sexta-feira, 31 de julho de 2015

Defesas e qualificações da semana - 3 a 7 de agosto



Qualificação de Doutorado no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística
Adaptive testing based on asymmetric IRT models for testlets
Aluno: Thales Akira Matsumoto Ricarte
Orientadora: Mariana Cúri
Quando: quinta-feira, 6 de agosto, às 10h
Onde: Sala 3002
---------------------

Defesa de Mestrado em Matemática
Bases de Gröbner com coeficientes em anéis
Aluno: Roberto Daniel Torrealba Fernandez
Orientador: Daniel Levcovitz
Quando: sexta-feira, 7 de agosto, às 14h
Onde: Sala 3002
---------------------


Mais informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Palestra da semana - 27 a 31 de julho



Seminários de Equações Diferenciais Parciais
Elliptic operators of variable order
Palestrante: Gerardo Mendoza (Department of Mathematics, Temple University)
Quando: quinta-feira, 30 de julho, às 16h
Onde: sala 4-005
---------

Mais informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Gerência de projetos com Redmine é tema de curso no ICMC

* ATENÇÃO: As datas de realização do curso foram alteradas para 12, 19 e 26 de setembro.


Gerência de projetos com Redmine e ferramentas de controle de versão é o título do curso oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso de extensão acontecerá no período de 8 a 22 de agosto (* veja nota acima), aos sábados, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no LAB5 (sala 6-303).

Aberto a todos os interessados, o treinamento é gratuito e oferece 60 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo sistema Apolo até o dia 5 de agosto, ou enquanto durarem as vagas. Após a inscrição, o participante receberá por e-mail a confirmação da matrícula.

Por meio de aulas práticas e de demonstrações, o curso visa familiarizar a comunidade com o Redmine, sistema em software livre para gerenciamento de projetos. Ele permite para criar, gerenciar e disponibilizar projetos científicos com o auxílio de ferramentas de controle de versão, podendo ser usado para suporte do ensino e projetos de pesquisa. O ministrante é Felipe Brunelli de Andrade, aluno do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do ICMC.

Programa do curso

  • Etapa 1: Visão geral do curso; Metodologia ágil – SCRUM;  Treinamento prático (SCRUM na prática com projeto pré-definido; criação de projeto para futura integração com Redmine);
  • Etapa 2: Usando Git como Ferramenta de Controle de Versões (Criação de repositório; inserção, remoção e atualização; fork de repositório; uso de branches, tags e operações; Iniciando no Redmine utilizando metodologia ágil: criação de projetos; tarefas; atividades; gráfico de Gantt; calendário; notícias; documentos; Wiki; arquivos; repositório);
  • Etapa 3: Customização de Projeto (relatório de atividades; relatório de horas trabalhadas; customização da tela de tarefas).

Bibliografia

  • A. Pham e P.-V. Pham, Scrum em Ação, Novatec Editora, 2011.
  • J. Loeliger, Version Control with Git, Beijin: O'Reilly, 2009.
  • A. Lesyuk, Mastering Redmine, Packt Publishing Ltd, 2013.

Mais informações
Formulário de inscrições: www.icmc.usp.br/e/0fd08
Serviço de Apoio Acadêmico do ICMC: Tel. (16) 3373-9146 / ccex@icmc.usp.br

terça-feira, 28 de julho de 2015

ICMC recebe inscrições para o Simpósio de Matemática para a Graduação

Evento acontecerá de 26 a 28 de agosto na USP em São Carlos; inscrições vão até o dia 14.


Despertar o interesse pela pesquisa na área de matemática, apresentando aos alunos de graduação a abrangência das áreas nas quais podem atuar. Esse é um dos objetivos do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM 2015), que terá sua 18ª edição realizada entre os dias 26 e 28 de agosto no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

O SiM é voltado para alunos de graduação da área, mas qualquer interessado pode participar. São discutidos temas como pós-graduação, pesquisa e mercado de trabalho, e os participantes ficam em contato com outros acadêmicos e profissionais. “O SiM é uma oportunidade para que se diminua a distância entre alunos e professores e para que eles expressem em público sobre os temas que têm estudado em suas iniciações científicas", ressalta a professora Thaís Jordão, da comissão organizadora.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento até o dia 14 de agosto. Essa é também a data limite para submissão de trabalhos, tanto para apresentação oral como na forma de painéis. Após essa data, será possível apenas inscrever-se pessoalmente no início do evento. O valor da taxa é de R$ 30,00. 

Programação "matemágica"- O SiM 2015 contará com palestras, mesas redondas e oficinas com temas ligados à matemática pura, educação matemática, matemática aplicada e estatística. "Uma das principais características é a interdisciplinaridade das áreas contempladas pelo simpósio", afirma Thaís. Essas atividades têm a participação de pesquisadores e estudantes do ICMC e de outras instituições, bem como de profissionais que estão atuando no mercado.

A palestra de abertura será apresentada por Pedro Malagutti, professor da Universidade Federal de São Carlos, com o título "Mágicas com fundamentação matemática". Haverá também uma oficina de origami, ministrada pelo aluno do ICMC Theófilo Okada. E os estudantes que fizerem as melhores apresentações orais e de painéis serão premiados com a Medalha Garfields, criada na última edição do SiM e inspirada na conquista do matemático carioca Artur Avila, o primeiro brasileiro a ganhar uma Medalha Fields. 

Medalha Garfields premia apresentações orais e painéis
(crédito: Reinaldo Mizutani)

Sobre o evento - O SiM é um evento realizado em conjunto pelos departamentos de Matemática (SMA) e Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC. O simpósio faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão. Além disso, o evento foca na divulgação da matemática no Brasil e, especificamente, na região central do Estado de São Paulo. O SiM conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Mais informações:
Site do evento: sim.icmc.usp.br
Página no Facebook: www.icmc.usp.br/e/21c4e
Seção de Eventos do ICMC: e-mail eventos@icmc.usp.br / telefone (16) 3373-9622

segunda-feira, 27 de julho de 2015

ICMC seleciona professor temporário para o Departamento de Ciências de Computação


Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o processo seletivo que visa a contratação de um docente temporário junto ao Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O contratado será nomeado como Professor Contratado Nível III (Doutor), terá jornada de 12 horas semanais e salário de R$ 1.741,99.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC, que fica na Avenida Trabalhador são-carlense, 400. A seleção será realizada por meio de uma prova didática e outra escrita. O contrato terá duração até 31 de dezembro de 2015 com possibilidade de prorrogações até completar, no máximo, dois anos de serviços. 

