cada grande área de conhecimento, são concedidos um prêmio e duas menções honrosas. A indicação das teses é feita pelas Comissões Coordenadoras de Programas.

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento e pela contribuição para o avanço do conhecimento.

Texto: Denise Casatti (Assessoria de Comunicação do ICMC) com a colaboração de Tatiana Zanon (Assessoria de Comunicação do IFSC)

Mais informações
Veja a lista completa dos premiados: http://www.prpg.usp.br/wp-content/uploads/Resultado-3a-Edicao-do-Premio-Tese-Destaque-USP.pdf
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373-9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Chamadas abertas para submissão de trabalhos ao International Symposium on Computer-Based Medical Systems

Pesquisadores têm até 13 de janeiro para submeter resumos de trabalhos para o evento internacional, que acontecerá pela primeira vez no Brasil em junho de 2015


Estão abertas, até 13 de janeiro, as chamadas para a submissão de resumos ao 28th IEEE International Symposium on Computer-Based Medical Systems (CBMS). O evento internacional acontecerá pela primeira vez no Brasil entre 22 e 25 de junho e será realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

Por se tratar de uma conferência de grande prestígio internacional da área de medicina computacional, o evento é uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e informações entre acadêmicos e cientistas que atuam na indústria. Haverá seções técnicas e de pôsteres, bem como palestras e tutoriais ministrados por especialistas brasileiros e estrangeiros que lideram as pesquisas nesse campo do conhecimento. Também neste ano ocorrerá, pela primeira vez no CBMS, uma seção industrial, em que pesquisadores e profissionais que atuam na área da saúde poderão mostrar práticas inovadoras em suas atividades. A seção será realizada nas dependências do Hospital das Clínicas da FMRP.

A submissão de trabalhos para qualquer das seções deve ser realizada no site do evento (http://www.gbdi.icmc.usp.br/events/cbms2015/callforpapers.html), onde também são encontradas mais informações sobre as nove áreas principais em que se divide a conferência. O CBMS é realizado pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), a maior organização profissional do mundo em computação, pelo ICMC e pela FMRP. 

Mais informações
Setor de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ICMC coloca São Carlos no mapa da Hora do Código

Iniciativa do Instituto possibilitou que comunidade participasse do maior evento mundial de programação


Eduardo e o pai: um estímulo para o sonho do garoto
Ele quer trabalhar no Google quando crescer. Com apenas 11 anos, Eduardo Falvo está sentado em um dos laboratórios de computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na manhã chuvosa de sábado, 13 de dezembro, resolvendo os desafios de programação no evento a Hora do Código no ICMC.

A presteza do garoto diante do computador surpreende aos que assistem à cena tanto quanto sua resposta firme na hora de falar sobre a profissão que pretende exercer no futuro. “Sempre gostei de mexer no computador”, revela. Ao pai, Maurício Falvo, cabe o papel de estimulá-lo: “Acho importante ele entender que trabalhar com jogos não está relacionado apenas a jogar”.

No total, mais de 70 pessoas participaram da Hora do Código do ICMC, divididas em duas turmas: uma iniciou as atividades às 10 horas e outra às 15 horas. Na abertura do evento, a atração foi o robô NAO. “Ele é um exemplo do que se faz hoje em dia com a tecnologia da computação. A linguagem que usamos para fazer esse robô ou um carro sem motorista se locomover é muito parecida com a que vocês aprenderão hoje ao resolver os exercícios da Hora do Código”, explicou o professor Fernando Osório, do ICMC. 

Robô NAO foi uma das atrações do evento
Para o comerciante José Roberto Pereira, 66 anos, o evento foi uma oportunidade de entender melhor a máquina e ver como ela executa as tarefas. “Para mim, isso tudo é uma novidade. A atenção que os tutores me deram foi muito importante”, contou. Participaram voluntariamente da ação 20 tutores, contribuindo para esclarecer as dúvidas dos participantes. 

Além disso, em muitos desafios, eram as pequenas mãos das crianças que apoiavam as mãos de avós e pais sobre o mouse, mostrando como eles deveriam executar as ações. “Eu dei umas dicas para o meu avô”, disse Mariana de Souza, 8 anos. “Ela está melhor do que eu. É que eu não pratico muito e ela vive jogando, já tem mais familiaridade”, confessou o avô, João Alberto de Souza.

Segundo Osório, o evento também contribui para que as pessoas percam o medo das áreas de ciências exatas e da programação em especial: “É importante desmistificarmos essa área, que é muito carente de mão-de-obra no Brasil”. A presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC, Solange Rezende, vislumbra ainda outro papel fundamental para esse tipo de iniciativa: “Estamos semeando sonhos, mostrando que a USP é para todos”.

