quarta-feira, 29 de maio de 2013

ICMC oferece curso sobre computação móvel em nuvem

VAGAS ESGOTADAS

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, está com inscrições abertas até o dia 7 de junho para o curso de extensão The next phase of computing: Mobile + Cloud. O curso será realizado nos dias 10 a 24 de junho, às segundas, terças e quartas-feiras, das 16h às 20h, nas dependências do Instituto, localizado no campus I da USP de São Carlos. 

O minicurso será ministrado por Haim Levkowitz, professor da University of Massachusetts Lowell, nos Estados Unidos. Levkowitz tem experiência na área de Ciência da Computação e Informação. Nos dias 10, 11 e 17 de junho as aulas serão realizadas no auditório Luiz Antonio Favaro, no dia 19 será no LAB5 (bloco 6) e no dia 24 no SAP1 (bloco 1).

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://goo.gl/wmmTt. São oferecidas 60 vagas. 

Programa do minicurso

  • Introduction, motivation, overview, and focus; (1 hour)
  • A brief history of computing (2 hours)
  • Computing then;
  • Computing now;
  • Where is computing headed?
  • Introduction to cloud computing; (2-4 hours)
  • Introduction to mobile computing; (2-4 hours)
  • Introduction to mobile and cloud computing – the future of computing; (2-4 hours)
  • Hands on lab? Develop a simple mobile app that works in tandem with a cloud-based infrastructure (subject to resource availability – 4 hours)

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

Defesas e qualificações da semana - 3 a 7 de junho



Qualificação de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Representação de tomadas como suporte à segmentação em cenas
Aluna: Tamires Tessarolli de Souza
Orientador: Rudinei Goularte
Quando: segunda-feira, 3 de junho, às 10h
Onde: sala 3-103
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Teste estrutural de tratamento de exceções em programas OA: representação, critérios e avaliação
Aluno: Luciano Augusto Fernandes Carvalho
Orientador: Paulo Cesar Masiero
Quando: quinta-feira, 6 de junho, às 9h30
Onde: sala 3-103
--------------------

Defesa de Mestrado - Matemática
Sistemas de controle lineares em grupos de Lie
Aluna: Ana Carolina Dias do Amaral Ramos
Orientador: Eyüp Kizil
Quando: sexta-feira, 7 de junho, às 14h
Onde: sala 4-124
--------------------


Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

terça-feira, 28 de maio de 2013

Ação social no bairro Cidade Aracy conta com parceria entre ICMC e Poupatempo


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, participou no domingo (26) da 15ª edição da Ação Comunitária no bairro Cidade Aracy, em São Carlos. O evento aconteceu na EMEB Afonso Fioca Vitalli (CAIC) e ofereceu à comunidade vários serviços gratuitos, como atendimento médico e odontológico, apoio na expedição de documentos, corte de cabelo, atividades recreativas e culturais, dentre outros.

Em um trabalho em parceria entre ICMC e Poupatempo de São Carlos, foram realizados 117 pedidos de 1ª via de RG para menores de 18 anos, 101 atendimentos do e-poupatempo (serviços públicos disponíveis na internet) e 83 atendimentos de informações diversas, totalizando 301 atendimentos. 

O tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciência da Computação do ICMC, Moacir Ponti, explicou que o Instituto colaborou com a infraestrutura computacional do evento, em especial para a participação e execução dos serviços oferecidos pelo Poupatempo. "O apoio é feito por meio do empréstimo de equipamentos como computadores, impressoras e dispositivos de rede, além da montagem dessa estrutura e acompanhamento no dia do evento", disse. 

O evento é promovido anualmente pela ONG Espaço Cidadão. Desde 2004 o ICMC participa da atividade com a participação de alunos, funcionários e professores, por meio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e do grupo PET-Computação. 


Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Tel. (16) 3373-9146


Texto: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação do ICMC

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Palestras da semana - 27 a 31 de maio




Seminários de Singularidades
Caustics and Super Caustics of Wave Front Propagations
Palestrante: Graham Reeve (ICMC-USP)
Quando: terça-feira, 28 de maio, às 10h30
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
---------------

Seminários de Topologia
The Ogasa invariant relating Dynamics, Topology and Graph Theory
Palestrante: Gioia Vago (Université de Bourgogne, França)
Quando: quarta-feira, 29 de maio, às 10h
Onde: auditório auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
---------------

Seminário de Pós-Graduação em Matemática
The Euler Obstruction and Torus Action CANCELADA
Palestrante: Thais Maria Dalbelo (ICMC-USP)
Quando: quarta-feira, 29 de maio, às 13h
Onde: sala 3-009
---------------