Para mais detalhes sobre prazos, documentação e outras informações, acesse o edital completo em www.icmc.usp.br/e/4bf9c.



Mais informações
Assistência Acadêmica do ICMC: 
Tel.: (16) 3373.8163/3373.8109

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Idosos podem se inscrever em disciplinas oferecidas pelo ICMC

Instituto recebe até 31 de julho inscrições para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade 

O aposentado Roberto Scurachio participou do programa em 2014:
"Eu gostei muito da experiência e recomendo que os idosos participem."
(foto: Denise Casatti)


Geometria, cálculo, álgebra e mineração de dados são alguns tópicos que compõem as disciplinas oferecidas neste semestre pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, por meio do programa Universidade Aberta à Terceira Idade.

Idosos que queiram aprofundar seus conhecimentos nessas áreas da matemática, computação e estatística podem se inscrever até o dia 31 de julho para participar de doze disciplinas que são ministradas regularmente aos alunos matriculados nos cursos de graduação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente na Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC. São cinco vagas em cada uma das disciplinas abaixo:
  • Álgebra Linear (terças e quintas, das 10h10 às 11h50)
  • Cálculo II (segundas, quarta e sextas, das 08h10 às 09h50)
  • Computadores e Sociedade (quintas, das 14h20 às 16h)
  • Computadores, Sociedade e Ética Profissional (terças, das 19h às 20h)
  • Desenho Geométrico e Geometria Descritiva (segundas, das 19h às 22h40)
  • Elementos de Matemática (quartas e sextas, das 10h10 às 11h50)
  • Introdução aos Estudos da Educação (terças e quintas, das 14h20 às 16h)
  • Mineração Estatística de Dados (segundas, das 19h às 20h40; quintas, das 21h às 22h40)
  • Prática de Ensino em Geometria e Desenho Geométrico (quartas, das 08h10 às 11h50)
  • Seminários em Computação I e II (quartas, das 14h20 às 16h)
  • Seminários em Computação I (quartas, das 18h às 18h50)
  • Tópicos de Matemática Elementar (quarta e sextas, das 14h20 às 16h)
Para participar é preciso ter no mínimo 60 anos e ensino médio completo. Os alunos que cumprirem as exigências da disciplina têm direito a um comprovante de participação emitido pela USP. Vale ressaltar que não se tratam de aulas de informática, em que os idosos aprenderão, por exemplo, a utilizar os recursos do computador, mas sim de disciplinas acadêmicas que permitem aprofundar os conhecimentos em uma área de seu interesse e, ao mesmo tempo, trocar informações e experiências com os jovens.

Sobre o programa - A Universidade Aberta à Terceira Idade é um programa regular da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O objetivo é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens. Na Universidade, são oferecidas neste semestre mais de 4 mil vagas em todos os campi. O catálogo com a programação completa está disponível no site prceu.usp.br/nucleodosdireitos/usp3idade.


Mais informações
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Avenida Trabalhador São-carlense, 400, campus I da USP, centro de São Carlos - sala 3001
Telefone: (16) 3373.9146

Defesas e qualificações da semana - 27 a 31 de julho



Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Consciência situacional em voo de sistemas aéreos não tripulados
Aluno: André Luiz Pierre Mattei
Orientador: Cláudio Fabiano Motta Toledo
Quando: segunda-feira, 27 de julho, às 9h
Onde: Auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Métodos de simulação Monte Carlo para aproximação de estratégias de hedging
Aluno: Vinicius de Castro Nunes de Siqueira
Orientador: Dorival Leão Pinto Junior
Quando: segunda-feira, 27 de julho, às 10h
Onde: Sala 3-002
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Empregando técnicas de visualização de informação para transformação interativa de dados multidimensionais
Aluno: Francisco Morgani Fatore
Orientador: Fernando Vieira Paulovich
Quando: segunda-feira, 27 de julho, às 10h
Onde: Sala 3-103
---------------------

Qualificação de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Métodos de solução aplicados a problemas de dimensionamento de lotes multiestágio
Aluna: Caroline Raimundo
Orientadora: Maristela Oliveira dos Santos
Quando: terça-feira, 28 de julho, às 10h
Onde: Sala 3-002
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Mathematical modelling of the formation of ripple and oscillation marks in metal casting processes
Aluno: Marcos Zambrano Fernandez
Orientador: José Alberto Cuminato
Quando: quinta-feira, 30 de julho, às 10h
Onde: Sala 3-002
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Modelagem matemática de baterias redox de vanádio
Aluno: Milton de Oliveira Assunção Junior
Orientador: José Alberto Cuminato
Quando: quinta-feira, 30 de julho, às 14h30min
Onde: Sala 3-002
---------------------

Mais informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Semana da Computação do ICMC recebe inscrições até 13 de agosto

De 14 a 21 de agosto, várias atividades ligadas à tecnologia acontecerão na USP em São Carlos 



Estão abertas até o dia 13 de agosto as inscrições para a 18ª Semana da Computação (SemComp18). O evento acontecerá entre os dias 14 e 21 de agosto no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, e tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes com uma intensa programação ligada à tecnologia. 

Promovida anualmente, a SemComp é uma atividade obrigatória para os alunos dos cursos de Ciências de Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação do ICMC, cujas aulas ficam suspensas durante o evento. "Esses alunos devem participar de pelo menos 70% das atividades gratuitas para obter presença nas disciplinas, além de terem se inscrito pelo site do evento", explica o professor Moacir Antonelli Ponti, coordenador do evento. No entanto, todas as atividades são abertas para graduandos e pós-graduandos de outros cursos, bem como para qualquer pessoa que tenha interesse na área.

A programação da SemComp é composta por palestras, minicursos, eventos culturais, feira de recrutamento e competições. O evento terá início com a Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos onde os participantes devem criar, dentro de um curto período de tempo, um jogo completo a partir de um tema proposto. Outro destaque é o Workshop de Iniciação Científica, Tecnológica e Projetos Independentes (WICTpi), que oferece aos alunos de graduação e pós uma oportunidade de mostrar seus projetos para toda a comunidade universitária. 