José Roberto Pereira mostra o certificado com satisfação
Sobre a Hora do Código – A iniciativa do ICMC faz parte de um movimento global que atingiu mais de 75 milhões de pessoas em todo o mundo este ano e mais de 568 mil pessoas no Brasil. Trata-se de um convite para que as pessoas se dediquem, durante uma hora, a resolver uma série de desafios intuitivos e lúdicos. O objetivo é desmistificar a programação e mostrar que todos podem aprender os fundamentos básicos da computação.

Quem não conseguiu participar do evento, ainda pode participar da iniciativa acessando os tutoriais que estão disponíveis no site br.code.org/learn. Para as pessoas que não têm qualquer experiência com programação, os especialistas do ICMC recomendam começar primeiramente pelo tutorial do Angry Birds e, a seguir, prosseguir pelos demais, que são mais complexos.

ICMC colocou São Carlos no mapa da Hora do Código

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site da Hora do Código: br.code.org/learn
Veja o álbum de fotos do evento no Facebook: icmc.usp.br/e/dffb2
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Defesas e qualificações da semana - 15 a 19 de dezembro


Defesa de Mestrado - PROFMAT
O infinito na matemática
Aluno: Bruno Andrade Borges
Orientador: Americo Lopez Galvez
Quando: segunda-feira, 15 de dezembro, às 10h
Onde: sala 3-002
---------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
GreenMACC - Uma arquitetura para metaescalonamento verde com provisão de QoS em uma nuvem privada
Aluno: Osvaldo Adilson de Carvalho Junior
Orientadora: Regina Helena Carlucci Santana
Quando: segunda-feria, 15 de dezembro, às 10h
Onde: sala 3-103
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Computação em nuvem elástica auxiliada por agentes computacionais e baseada em histórico para web services
Aluno: Ariel da Silva Dias
Orientador: Marcos José Santana
Quando: segunda-feira, 15 de dezembro, às 14h
Onde: sala 3-002
---------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Lot sizing with setup carryover and crossover
Aluno: Márcio Antonio Ferreira Belo Filho
Orientadora: Franklina Maria Bragion de Toledo
Quando: terça-feira, 16 de dezembro, às 9h
Onde: auditório Jans Frans Willem Slaets no DTI (antigo CISC)
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Detecção de fronteira em sistemas de partículas
Aluno: Marcos Henrique Alves Sandim
Orientador: Afonso Paiva Neto
Quando: terça-feira, 16 de dezembro, às 10h
Onde: sala 3-002
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Metodologia para a construção de sistemas de diálogos para agentes recepcionistas usando ontologias
Aluno: Ewerton José Wantroba
Orientadora: Roseli Aparecida Francelin Romero
Quando: terça-feira, 16 de dezembro, às 12h
Onde: sala 3-103
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Efeito tigela em linhas de produção: novas evidências computacionais
Aluno: Pedro Belin Castellucci
Orientador: Alysson Machado Costa
Quando: quarta-feira, 17 de dezembro, às 15h
Onde: sala 3-002
---------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Programa de Verão em Estatística do ICMC e da UFSCar está com inscrições abertas


As inscrições para os cursos e minicursos do Programa de Verão em Estatística 2015 estão abertas até 15 de dezembro. Realizado em conjunto pelos grupos de pesquisa em estatística e probabilidade do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o evento é gratuito e acontecerá entre 5 de janeiro e 13 de fevereiro do próximo ano.

Como uma atividade do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), o evento tem como objetivo estimular os estudantes que estão nos últimos anos de graduação a adquirem novos conhecimentos em tópicos não usualmente tratados no decorrer da graduação. Outra finalidade do Programa é promover o intercâmbio científico entre pesquisadores da região e de diferentes instituições nacionais ou do exterior.

Além dos cursos e minicursos, haverá palestras proferidas por especialistas da área que acontecerão no contexto do Third Workshop on Probabilistic and Statistical Methods, a ser realizado de 9 a 11 de fevereiro. A intenção do Workshop é discutir novas descobertas e apresentar as pesquisas mais recentes no campo da estatística, probabilidade e suas aplicações. 

Mais informações
Confira a programação completa do Programa de Verão em Estatística 2015: http://estatisticaverao.icmc.usp.br/
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

Bacharelado em Ciências de Computação reelege coordenador



O professor Thiago Pardo foi reeleito coordenador do curso de Bacharelado em Ciências da Computação, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Seu mandato é de dois anos, contados a partir de 6 de dezembro. O suplente é o professor Gustavo Batista.

Pardo possui graduação e mestrado em Ciências da Computação pela UFSCar e doutorado pela USP. É professor no ICMC desde 2003. Possui experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de linguagem natural, ou linguística computacional, mais especificamente em sumarização automática de textos e análise discursiva.

