Dar o destino adequado para materiais que contenham substâncias que prejudiquem o meio ambiente. É com esse objetivo que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, implementou um programa de coleta de pilhas, baterias de pequeno porte e mídias de CD e DVD. Esses materiais, que contêm metais pesados, podem ser depositados nos coletores localizados na entrada do bloco ICMC-4, ao lado da portaria do prédio.
Antes desses coletores existirem, havia um coletor em uma agência bancária do campus para descarte de pilhas e baterias, mas muita gente acabava jogando no lixo comum. Aline Martinez, coordenadora da subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (SADS) do ICMC, responsável pela iniciativa, conta que a ideia em fazer a coleta de forma institucional surgiu durante um dos cursos de formação de PAP3. "Implementamos a coleta no ICMC e achamos importante estender a iniciativa para toda a comunidade do campus", conta.
Todos podem trazer esses materiais, tanto gerados no trabalho como em casa. Aline explica ainda que os coletores pequenos foram colocados inicialmente para ver a aceitação da comunidade. "Caso a demanda exija, instalaremos coletores de maior porte".
Após coletados, os materiais são encaminhados para o Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) do campus, que possui licença da CETESB para armazenamento. Lá, a película prateada dos CDs e DVDs é removida e o plástico que sobra é destinado à reciclagem. Os materiais que contêm metais pesados são encaminhados, juntamente com as pilhas e baterias, para empresas especializadas no descarte ambientalmente correto.
Sobre a SADS - A subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável é ligada à Comissão de Qualidade e Produtividade Administrativa (CQPAd) e vincluada ao programa ICMC de Gestão Socioambiental. Sua missão é otimizar a utilização dos recursos no âmbito do ICMC de modo a promover o desperdício zero em busca da conscientização e da sustentabilidade ambiental. Dentre as os projetos em andamento, estão palestras educativas, campanhas de conscientização e propostas para adequação das instalações físicas.