Palestra com Jon "Maddog" Hall, diretor da Linux Internacional,
foi um dos destaques da edição passada

Haverá também um painel de ex-alunos. "Eles compartilharão suas experiências acadêmicas e profissionais durante a graduação que contribuíram para estarem onde hoje estão, atuando no mercado de trabalho ou realizando pós-graduação na área", conta Guilherme Piva, um dos organizadores do evento. Além disso, a SemComp promove a tradicional Feira de Recrutamento, que permite aos participantes um contato direto com empresas da área de TI, aproximando-os do mercado de trabalho. Neste ano, ela acontecerá na quarta-feira, das 9 às 18 horas no térreo da biblioteca do ICMC.

Painel de ex-alunos da edição de 2014 da SemComp: troca de experiências

Minicursos - As atividades mais procuradas da SemComp são os minicursos. Eles abordam temas como desenvolvimento de aplicações para Android, Raspberry Pi e Arduino, e tecnologias como Phyton, Ruby On Rails, Blender e SCRUM. "Cada participante poderá participar de até dois minicursos, um na terça de duração de 8 horas e outro na quinta com duração de 4 horas", afirma Piva. As inscrições para os minicursos estarão disponíveis a partir do meio-dia no dia 10 de agosto.

O evento ainda inclui em sua programação atividades de caráter cultural, como um sarau onde qualquer pessoa pode mostrar seus talentos, que acontecerá paralelamente a uma feira do livro. A edição deste ano também contará com a Gamenight, que reúne os participantes em amistosos e competições de jogos com direito a prêmios, e com um luau para integração dos estudantes. 

Inscrições - As inscrições podem ser feitas até 13 de agosto pelo do site do evento. Para as palestras, feira de recrutamento, Gamenight, atividades culturais e WICTpi não há taxa de inscrição. Para acesso aos minicursos, há uma taxa para no valor de R$ 25,00 (sem direito a coffee-break) ou R$ 45,00 (com coffee-break) até o dia 7 de agosto. Após essa data, os valores serão, respectivamente, R$ 30,00 e R$ 50,00. As inscrições pagas também dão direito ao kit com materiais do evento (camiseta, caneca, pasta, bloco de anotações e chaveiro) e a concorrer aos prêmios dos concursos. 

Será disponibilizado alojamento para quem não é da cidade. "Nesse caso, precisamos que o participante nos avise com antecedência por meio do formulário disponível em nosso site", complementa Piva.

A SemComp é promovida conjuntamente por alunos do ICMC e pelos grupos Programa de Educação Tutorial (PET) e Fellowship of the Game. "O alunos contam com o reconhecimento e total apoio do Instituto em sua realização. Constante crescimento, qualidade de conteúdo e satisfação de todos os envolvidos têm sido nossas principais metas", declarou o professor Moacir, que é tutor do PET.


Mais informações
Site do evento: semcomp.icmc.usp.br/18/
Página no Facebook: www.facebook.com/Semcomp
Telefone: (16) 3373-9703 /3373-9686

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Descarte consciente: ICMC disponibiliza coletores para pilhas, baterias e mídias de CD e DVD


Dar o destino adequado para materiais que contenham substâncias que prejudiquem o meio ambiente. É com esse objetivo que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, implementou um programa de coleta de pilhas, baterias de pequeno porte e mídias de CD e DVD. Esses materiais, que contêm metais pesados, podem ser depositados nos coletores localizados na entrada do bloco ICMC-4, ao lado da portaria do prédio. 

Antes desses coletores existirem, havia um coletor em uma agência bancária do campus para descarte de pilhas e baterias, mas muita gente acabava jogando no lixo comum. Aline Martinez, coordenadora da subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SADS) do ICMC, responsável pela iniciativa, conta que a ideia em fazer a coleta de forma institucional surgiu durante um dos cursos de formação de PAP3. "Implementamos a coleta no ICMC e achamos importante estender a iniciativa para toda a comunidade do campus", conta. 

Todos podem trazer esses materiais, tanto gerados no trabalho como em casa. Aline explica ainda que os coletores pequenos foram colocados inicialmente para ver a aceitação da comunidade. "Caso a demanda exija, instalaremos coletores de maior porte".

Após coletados, os materiais são encaminhados para o Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) do campus, que possui licença da CETESB para armazenamento. Lá, a película prateada dos CDs e DVDs é removida e o plástico que sobra é destinado à reciclagem. Os materiais que contêm metais pesados são encaminhados, juntamente com as pilhas e baterias, para empresas especializadas no descarte ambientalmente correto.

Sobre a SADS - A subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável é ligada à Comissão de Qualidade e Produtividade Administrativa (CQPAd) e vincluada ao programa ICMC de Gestão Socioambiental. Sua missão é otimizar a utilização dos recursos no âmbito do ICMC de modo a promover o desperdício zero em busca da conscientização e da sustentabilidade ambiental. Dentre as os projetos em andamento, estão palestras educativas, campanhas de conscientização e propostas para adequação das instalações físicas. 

Mais informações

terça-feira, 21 de julho de 2015

USP e Scania desenvolvem caminhão autônomo no Brasil

Pesquisa levou dois anos para ser concluída; investimento da montadora sueca foi de R$ 1,2 milhão 


Em parceria com a Scania, a Universidade de São Paulo (USP) apresenta um protótipo de caminhão autônomo totalmente desenvolvido por pesquisadores brasileiros. A tecnologia aplicada no veículo, um caminhão Scania G360 6x4, é fruto do convênio de cooperação tecnológica firmado em 2013 entre a montadora sueca, a Escola de Engenharia de São Carlos e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). 

O projeto consiste na automação do caminhão e em incentivar programas de pesquisa e desenvolvimento com a comunidade acadêmica, um modelo já consolidado na Europa. “Temos experiência em parcerias com universidades na Suécia e algumas já consolidadas no Brasil. Esse tipo de trabalho traz conhecimento para dentro da empresa e, ao mesmo tempo, permite aos alunos e professores envolvidos vivenciar desafios concretos da indústria”, diz Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America. 

Ao todo foi destinado ao projeto R$ 1,2 milhão, e a Scania disponibilizou dois caminhões para a realização da pesquisa. “O investimento é um conjunto de iniciativas que vão muito além do aporte financeiro. Nós entendemos que incentivar a pesquisa é pensar no futuro, e os resultados alcançados por meio de parcerias como esta geram conhecimento, matéria-prima para desenvolver as melhores soluções para um transporte sustentável”, explica Rogério. 