Mais informações
Serviço de Graduação: (16) 3373.9639
E-mail: grad@icmc.usp.br

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Parceria entre ICMC, EPTV e Diretoria Regional de Ensino de São Carlos gera economia de 2 milhões de litros de água

Projeto Usa e Reduza mobilizou 145 escolas da região, promovendo uma mudança de hábitos em relação ao uso racional da água

Professora Roseli Romero (quinta à esquerda) e Erick Previato (último à direita) durante cerimônia de premiação do projeto

Uma grande gincana mobilizou 145 escolas da região de São Carlos durante três meses em prol do incentivo ao consumo consciente da água. Resultado: 2 milhões de litros foram economizados no período com o projeto Usa e Reduza.

Realizado por meio de uma parceria entre o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos e o Instituto EPTV, o projeto consistiu em uma competição entre classes do sexto ano do ensino fundamental de escolas das redes municipal, estadual e particular. Ao longo de três meses – agosto, setembro e outubro – cada estudante levou à escola a conta de água de sua residência. O professor responsável inseriu esses dados em um sistema desenvolvido pelo ICMC (http://usaereduza.icmc.usp.br). 

Após a inserção das informações de todos os estudantes da classe, a planilha calculava a média do consumo do mês daquela turma. A classe que obteve o primeiro lugar nessa competição foi o sexto ano A da escola municipal Senador Carlos José Botelho, de Dourado, que alcançou a melhor média no período, economizando 3,5 metros cúbicos de água (veja a relação de vencedores no final desta reportagem).

De acordo com a professora Roseli Romero, do ICMC, ao participar de projetos como esse, o Instituto estende à sociedade uma parcela do conhecimento técnico inerente à sua área de atuação. “Inicialmente, desenvolvemos uma planilha para o cálculo do consumo”, explica a professora. “Depois, construímos uma base de dados para armazenar as informações cadastradas pelas escolas na planilha e desenvolvemos o site utilizando software livre”, completou Erick Previato, da Seção Técnica de Informática do ICMC. Segundo Romero, a grande vantagem do site é ter possibilitado que os professores inserissem as informações e pudessem acessá-las de qualquer cidade, facilitando a participação de um maior número de escolas. Para o próximo ano, a professora adianta que a meta é alcançar cerca de 800 escolas.

Para a dirigente regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, o sucesso do projeto está relacionado à união das forças dos três parceiros do projeto. “Apenas com o trabalho em equipe conseguimos fazer algo melhor para o mundo. Os números comprovam que aconteceu uma mudança de hábitos e que a educação é o caminho para alcançarmos isso”, finalizou.

Classe que ficou em primeiro lugar em visita ao estúdio da EPTV Central

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

As três escolas que obtiveram os melhores resultados

1º lugar: escola municipal de ensino fundamental Senador Carlos José Botelho
Classe: 6º ano A
Professor responsável: Rosana Ferreira Puertas
Média de agosto: 19,40
Média de setembro: 15,90
Média de outubro: 15,90
Economia de 3,5 metros cúbicos

2º lugar: Escola Estadual Jardim Bela Vista
Classe: 6º ano C
Professor responsável: Daniela Aparecida Martha Miranda
Média de agosto: 17,83
Média de setembro: 15,82
Média de outubro: 15,22
Economia de 2,61 metros cúbicos

3º lugar: Escola Estadual Professor Marivaldo Carlos Degan
Classe: 6º ano E
Professor responsável: Camila Kwiatkoski Timoteo
Média de agosto: 12,00
Média de setembro: 11,20
Média de outubro: 10,00
Economia de 2,00 metros cúbicos

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Assista à palestra de Artur Avila, ganhador da Medalha Fields 2014

Transmissão acontecerá na próxima quarta-feira, a partir das 9 horas

Palestra de Avila abre Congresso Brasileiro de Jovens
Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada

O matemático Artur Avila, ganhador da Medalha Fields 2014, fará uma conferência na próxima quarta-feira, 10 de dezembro, no auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária, São Paulo. A sessão será transmitida ao vivo pela web no site http://www.iea.usp.br/aovivo.

A conferência marca a abertura do 1º Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada, que se realiza na USP de 10 a 12 de dezembro. A solenidade começa às 9 horas. Às 9h30, Avila fará sua conferência; às 10h30, participará de uma conversa com outro matemático brasileiro, Jacob Palis, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, do qual foi diretor, e atual presidente da Academia Brasileira de Ciências.

A conferência de abertura é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. A organização do evento é do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP; do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e da Universidade Estadual Paulista; além do IEA.