A expectativa é ter um caminhão capaz de executar percursos de forma autônoma, além de gerar artigos científicos que serão publicados na comunidade acadêmica. “A Scania é uma empresa de vanguarda em inovação e tecnologia. Estar próximo às instituições de ensino é parte de nosso negócio”, acrescenta Rogério. 

O pesquisador do ICMC Denis Wolf, um dos coordenadores do projeto
Apesar de ainda se tratar de um protótipo, que circula apenas na área 2 do campus da USP, em São Carlos, os resultados obtidos projetam um futuro promissor para caminhões autônomos. Operações confinadas e off-road, com roteiros predefinidos, podem utilizar essa solução em benefício da produtividade e segurança. “O sistema autônomo não vai substituir os motoristas, mas foi criado para ajudá-los a cumprir suas tarefas com mais segurança e tranquilidade”, acrescenta Denis Wolf, professor do ICMC e um dos coordenadores do projeto. 

No transporte rodoviário, por exemplo, com um simples toque em um botão o sistema autônomo poderá assumir o controle do caminhão durante parte do trajeto, solicitando que o motorista volte a assumir o comando ao entrar em uma cidade, onde o trânsito é mais complicado. “Grandes empresas como a Scania e institutos de pesquisa em todo o mundo estão investindo no transporte inteligente. Nosso projeto também abre caminho nesse campo, oferecendo soluções e novas tecnologias para responder a essa tendência global”, afirma Denis Wolf. 

Também participam do projeto os professores Fernando Osório e Kalinka Castelo Branco, ambos do ICMC; Valdir Grassi Junior e Marco Terra, da EESC, e vários estudantes de graduação e pós-graduação. 

Como funciona – O caminhão recebeu diversos itens para que o sistema autônomo pudesse controlar todos os movimentos. Foram acoplados alguns pequenos motores que atuam no volante e nos freios, além da instalação de um circuito eletrônico no comando do acelerador para que seja possível controlar a velocidade do caminhão. Não foi preciso realizar nenhuma outra alteração no trem de força do veículo, pois o caminhão já dispõe de câmbio automático. 

“Substituímos os pés e as mãos do motorista por sistemas de atuação mecânica e eletrônica. Depois, colocamos sensores para que atuassem como os olhos e os demais sentidos dos seres humanos. Mas a tarefa mais difícil é substituir nosso cérebro por meio de um computador”, conta Wolf. Um computador ligado a todos os sistemas do caminhão é responsável por captar as informações dos sensores, sistema GPS, interpretá-las e realizar o comando correto para a manobra – acelerar, fazer uma curva e frear. Tudo isso para chegar ao destino final com segurança. 

O GPS é um dos sistemas que integram o caminhão autônomo
O desafio dos pesquisadores foi encontrar soluções de baixo custo para viabilizar, no futuro, uma possível aplicação comercial do projeto. Dessa forma, eles dispensaram o uso de sensores a laser, que onerariam muito a proposta, e optaram por empregar radares para detectar obstáculos e um par de câmeras em estéreo, localizadas na parte frontal do caminhão. Essas câmeras imitam a atuação do olho humano, captando duas imagens, o que possibilita estimar a profundidade e a forma dos objetos (um semáforo, por exemplo). Há, ainda, antenas de GPS no topo da cabine, além de um sensor na barra de direção, que registra qualquer movimento no volante. 

O maior desafio, contudo, foi desenvolver programas de computador capazes de interpretar as informações dos sensores. “As câmeras registram apenas cores, precisamos criar programas extremamente complexos para interpretar se o que está naquela imagem é um carro, uma pessoa, uma árvore ou a rua”, diz o professor. Outro problema é que essa interpretação precisa ser realizada de forma extremamente rápida. “O sistema tem centésimos ou até milésimos de segundo para entender o que está acontecendo, planejar o que deve fazer e executar essa ação.” 

Desde 2014, quando os testes com o caminhão autônomo começaram nas ruas do campus da USP em São Carlos, os pesquisadores vêm trabalhando para aprimorar a qualidade da navegação e do sistema de percepção. “Encontramos poucos trabalhos científicos que tratavam do controle de um veículo de grande porte. Foi preciso adaptar soluções para manter o caminhão em sua faixa de trânsito, fazer curvas de forma suave e com precisão, o que reflete diretamente na segurança”, diz Wolf. 

Simulador virtual acelerou o processo de testes
Todos os testes feitos no campus seguem à risca um protocolo de segurança criado pela equipe de pesquisadores. Entre eles, um pedal de freio mecânico adicional no assoalho do passageiro que, durante os testes, permite que o caminhão seja freado a qualquer momento. Além disso, no ICMC, os pesquisadores testam os programas de computador que criaram em um simulador virtual, antes de colocarem em funcionamento dentro do caminhão. “Essa ferramenta é fundamental para o projeto, pois facilita a logística e acelera o processo de testes. No laboratório, podemos reproduzir situações de risco alto, como a fechada de outro veículo ou o aparecimento inesperado de um obstáculo na via”, relata o professor. 


Mais informações:
Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Tel.: (16) 3373-9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Assessoria de Comunicação Scania Latin America 
Tel.: (11) 4344-8990 / 3190-3182 

Créditos - Texto: Leandro Alves (Kreab) / Fotos: Paulo Arias

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Aula magna no ICMC será ministrada pelo Secretário de Educação de São Paulo

Secretário de Educação ministrará aula magna
no ICMC (foto: Secretaria de Educação de SP)

"Educação no Estado de São Paulo: avanços e desafios" é o título da aula magna a ser promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no dia 11 de agosto, terça-feira, a partir das 14 horas. A aula será ministrada por Herman Jacobus Cornelis Voorwald, secretário da Educação de São Paulo, e acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no campus da USP em São Carlos. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Natural de Rio Claro, Voorwald é professor titular da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde 1996. Foi reitor da Unesp de 2009 a 2012, vice-reitor e assessor-chefe de planejamento e orçamento da Unesp no quadriênio 2005-2009. É membro do conselho superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas e do conselho curador da Fundação Padre Anchieta. 

Herman Voorwald é formado em engenharia mecânica pela Unesp, mestre em engenharia mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em engenharia mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 1988, concluiu também um pós-doutorado na Bélgica.

Serviço:
  • O que: Aula magna "Educação no Estado de São Paulo: avanços e desafios"
  • Quem: Herman Jacobus Cornelis Voorwald - Secretário da Educação de São Paulo
  • Quando: Terça-feira, 11 de agosto de 2015, às 14 horas
  • Onde: Auditório Prof. Fernão Stella de Rodrigues Germano
  • * Evento gratuito e aberto a todos os interessados

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9622

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Defesas e qualificações da semana - 20 a 24 de julho



Defesa de Doutorado em Matemática
Sobre a topologia das singularidades de Morin
Aluna: Camila Mariana Ruiz
Orientador: Nivaldo de Góes Grulha Junior
Quando: quarta-feira, 22 de julho, às 8h
Onde: Sala 3002
---------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
A topologia de folheações e sistemas integráveis Morse-Bott em superfícies
Aluna: Ingrid Sofia Meza Sarmiento
Orientadora: Regilene Delazari dos Santos Oliveira
Quando: quinta-feira, 23 de julho, às 10h
Onde: Auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Técnicas para o problema de dados desbalanceados em classificação hierárquica
Aluno: Victor Hugo Barella
Orientador: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Quando: sexta-feira, 24 de julho, às 9h
Onde: Auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Mais informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ICMC abre concurso para Livre-Docente


As inscrições para o concurso destinado à obtenção do título de Livre-Docente estão abertas, de 17 a 31 de julho, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O edital contempla os seguintes departamentos e áreas do conhecimento:
  • Departamento de Matemática (SMA): análise; álgebra comutativa e geometria algébrica; topologia e singularidades;
  • Departamento de Ciências de Computação (SCC): ciências de computação; 
  • Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME): otimização; matemática computacional; estatística e probabilidade; métodos analíticos em física-matemática; sistemas complexos;
  • Departamento de Sistemas de Computação (SSC): sistemas de computação.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC, situada à Avenida Trabalhador São-carlense, 400, no campus da USP em São Carlos. Para obter mais informações sobre a documentação exigida, os prazos e as datas das provas, consulte o edital ATAc/ICMC-USP 026/2015 disponível em icmc.usp.br/e/b52f6.

Mais informações
Assistência Acadêmica do ICMC: (16) 3373.8109
sacadem@icmc.usp.br

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Campus da USP em São Carlos marcará presença na 67ª Reunião Anual da SBPC

O evento será realizado em São Carlos e contará com mais de 200 atividades, com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e exterior, além de gestores do sistema estadual e nacional de ciência, tecnologia e inovação



A 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acontecerá de 12 a 18 de julho, no campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e terá como tema Luz, Ciência e Ação, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em diversos países. Professores e pesquisadores de diferentes unidades do campus da USP em São Carlos vão desenvolver atividades durante o evento.

Os interessados em participar ainda poderão realizar inscrições durante o evento, a partir do dia 12. A abertura da 67ª Reunião Anual acontece no domingo, dia 12, às 18 horas, no Bazuah Centro de Eventos. A conferência inaugural acontece na segunda-feira, dia 13, às 10h30, no Teatro Florestan Fernandes, e será proferida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. A partir daí, a programação científica - que também pode ser conferida no site oficial - segue até a sexta-feira, dia 17, com 211 atividades, sendo 64 conferências, 62 mesas redondas, 52 minicursos, 13 sessões especiais, 11 simpósios, 5 assembleias e 4 encontros. Para as sessões de pôsteres, está prevista a apresentação de 2,9 mil trabalhos, sendo 1.066 destes de estudantes que participarão da Jornada Nacional de Iniciação Científica.

Outra atividade que acontece ao longo de toda a Reunião Anual é a ExpoT&C, feira de ciência, tecnologia e inovação que, nesta edição, reunirá 37 expositores, com abertura na segunda-feira, dia 13, às 12 horas, e a mostra permanece aberta à visitação até o domingo, dia 18, sempre das 10 às 19 horas.

Paralelamente à programação científica, a UFSCar ficou responsável pela organização de quatro eventos, que acontecem do dia 13 ao dia 18: a SBPC Jovem, voltada a estudantes da educação básica; a SBPC Indígena, organizada pelos estudantes indígenas da UFSCar; a SBPC Inovação, que destacará o tema ao longo de toda a programação da reunião anual; e a SBPC Cultural, com mais de 40 apresentações artístico-culturais na Praça da Cultura, que está sendo montada no próprio campus, e em outros locais da cidade de São Carlos. A programação desses eventos pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br. No domingo, dia 18, a reunião termina com o Dia da Família na Ciência, com programação voltada à interação com a comunidade e a atividades que evidenciam como a ciência está presente no dia a dia das pessoas.

A USP em São Carlos participará ativamente da SBPC. Confira algumas das principais atividades:

ICMC - Os professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP Jorge Luis Bazán e Mariana Curi ministrarão o minicurso dedicado a professores Avaliação Educacional: Entendendo a teoria da resposta ao item.

O minicurso ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na sala 82 do edifício de aulas teóricas AT 4, na área Norte do campus. Tendo como público-alvo preferencialmente professores, o encontro apresentará as características das avaliações educacionais que usam os modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Combinando metodologias expositivas e oficina, o minicurso mostrará como funciona o processo de elaboração de instrumentos e de questões.

Essa atividade faz parte das ações em prol da divulgação da estatística que serão promovidas pela Associação Brasileira de Estatística com o apoio do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (Conre3) durante a reunião da SBPC. Haverá também uma Tenda da Estatística, que disponibilizará diversas atividades para o público entre os dias 13 e 18 de julho, das 8 às 18 horas. 

Já o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI),l sediado no ICMC, terá um estande na Expo T&C – Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação – durante a SBPC. No pavilhão da Expo T&C, que tem 6 mil metros quadrados, o CeMEAI marca presença em um estande na área da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa - no espaço destinada aos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs). Pesquisadores vão tirar dúvidas dos visitantes e será entregue material de divulgação do Centro, além de apresentado um vídeo para ilustrar o trabalho realizado pelos docentes. O CeMEAI já tem parceria com várias empresas, como o SAAE, a Electrolux e a Fultec, além de projetos para a indústria moveleira, aviários, indústria petrolífera e para as áreas de saúde, biossegurança e transporte, entre outras. O Centro é especialmente adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas (em particular matemática aplicada, estatística e ciência da computação) como um recurso industrial.