Mais informações
Site oficial do evento: http://jovens.ime.usp.br/jovens/pt-br

Palestras da semana - 8 a 15 de dezembro


Palestra
Spike-in cell normalization accounts for global gene expression changes and controls RNA lysis
Palestrante: Franziska Taruttis (University of Regensburg, Germany)
Quando: segunda-feira, 8 de dezembro, às 14h30
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários de Otimização
An adaptive large neighborhood search heuristic for the parallel machine problem with tooling constraints (IPMTC)
Palestrante: Andreza Cristina Beezão (ICMC)
Quando: terça-feira, 9 de dezembro, às 17h
Onde: sala 5-101
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminário
Dimensão de Hausdorff e integração de funções não mensuráveis
Palestrante: Alex Pereira (ICMC)
Quando: quarta-feira, 10 de dezembro, às 13h
Onde: sala 3-011
Clique aqui para ver o resumo
---------

Palestra
Oportunidades de estudo e pesquisa na Universidade de Melbourne
Palestrante: Alysson Machado Costa (Universidade de Melbourne)
Quando: segunda-feira, 15 de dezembro, às 14h
Onde: sala 4-001
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminário do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Estatística (ICMC/UFSCar)
Exploring burnout in a large European nurse survey using a multilevel covariance regression model
Palestrante: Emmanuel Lesaffre (Department of Biostatistics, Erasmus MC, Rotterdam, the Netherlands, L-Biostat, KULeuven, Leuven, Belgium)
Quando: segunda-feira, 15 de dezembro, às 14h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique aqui para ver o resumo
---------

Seminários de Otimização
Otimização aplicada ao uso racional de água para fins ambientais
Palestrante: Alysson Machado Costa (Universidade de Melbourne)
Quando:  segunda-feira, 15 de dezembro, às 15h
Onde: sala 4-001
Clique aqui para ver o resumo
---------

Mais informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Defesas e qualificações da semana - 8 a 12 de dezembro




Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Segmentação 3D do crânio para monitoramento odontológico de alterações ósseas
Aluno: Oscar Alonso Cuadros Linares
Orientador: João do Espírito Santo Batista Neto
Quando: segunda-feira, 8 de dezembro, às 9h30
Onde: sala 3-002
---------------------

Defesa de Mestrado - PROFMAT
Economia doméstica: uma aplicação prática para alunos concluintes do ensino fundamental
Aluna: Lizlane Aparecida Trevelin
Orientador: Luiz Augusto da Costa Ladeira
Quando: terça-feira, 9 de dezembro, às 14h
Onde: sala 3-102
---------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Algoritmos evolutivos para modelos de mistura de gaussianas em problemas com e sem restrições
Aluno: Thiago Ferreira Covões
Orientador: Eduardo Raul Hruschka
Quando: terça-feira, 9 de dezembro, às 14h
Onde: sala 3-002
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Visualização como apoio à identificação de atributos relevantes em dados multidimensionais variantes no tempo
Aluna: Aurea Rossy Soriano Vargas
Orientadora: Maria Cristina Ferreira de Oliveira
Quando: terça-feira, 9 de dezembro, às 14h
Onde: sala 3-103
---------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

Criando um estressômetro: ICMC investiga como as ferramentas computacionais podem combater o estresse

Tornar a tecnologia nossa principal aliada na busca por uma melhor qualidade de vida é o principal objetivo de um projeto que está sendo realizado na USP em São Carlos em parceria com a UFSCar e a Universidade do Arizona

Relógio inteligente usado nas pesquisas é capaz de monitorar usuário
e transferir informações para outros dispositivos como smartphones

A tecnologia já é capaz de investigar nossos hábitos mais íntimos, acompanhar o funcionamento do nosso coração, da nossa pressão sanguínea, monitorar nosso sono, nossas ondas cerebrais, analisar quantos passos damos por dia, as características da nossa voz, as calorias que consumimos e gastamos. Mas como usar essas informações captadas por esses inúmeros equipamentos presentes no nosso dia-a-dia para combater o estresse? 

Responder essa questão é o principal objetivo de um projeto que está sendo realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, em São Carlos, em parceria com a UFSCar e a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. “Nossa intenção é criar um sistema capaz de identificar as emoções do usuário por meio de vários sensores, interpretá-las automaticamente e reagir de modo inteligente, sugerindo ações para alterar um estado emocional indesejado ou reforçar um estado desejado”, explica o professor Jó Ueyama, um dos coordenadores do projeto, que é financiado pela FAPESPP. 