Exposição do CDCC fará parte da tenda da SBPC Jovem

CDCC - A exposição Bicho: quem te viu, quem te vê! fará parte da tenda da SBPC Jovem dos dias 13 a 18, das 8 às 18 horas. A mostra tem como tema a conservação da biodiversidade com ênfase na ecologia da fauna silvestre da região Central do Estado de São Paulo e é fruto de um projeto do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) do Campus da USP em São Carlos, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

De acordo com Silvia Aparecida Martins dos Santos, especialista em laboratório do setor de biologia do CDCC e coordenadora do projeto, “a exposição tem foco na área de divulgação científica com o objetivo de levar esta discussão da perda da biodiversidade da fauna de nossa região para além do CDCC. Ou seja, a ideia é transformar as informações de pesquisas científicas em uma linguagem mais acessível e fazer a questão chegar à comunidade, que muitas vezes desconhece a importância das áreas de conservação mais próximas”.

A exposição conta com painéis que contextualizam a interação da fauna com o ambiente natural e urbano, além de animais taxidermizados. O público pode interagir com a mostra por meio de jogos, sons e imagens, propiciando a inclusão sociocultural em discussões sobre temas relacionados à biodiversidade e suas implicações devido à expansão da ocupação urbana.

Também na SBPC Jovem, o CDCC vai expor kits da Experimentoteca para a realização de experimentos científicos das áreas de física, química, biologia e matemática, que tem como objetivo levar o laboratório para a sala de aula, tornando as aulas do ensino fundamental e médio mais práticas, além de apresentar iniciativas do programa Mão na Massa.

IFSC - O Instituto de Física de São Carlos promoverá, nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, mais uma edição do curso Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem, que será ministrado pelo docente Valtencir Zucolotto.

O curso terá duração total de oito horas, e será dividido em três tópicos principais: estrutura, linguagem e processo editorial, este último tópico sendo uma novidade no curso. “Falarei sobre como o artigo é processado pelo editor da revista para qual o autor enviou seu artigo científico. Serão discutidas estratégias que poderão ser utilizadas pelos autores para impedir que o artigo científico seja negado imediatamente, fazendo uma análise sobre toda dinâmica do processo editorial das atuais revistas de alto impacto”, detalha Zucolotto, que atualmente é editor associado do Journal of Biomedical Nanotechnology.

Zucolotto afirma que o novo tópico incluso é de grande importância, uma vez que a grande maioria dos artigos científicos é negada antes da revisão pelos referees, pelo fato de haver muito mais submissões do que espaço para processá-las e publicá-las. “70 a 80% dos manuscritos são negados imediatamente, sem sequer chegar ao revisor. O editor, que é o primeiro a ter acesso ao artigo, lê alguns pontos específicos logo de imediato, como abstract e título. Darei dicas de como inserir essas informações de maneira adequada, impedindo assim a rejeição imediata”, conta. As inscrições para o mini curso poderão ser feitas no momento de sua realização.

Ainda como parte da programação da SBPC, acontecerá, de 14 a 17 de julho, o workshop Light: Life & Science, que busca discutir os vários aspectos da luz na vida e na ciência, com cientistas internacionais e nacionais ministrando palestras em uma linguagem acessível ao público geral. O workshop é promovido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e contará com os seguintes eventos com palestrantes do IFSC:

Palestras
Dia 15 
14h - Título a definir - Sérgio Ricardo Muniz (IFSC/USP)
14h30 - Os princípios de toda a realidade são os átomos e o vazio enquanto as outras coisas são meras opiniões - Philippe Courteille (IFSC/USP)

Dia 16 
9h - Nano/ microfabricação com pulsos laser ultracurtos - Cleber Mendonça (IFSC/USP)
14h - Diodos emissores de luz e seus impactos nas nossas vidas - Francisco Guimarães (IFSC/USP)

Dia 17
9h - Tecnologias ópticas para saúde - Cristina Kurachi (IFSC/USP)
14h - Visible light at the nanoscale - Euclydes Marega (IFSC/USP), 
16h - Em busca de supersólidos com átomos e luz - Emanuel Alves de Lima Henn (IFSC/ USP)
16h30 - Vanderlei S. Bagnato (IFSC/USP)

Conferências
Dia 13
10h30 - Nanomedicina e nanotoxicologia: como o uso de nanomateriais já está contribuindo para o avanço da medicina diagnóstica e terapêutica? - Valtencir Zucolotto (IFSC/USP)

Dia 14
10h30 - Inovação tecnológica: luz gerando energia (SBPC Inovação) - Roberto Mendonça de Faria (USP)

Dia 15
10h30 - ILC: Índice de Letramento Científico para o Brasil 
Conferencista: Anderson Stevens Leonidas Gomes (UFPE)
Apresentador: Sérgio Mascarenhas (USP); 
10h30- Doenças tropicais e o desenvolvimento de novos fármacos: desafios do século XXI (SBQ) 
Conferencista: Adriano D. Andricopulo (IFSC) 
Apresentador: Glaucius Oliva (IFSC)

Dia 16
10h30- Produtos naturais: da luz do sol a luz de mercado, uma história luzente (SBQ) 
Conferencista: Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP) 
Apresentador: Adriano D. Andricopulo (IFSC)
15h30 - Educação, ciência e inovação tecnológica para o Brasil do século XXI (SBQ) 
Coordenador: Luiz Henrique Catalani (USP)
Palestrantes: Glaucius Oliva (IFSC), Fernando Ranieri (EMBRAER) e Paulo Luiz de Andrade Coutinho (BRASKEM)

Dia 17
10h30 Pesquisa e inovação em biodiversidade e fármacos 
Conferencista: Glaucius Oliva (IFSC) 
Apresentador: Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP)

Minicursos
De 14 a 17
MC-01 - Praticando ciência com os kits educativos do programa “aventuras na ciência” (SBPC, IFSC) - Vanderlei S. Bagnato (USP)
MC-36 - Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem - Valtencir Zucolotto (USP)

Simpósio
Dia 13
15h30 - Luz solar: saúde e energia (SBBQ) 
Coordenador: Flavio Henrique Silva (UFSCar) 
Palestrantes: Lucymara Fassarela Agnez Lima (UFRN), Marcos Buckeridge (USP) e Igor Polikarpov (IFSC)

Sessão especial
Dia 15
13h - Workshop internacional Luz, cérebro e inovação (OPAS) 
Instituição apoiadora: OPAS 
Objetivo: Discutir e apresentar propostas inovativas com a finalidade de melhorar a identificação de patologias na área de neurologia com o uso da luz. 
Coordenador: Sérgio Mascarenhas (USP) 
Palestra: Sérgio Mascarenhas (USP) – Cenários futuros e desafios à saúde – o sistema de monitoramento da pressão intracraniana – novos métodos

13h - Empreendedorismo inovador - como estimulá-lo nas universidades e instituições de pesquisa? (SBPC Inovação) 
Coordenador: Ricardo Silva Pereira (UFRJ) 
Palestrantes: Alexander Ferreira Lavelli (SEBRAE/SP), Juliano Seabra (ENDEAVOR) e Jarbas Caiado de Castro Neto (IFSC)

Mesas-redondas
Dia 15
15h30- IUPAC 2017: Desafios e oportunidades para o Brasil no cenário internacional da Química (SBQ)
Coordenador: Adriano D. Andricopulo (IFSC)
Palestrantes: Jailson Bittencourt de Andrade (MCTI), Fernando Galembeck (UNICAMP) e Fernando Figueiredo (ABIQUIM)

Dia 16
15h30- Siriús - a mais moderna fonte de fotons do hemisfério sul - o que pode ser feito com ele? 
Coordenador: Richard Charles Garrat (USP) 
Palestrantes: Daniela Zanchet (UNICAMP), Antônio José Roque da Silva (LNLS) e Humberto D´Muniz Pereira (IFSC).

IQSCPesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) também participarão do evento, contribuindo com conhecimento científico sobre dois temas. A mesa-redonda Energia para um futuro sustentável, que acontece no dia 13, a partir das 15h30 (prédio AT04, sala 72, térreo), terá como coordenador o professor Hamilton Varela, sendo um dos palestrantes o professor Edson Antonio Ticianelli.

“Serão abordadas as diferentes visões do cenário energético atual e, principalmente, alternativas sustentáveis e limpas para substituir os combustíveis fósseis. Em particular, serão discutidos aspectos atuais de duas alternativas bastante atrativas para o Brasil: células a combustível e solares”, afirma o pesquisador Hamilton Varela.

Ticianelli abordará a geração limpa e eficiente de energia elétrica em células a combustível. Dentre outros aspectos, o pesquisador fará a descrição dos princípios e fundamentos que governam o funcionamento destas células e suas qualidades no que concerne à eficiência de conversão de energia química em energia elétrica, versatilidade para uso de diversos combustíveis e operação silenciosa e limpa, em particular quando operam com hidrogênio.

O professor Roberto Gomes de Souza Berlinck será um dos palestrantes na mesa redonda “Biotecnologia Marinha na Amazônia Azul (SBG)”, que acontecerá também na segunda-feira às 15h30, prédio AT07, sala 166, 1º piso.

Segundo o pesquisador, os organismos que constituem o microplâncton são responsáveis por 70% da fotossíntese do planeta Terra. Esta fotossíntese depende de luz, que por sua vez assegura a manutenção da vida. Desta forma, estes sistemas estão intimamente relacionados (luz, fotossíntese, vida, oceanos), demonstrando a importância em melhor se conhecer os mesmos.

Vários pesquisadores da unidade também participarão das sessões de pôsteres, que acontecem diariamente com a presença do autor, das 13 às 15 horas, na Tenda da Sessão de Pôsteres.

EESC - Resultados de pesquisas científicas obtidos com técnicas que utilizam luz – o Photon-Citrus e o Robô Mirã – vão simular análises de doenças em citros e da composição química de solos, in loco, durante o evento. O Photon-Citrus e o Robô Mirã empregam técnicas espectroscópicas que analisam a luz emitida das amostras.

O Photon-Citrus desenvolvido no Laboratório de Óptica e Fotônica da Embrapa Instrumentação (São Carlos), que é coordenado pela pesquisadora Débora Milori, está sendo testado em campo para diagnosticar precocemente o cancro cítrico e a pior doença da citricultura – o greening, também conhecida como Huanglongbing (HLB).

A tecnologia conseguiu detectar o greening 21 meses antes do aparecimento dos primeiros sintomas visuais, de acordo com estudos conduzidos por dois anos pela estudante de mestrado em Física Aplicada do IFSC, Anielle Ranulfi. A técnica LIBS embarcada no Robô Mirã é a mesma que a NASA empregou no Rover Curiosity (jipe robótico), levado a Marte para descobrir se havia água e vida naquele planeta. A proposta do equipamento é fazer análise química de amostras de solo ou planta. Em solos, poderia estimar a quantidade de matéria orgânica, seu pH e fertilidade. Em plantas, poderia realizar uma análise nutricional e, possivelmente detectar doenças.

A tecnologia é desenvolvida pela Embrapa Instrumentação, responsável pelo desenvolvimento do LIBS portátil e toda comunicação sem fio do robô, em parceria com os professores Daniel Varela Magalhães e Marcelo Becker, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que trabalham num protótipo capaz de transportar para o campo não apenas o LIBS, mas também diversos sensores para realizar a coleta de dados e enviá-los para a sede da fazenda.


Além disso, representantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) participarão de eventos como:

Conferências
Dia 14
O dilema entre manufatura e serviços: economia circular e novos modelos de negócio
Conferencista: João Fernando Gomes de Oliveira (Embrapii) [docente do SEP‐EESC]
Apresentador: Sérgio Mascarenhas (USP)
AT 07 ‐ sala 163 ‐ Anfiteatro térreo ‐ das 10h30 às 12 horas

Mesas‐Redondas
Dia 15
Segurança e Pegada Hídrica
Coordenador: Plinio Barbosa de Camargo (USP)
Palestrantes: Eduardo Mario Mendiondo (CEMADEN [docente do SHS‐EESC] Luiz Fernando de Abreu Cybis (UFRGS) e José Dantas
Neto (UFCG)
AT 04 ‐ sala 91 ‐ 1º piso ‐ das 15h30 às 18 horas

Parcerias entre os setores público e privado para atendimento de demandas tecnológicas (SBPC Inovação)
Coordenador: Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella (Fortec)
Palestrantes: João Fernando Gomes de Oliveira (Embrapii) [docente do SEP‐EESC], Naldo Medeiros Dantas (ANPEI), Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho (SEBRAE) e Luiz Antônio Rodrigues Elias (BNDES)
AT 04 ‐ sala 73 ‐ térreo ‐ das 15h30 às 18 horas

Dia 17
Evolução do PNPG e estruturação de uma agenda nacional de pesquisa
Coordenador: Jorge Luis Nicolas Audy (PUCRS) Palestrantes: Paulo Monteiro Vieira Braga
Barone (UFJF) , João Fernando Gomes de Oliveira (Embrapii) [docente do SEP‐EESC] e Rafael
Lucchesi (CNI)
Biblioteca ‐ Auditório 1 ‐ das 15h30 às 18h00

Sessões de Pôsteres
Dia 15 
Controle vetorial direto fuzzy de um motor de indução trifásico - Ottoboni, K. de A.; Marra, E. G.; Machado, R. Q.