Na prática, isso quer dizer que, se você pudesse acoplar um sistema assim ao seu smartphone ou ao seu computador enquanto está trabalhando, por exemplo, o equipamento seria capaz de identificar se você está em um dia bom ou em um dia ruim. Então, ele exerceria o papel daquele amigo que, quando nota que você está cabisbaixo, já convida para um café. Nesse caso específico, pense que o amigo seria a tela de seu smartphone ou de seu computador, onde apareceria a indicação de uma música para você ouvir naquele dia ou um alerta sobre a necessidade de fazer uma pausa para um exercício, uma água ou um café.

Na UFSCar, quem coordena o projeto é a professora Vânia Neris, do Departamento de Computação. Já pela Universidade do Arizona, a responsável é a professora Thienne Johnson. 

Em um dos experimentos realizados estudantes foram monitorados
enquanto jogavam Super Mario Bros

Frentes de estudo – O desafio de tornar a tecnologia nossa grande aliada no combate ao estresse pode ser dividido em três principais frentes de estudo: a primeira está ligada à obtenção das informações sobre o estado emocional do usuário; a segunda relaciona-se à programação da ferramenta computacional para torná-la capaz de interpretar automaticamente as informações obtidas; e a terceira refere-se ao envio de sugestões interessantes e pertinentes para cada usuário. 

No caso da primeira etapa, existe um vasto território de pesquisa sobre o uso de diferentes tipos de sensores para obtermos informações sobre as emoções que sentimos. “Nossa meta é ter uma visão abrangente do estado emocional de uma pessoa. Para estimarmos esse estado com precisão, quanto mais parâmetros usarmos, melhor”, explica Vinícius Gonçalves, que estrá fazendo doutorado no ICMC.

Em um mundo repleto de sensores, não faltam exemplos presentes no nosso cotidiano. Pense na câmera que vem acoplada à maioria dos computadores e smartphones, aí está um sensor relevante para a captação de expressões faciais, por exemplo. Também são indícios do nosso estado emocional o tempo que levamos para realizar uma tarefa, o número de pausas que fazemos e a quantidade de vezes que repetimos uma mesma ação.

Outros aliados interessantes nessa busca pela identificação do estado emocional de uma pessoa são as famosas pulseiras e relógios inteligentes. Atualmente, há diversos modelos disponíveis no mercado que possibilitam ao usuário monitorar a qualidade do sono, o número de passos dados, a distância percorrida, etc. Como a maioria desses dispositivos possuem tecnologia wireless como o bluetooth, é possível sincronizá-los com outros equipamentos e transferir os dados ali obtidos para outras plataformas, como os smartphones

“Quando você vai a um oftalmologista, normalmente passamos por um pré-atendimento em que nossa acuidade visual é medida por meio de uma máquina. Estamos tentando criar um mecanismo similar para usar no consultório de um psicólogo ou de um psiquiatra, por exemplo, para mensurar o nível de estresse do indivíduo antes da consulta”, revela Ueyama. 

Outra possível aplicação dos resultados do projeto é o monitoramento do estado emocional de profissionais que atuam em atividades de risco como quem trabalha em um reator nuclear, em uma plataforma petrolífera, em uma estação espacial ou, ainda, desenvolvendo um software crítico para o controle de um avião. “Ao monitorar o nível de estresse dessas pessoas, estaríamos garantindo que menos erros fossem cometidos e reduzindo a possibilidade de acidentes”, acrescenta o professor. 

Câmera captura a expressão feliz do jogador ao ganhar uma vida no jogo

Interpretando emoções automaticamente – Mas como tornar uma ferramenta computacional capaz de interpretar automaticamente as informações obtidas por meio de sensores? Como uma máquina pode avaliar que você está nervoso ao notar que seu batimento cardíaco disparou, seu semblante está tenso e sua voz mais grave que o usual? 

“Precisamos ensinar para a máquina qual é o significado de cada um desses sinais. Se uma alteração nos batimentos cardíacos é algo mais relevante para a alteração do estado emocional do que uma mudança na expressão facial, é necessário colocarmos pesos distintos para cada um desses parâmetros”, conta Ueyama. A construção desses significados e valores está sendo realizada a partir de uma série de experimentos, envolvendo a participação de psicólogos.

Em um desses experimentos foram coletadas e analisadas as respostas emocionais de estudantes enquanto jogavam uma partida de Super Mario Bros. Cada estudante jogou por aproximadamente 10 minutos, tempo em que sua frequência cardíaca era medida, suas expressões faciais filmadas e todas as ações realizadas nos botões do controle monitoradas. 

Para analisar os dados obtidos nesse experimento, quatro psicólogos assistiram às filmagens para avaliar os momentos em que houve alguma variação significativa nos dados mostrados pelos sensores. Detalhe: para que pudessem classificar as emoções vivenciadas pelos estudantes de forma mais isenta, os psicólogos não tinham conhecimento dos dados captados pelos sensores.