Dia 17
Uso da fotodegradação no tratamento de resíduos de laboratório contendo rodamina - Monzane, P. V. G.; Bresolin, J. D.

Acompanhe todas as informações sobre a 67ª Reunião Anual da SBPC, em www.sbpc.ufscar.br, na página do evento no Facebook e no site da própria SBPC.

Com informações das Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Campus (PUSP-SC), EESC, IFSC, ICMC, CEPID-CeMEAI, Embrapa Instrumentação e UFSCar

Crédito das fotos: Exposição Bichos - Suzana Xavier
Robô Mirã - Tati Zanichelli

Alunos de Engenharia de Computação homenageiam docentes do ICMC e da EESC

Professores foram reconhecidos pela Secretaria Acadêmica de Engenharia de Computação

Homenagear os professores que se destacaram durante o semestre anterior por sua didática, transparência, carisma e profissionalismo. Esse é o objetivo da Secretaria Acadêmica de Engenharia de Computação (SAEComp) ao realizar a quinta edição da homenagem aos professores do curso de Engenharia de Computação, oferecido em conjunto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e pela Escola de Engenharia de São Carlos.

No final deste primeiro semestre foram homenageados os professores Moacir Antonelli Ponti e Paulo Sérgio Lopes de Souza, do ICMC, e os professores Carlos Dias Maciel e João Navarro Soares Júnior, da EESC. Na ocasião, cada professor recebeu um quadro com uma mensagem de reconhecimento.

Para definir os professores homenageados, a SAEComp gera, no final de cada semestre, um formulário online, o qual é respondido pelos alunos. Para a escolha, só estão aptos à votação professores do semestre anterior ao atual. Os critérios de escolha são, por exemplo, o empenho do professor com a turma (que engloba o preparo de aula, preocupação do aprendizado, confecção de listas, etc.), o ensino (que abarca tanto o domínio da disciplina quanto a qualidade dos trabalhos pedidos) e características como carisma e humildade. A cerimônia foi realizada dia 10 de junho, no saguão da Biblioteca Achille Bassi, no ICMC.

Os homenageados: acima, da esquerda para a direita: Maciel e Ponti;
abaixo, também da esquerda para a direita: Souza e Júnior.
Mais informações
Site da SAEComp: http://www.saecomp.org/
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Defesas e qualificações da semana - 13 a 17 de julho



Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Similarity methods for large scale time series mining
Aluno: Diego Furtado Silva
Orientador: Gustavo Enrique de Almeida Prado Alves Batista
Quando: terça-feira, 14 de julho, às 14h
Onde: sala 3-102
---------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Encaminhamento de dados no sensoriamento colaborativo móvel: explorando estratégias adaptativas baseadas em contexto, padrões de deslocamento e propriedades sociais dos nós móveis
Aluno: Douglas Fabiano de Sousa Nunes
Orientador: Edson dos Santos Moreira
Quando: terça-feira, 14 de julho, às 15h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
---------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Empregando técnicas de visualização de informação para transformação interativa de dados multidimensionais
Aluno: Lucas Nascimento Ferreira
Orientador: Cláudio Fabiano Motta Toledo
Quando: quarta-feira, 15 de julho, às 10h
Onde: sala 3-104
---------------------

Mais informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

terça-feira, 7 de julho de 2015

Curso de Bacharelado em Estatística tem novo coordenador


O professor Jorge Luis Bazán foi eleito coordenador do curso de Bacharelado em Estatística, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Seu mandato é de dois anos, contados a partir de 1 de julho.

Guzmán é engenheiro estatístico pela Universidade Nacional Agrária La Molina, no Peru, psicólogo pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, no Peru, além de doutor em estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP. Entre suas principais áreas de pesquisa estão modelos de resposta ao item, modelos de variáveis latentes, análise de regressão, Inferência Bayesiana, dados categorizados e educação estatística.

Mais informações
Serviço de Graduação: (16) 3373.9639
E-mail: grad@icmc.usp.br

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Utilização da Teoria da Reposta ao Item em avaliações educacionais é tema de minicurso oferecido por professores do ICMC

Atividade acontecerá durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


Dois professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP ministrarão o minicurso Avaliação educacional: entendendo a teoria da resposta ao item durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre os dias 12 e 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de São Carlos.

Ministrado pelos professores Jorge Luis Bazán e Mariana Curi, o minicurso ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na sala 82 do edifício de aulas teóricas AT 4, na área Norte do campus. Tendo como público-alvo preferencialmente professores, o encontro apresentará as características das avaliações educacionais que usam os modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Combinando metodologias expositivas e oficina, o minicurso mostrará como funciona o processo de elaboração de instrumentos e de questões.

Essa atividade faz parte das ações em prol da divulgação da estatística que serão promovidas pela Associação Brasileira de Estatística com o apoio do Conselho Regional de Estatística da 3ª Região (Conre3) durante a reunião da SBPC. Haverá também uma Tenda da Estatística, que disponibilizará diversas atividades para o público entre os dias 13 e 18 de julho, das 8 às 18 horas.

Além disso, será ministrado o minicurso Estatística em Sala de Aula: Vamos Começar? pela professora Lisbeth Cordani, do Instituto de Matemática e Estatística da USP, e pela estatística Anelise Sabbeg. Serão apresentadas diversas atividades que podem ser aplicadas em sala de aula, principalmente nos últimos anos do ensino fundamental e no ensino médio. Esse minicurso também ocorrerá entre os dias 14 e 17 de julho, das 8 às 10 horas, na sala 83 do edifício de aulas teóricas AT 4, na área Norte do campus São Carlos.

As inscrições online para os minicursos encerram-se nesta segunda-feira, 6 de julho. Veja como se inscrever: icmc.usp.br/e/b717b.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar

Mais informações
Programação completa dos minicursos: www.sbpcnet.org.br/reunioes/saocarlos/lista_mc.php
Inscrições: icmc.usp.br/e/b717b