A seguir, os pesquisadores uniram as informações fornecidas pelos psicólogos com os dados dos sensores. “Se o psicólogo avaliou que o estudante estava feliz em certo momento, observamos os dados que os sensores mostravam naquele instante. Dessa forma, temos como saber se era a expressão facial que havia alterado significativamente ou os batimentos cardíacos, por exemplo”, explica Ueyama.

É assim que nascem os parâmetros usados para construir a sequência de comandos que serão passados para o computador (algoritmos), ensinando-o a classificar as emoções. Nesse momento, os pesquisadores estão trabalhando especificamente na construção desses algoritmos. 

A previsão é de que o projeto seja finalizado em 2016. Até lá, mais experimentos acontecerão nas instituições parceiras, como no Hospital de Marília e na Universidade do Arizona. Entre as inúmeras aplicações possíveis do projeto no âmbito hospitalar está o desenvolvendo de aplicativos para auxiliar a recuperação de pacientes ou dependentes químicos. Nesses casos, monitorar o estado emocional e lembrar o horário adequado de tomar a medicação pode significar muito menos estresse. 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Crédito as fotos: Reinaldo Mizutani (relógio) e divulgação (experimentos)

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CINEFoG: sessão de cinema no ICMC apresenta Tron


Mais uma sessão de cinema oferecida pelo grupo de desenvolvimento de jogos da USP em São Carlos, o Fellowship of the Game (FoG), acontecerá na próxima sexta-feira,  5 de dezembro, às 16 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o CINEFoG exibirá o filme Tron: o legado (Tron: Legacy), ficção científica que conta a história de um rapaz que, ao ir atrás do pai desaparecido, é levado a um mundo tecnológico, habitado por programas de computador.

Sobre o FoG - O FoG é um grupo formado por alunos de graduação focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo busca a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Os processos de desenvolvimento de jogos internamente empregados pelo grupo são experimentais em termos de tecnologias e tendências de mercado. Nesse sentido, o FoG preza pela disseminação desse conhecimento, estimulando os integrantes mais experientes do grupo a compartilharem suas experiências com os recém-chegados.

Mais informações
E-mail: fog@icmc.usp.br

Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria contabiliza parcerias com mais de 26 empresas e instituições

Durante reunião de governança, Centro apresenta balanço das atividades realizadas desde sua criação e planeja ações para fortalecer parcerias e estimular divulgação da matemática no Brasil


Louzada apresentou os principais projetos do Centro, destacando parcerias

Embraer, Eletrobras, Oxiteno e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) estão na lista dos parceiros do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. O balanço das relações já estabelecidas pelo Centro com mais de 26 empresas e instituições foi um dos destaques da reunião de governança realizada na última sexta-feira, 28 de novembro, em Campinas.

“Atualmente, temos cerca de 30 projetos sendo desenvolvidos simultaneamente com essas empresas e instituições. Há peculiaridades em cada um desses relacionamentos, sendo que alguns são mais formais e outros mais informais”, explicou o diretor executivo de Relações Externas do CeMEAI, Francisco Louzada Neto, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, onde o Centro está sediado. 

Segundo Louzada, um dos principais papéis do CeMEAI é facilitar a interação academia-indústria. “Ainda há muito o que aprendermos nessa frente de atuação, pois no Brasil há várias particularidades quando se estabelecem projetos envolvendo as universidades e as empresas”, explica o professor, que também é coordenador de Transferência de Tecnologia do Centro. 

Para Louzada, o desafio para o próximo ano será formalizar as parcerias já estabelecidas em caráter informal. Outra proposta que desponta para 2015 é a realização de um workshop de transferência tecnológica entre os vários CEPIDs sediados na região de São Carlos.

Diretor do CeMEAI, José Alberto Cuminato, mostrou a situação financeira do Centro

Quatro grandes áreas – Os cerca de 30 projetos que estão sendo realizados atualmente pelos pesquisadores que fazem parte do CeMEAI podem ser agrupados em quatro grandes áreas: otimização aplicada e pesquisa operacional; inteligência computacional e engenharia de software; mecânica dos fluidos computacional; e avaliação de risco.

“A quantidade e a qualidade das nossas publicações científicas durante o primeiro ano de funcionamento do Centro foi muito expressiva”, declarou o vice-diretor do CeMEAI, José Mario Martinez, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP. 

Nesse campo, o desafio é aumentar a interação entre os pesquisadores do Centro, que fazem parte de diversas instituições do país. Para isso, serão realizados workshops científicos em 2015. O primeiro está agendado para acontecer em fevereiro no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP, em São José do Rio Preto. 

A área de educação e difusão do conhecimento é outra que receberá atenção especial no próximo ano. Entre as ações propostas pelo coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento do CeMEAI, Lúcio Tunes dos Santos, está a criação de um laboratório de matemática industrial, em que os estudantes poderão ver experimentos acontecendo e entender com mais facilidade alguns conceitos fundamentais da matemática aplicada. “Queremos também levar materiais didáticos manipulativos para escolas, faculdades e sindicatos”, finalizou Santos, que também é professor do IMECC.

Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site do CEPID-CeMEAI: www.cemeai.icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373-8159
E-mail: contatocepid@icmc.usp.br

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pesquisador canadense premiado desenvolverá projeto durante seis meses no ICMC

Professor da Universidade de Alberta, Jörg Sander foi premiado recentemente durante uma das maiores conferências internacionais da área de descoberta de conhecimento e mineração de dados

Sander ficará seis meses no ICMC
Permanecer seis meses no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, pesquisando fundamentos e algoritmos avançados para mineração de grandes bases de dados. Durante o primeiro semestre de 2015, este será o desafio do professor Jörg Sander, criador de algoritmos renomados em áreas como clustering, detecção de outliers e análise de padrões em dados espaço-temporais. 

Em afastamento sabático da Universidade de Alberta, no Canadá, o professor permanecerá no Brasil como parte de um projeto de colaboração internacional financiado no lado brasileiro pelo CNPq, sob coordenação do professor Ricardo Campello, do Laboratório de Análise de Padrões em Dados (LAPaD) do ICMC.

Este ano, Sander recebeu o prestigioso prêmio SIGKDD Test of Time Award (http://www.kdd.org/blog/2014-sigkdd-test-time-award) durante uma das maiores conferências internacionais da área de descoberta de conhecimento e mineração de dados, a KDD 2014, que aconteceu de 24 a 27 de agosto, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Para quem desejar trabalhar no projeto de colaboração internacional, existem bolsas de pós-doutorado disponíveis. Leia mais a respeito no site do ICMC: http://icmc.usp.br/e/e01d5.

Mais informações
Email: campello@icmc.usp.br

Oportunidade: ICMC seleciona estagiário na área de arquitetura


Alunos matriculados em curso de graduação em arquitetura podem se candidatar a uma vaga de estágio no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para se inscrever, o candidato deve ter completado, no mínimo, seis semestres do curso.

O edital completo está disponível no site do ICMC (icmc.usp.br/e/fbc71). As inscrições estão abertas até dia 8 de dezembro e, para se candidatar, é necessário preencher a ficha que está disponível no link icmc.usp.br/e/1b587

A remuneração é uma bolsa no valor de R$ 682,49, além de auxílio transporte. A jornada semanal de atividades é de 20 horas.

Os candidatos deverão ter conhecimentos em softwares de edição de texto, planilhas financeiras e de programas relacionados à área de atuação, facilidade com o manuseio de internet, habilidades no trato com o público, noções de rotinas administrativas e conhecimento de língua inglesa em nível intermediário.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: uma prova objetiva de múltipla escolha (eliminatória e classificatória) com 25 questões objetivas e uma avaliação de rendimento acadêmico (classificatória), em que o candidato deverá apresentar o histórico escolar completo contendo a média ponderada com reprovações, se houver.

Para saber mais detalhes sobre o processo, acesse o edital disponível no site do ICMC: icmc.usp.br/e/fbc71

Mais informações

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Palestras da semana - 1 a 5 de dezembro


Conferência
Mathematical Modeling of Radiofrequency Ablation of Tumor: A successful story and a Ph. D. research project
Palestrante: Yansheng Jiang (Faculty of Medicine, KU Leuven, Belgium)
Quando: quarta-feira, 3 de dezembro, às 16h
Onde: sala 3-010
Clique para ver o resumo
---------

Palestra
Guerra cibernética: a espionagem digital e a importância da indústria brasileira
Palestrante: Lucas Vicente Pereira
Quando: quarta-feira, 3 de dezembro, às 18h
Onde: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo
---------

Mais informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

Ajude a promover a Hora do Código no ICMC: inscreva-se como tutor

Aberto à comunidade e gratuito, evento voltado para quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre programação acontece dia 13 de dezembro na USP em São Carlos



Se você tem conhecimentos básicos sobre programação e gostaria de contribuir para que pessoas de todas as idades tenham a oportunidade de experimentar o que é programar, inscreva-se como tutor no evento a Hora do Código.

Promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o evento gratuito acontece sábado, 13 de dezembro, e faz parte de um movimento global que atingiu 15 milhões de pessoas em 2013 em mais de 180 países. O objetivo é desmistificar a programação e mostrar que todos podem aprender os fundamentos básicos da computação. “É um convite para que as pessoas se dediquem, durante uma hora, a resolver uma série de desafios intuitivos e lúdicos”, explica o professor Fernando Osório, do ICMC.

Para ajudar os participantes a solucionarem os desafios propostos e esclarecer possíveis dúvidas, o Instituto está convocando tutores para ajudar durante a atividade. Há apenas dois pré-requisitos para quem deseja contribuir: 
  • ter conhecimentos básicos sobre programação, independentemente da área de formação;
  • realizar, até um dia antes do evento, pelo menos o primeiro tutorial (Angry Birds) disponibilizado no endereço http://br.code.org/learn. Não se esqueça de criar uma conta antes de iniciar o tutorial (entre em http://learn.code.org/users/sign_in). Ao completá-lo, é emitido um certificado digital.
Para se inscrever como tutor, basta preencher o formulário eletrônico (icmc.usp.br/e/7574e) e escolher um desses dois horários: das 9h às 12h ou das 14h às 17h. A atividade acontecerá no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, campus 1 da USP em São Carlos. No total, serão atendidas 400 pessoas durante todo o evento, 200 em cada período. 

Saiba mais sobre o evento: icmc.usp.br/e/68acb

Hora do Código no ICMC
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (bloco 6 do ICMC - Av. Trabalhador São Carlense, 400)
Quando: sábado, 13 de dezembro
Horário para a chegada dos tutores: 9h ou 14h.
Formulário para inscrições dos tutores: icmc.usp.br/e/7574e
Mais informações: (16) 3373-9622 / eventos@icmc.usp.br

Hora do Código no ICMC: participe e descubra que programar pode ser fácil e divertido

Aberto à comunidade e gratuito, evento voltado para quem não tem nenhum conhecimento prévio sobre programação acontece dia 13 de dezembro na USP em São Carlos



Se você não sabe nada de programação e gostaria de entender como funcionam os programas de computador, venha participar da Hora do Código no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no próximo dia 13 de dezembro, sábado. O evento gratuito é uma oportunidade para pessoas de todas as idades experimentarem o que é programar de uma forma prática, fácil e divertida.

A iniciativa faz parte de um movimento global que atingiu 15 milhões de pessoas em 2013 em mais de 180 países. O objetivo é desmistificar a programação e mostrar que todos podem aprender os fundamentos básicos da computação. “É um convite para que as pessoas se dediquem, durante uma hora, a resolver uma série de desafios intuitivos e lúdicos”, explica o professor Fernando Osório, do ICMC.

Ao solucionar esses desafios, a pessoa passa a entrar em contato com alguns conceitos fundamentais de ciências de computação. “Não é preciso ter nenhum conhecimento prévio porque, nos exercícios, há um passo a passo explicando o que deve ser realizado e nós também disponibilizaremos tutores para ajudar quem tiver qualquer dificuldade”, completou Osório.

Para possibilitar a participação do maior número possível de pessoas no evento, as atividades serão realizadas em dois horários no dia 13 de dezembro. Quem optar por se inscrever no período da manhã, deverá chegar ao auditório Fernão Stella Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC, campus 1 da USP em São Carlos, às 10 horas.

Já aqueles que desejarem participar do evento no período da tarde deverão chegar ao local às 15 horas. No total, são oferecidas 400 vagas, 200 para cada período. Não é preciso trazer qualquer equipamento, já que os laboratórios do Instituto serão usados para as atividades, mas quem desejar poderá trazer seu próprio laptop ou tablete para usar nas atividades. Também é recomendado que os participantes tragam seus próprios fones de ouvido. Quem completar todos os exercícios propostos receberá um certificado de participação. Crianças menores de 10 anos poderão participar da iniciativa desde que venham acompanhados por um responsável.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até as vagas se esgotarem por meio do preenchimento do formulário disponibilizado neste link: icmc.usp.br/e/c798f

Desenvolvendo habilidades – Segundo Osório, ensinar programação é hoje tão importante quanto ensinar disciplinas como matemática, português e biologia, por exemplo. Tanto que o professor cita a recente inserção, nos currículos ingleses, da obrigatoriedade das aulas de computação no ensino médio. “A Inglaterra saiu na frente, mas essa é uma tendência mundial”, relatou.

“Quanto mais cedo acontecer esse contato com a programação, melhor, pois esse é um recurso imprescindível hoje em todas as áreas do conhecimento”, explicou a professora Solange Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC. “Queremos abrir as portas da Universidade para os estudantes e a comunidade conhecerem o que é programação. Assim eles poderão sonhar em estudar conosco”, finalizou Rezende.

Hora do Código no ICMC
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (bloco 6 do ICMC - Av. Trabalhador São Carlense, 400)
Quando: sábado, 13 de dezembro
Horário: 10h ou 15h.
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/c798f
Mais informações: (16) 3373-9622 / eventos@icmc.usp.br