Palestras do SME
An application of Algebraic Geometry to the contrast problem in Nuclear Magnetic Resonance
Palestrante: Alain Jacquemard (Université de Bourgogne, França)
Quando: quarta-feira, 29 de maio, às 14h
Onde: sala 5-001
Clique para ver o resumo
---------------

Seminários de Computação (Pós-Graduação)
Otimização e Tomografia
Palestrante: Elias Salomão Helou Neto (ICMC-USP)
Quando: quarta-feira, 29 de maio, às 14h
Onde: auditório auditório Luiz Antonio Favaro
---------------

Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

Portal de videoaulas da USP disponibiliza conteúdos produzidos no ICMC

Curso de Cálculo I no portal e-Aulas da USP 

Com as ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente, o sistema de ensino passa por mudanças em vários aspectos. Um exemplo é a disponibilização gratuita de aulas interativas na internet, que vem sendo a aposta das melhores universidades do planeta, como Harvard, Yale e MIT. Na Universidade de São Paulo (USP), essa iniciativa vem ganhando cada vez mais espaço.

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) já participa do e-Aulas USP, um portal com videoaulas produzidas pelos professores da universidade. Apesar de seu caráter complementar, os vídeos estão disponíveis para qualquer pessoa que se interesse pelo conteúdo, não precisando necessariamente ser aluno da USP.

No ICMC, há um grupo responsável por implementar e incentivar a produção de videoaulas, liderado pela professora Renata Pontin Fortes, presidente da Comissão de Graduação. Para a docente, o futuro das aulas interativas tem grande peso no complemento de aulas presenciais. “Acredito que atualmente muitas aulas presenciais são complementadas com aulas em vídeos e outros meios de mecanismos interativos na internet e na web em geral”, acrescentou.

Ela acredita ser esta uma oportunidade para que os estudantes aprendam a ser críticos e a filtrar os conteúdos. “A web hoje dissemina diversos conteúdos que devem ser criteriosamente preparados, pois o grande problema dessa maximização é a variedade. Com isso, as pessoas precisam saber filtrar o que é bom e o que é ruim. Com essa participação da sociedade, esse tipo de critério passa a ser também disseminado", observou.

O professor Daniel Smania, do Departamento de Matemática, produziu os primeiros conteúdos do ICMC disponibilizados no e-Aulas. São mais de sessenta vídeos da disciplina de Cálculo I. Ele afirma que o futuro das aulas interativas é muito relativo. “Temos professores no Brasil e exterior - e mesmo alunos e ex-alunos - fazendo vídeos por conta própria e divulgando-os no YouTube, sem estarem ligados a iniciativas institucionais de universidades. Temos também a Khan Academy, uma instituição sem fins lucrativos, que não oferece cursos formais, mas apenas vídeos que são distribuídos gratuitamente. Algumas universidades de muito prestígio, como Harvard e MIT, estão oferecendo cursos online completos e gratuitos, os chamados Massively Open Online Courses (MOOC), que têm atraído muito interesse. Estes são cursos formais independentes, não presenciais. Outras iniciativas consistem em cursos semi-presenciais”, explicou o docente.

Daniel Smania
Smania acredita que é tudo muito experimental. “Ainda não temos muitos dados concretos sobre a efetividade de cada uma destas iniciativas.  É um mundo totalmente novo, cheio de oportunidades e perigos, mas acho que vale a pena participarmos deste processo de tentativas e erros até entendermos quais são os melhores modos de se utilizar esta tecnologia”, completou.

O conteúdo dos vídeos geralmente é diferente daquele dado em sala de aula. Neles, o professor trata de apenas um tema específico, aprofundando-se. Smania conta que se inspirou nos vídeos gravados pela Khan Academy. “A maioria são vídeos curtos bem simples, o que me motivou a tentar fazê-los. Basta um computador, um bom microfone, uma mesa digitalizadora simples e software para captura e edição dos vídeos. Nada muito caro. Fiz alguns vídeos e os postei em meu canal no YouTube (SmaniaMat). Naquela época (junho de 2011) o portal e-Aulas sequer existia. Um vídeo levava ao outro, e já produzimos mais de sessenta”, explicou.

Superando obstáculos

Renata Pontin disse que leva um tempo até os professores se aperfeiçoarem, e que este é o principal obstáculo para a produção em massa de aulas interativas. “É necessário uma preparação para as aulas presenciais, em que os docentes pensam sempre em se preparar pra fazer um material didático como se fosse um livro. O mesmo acontece com as aulas interativas, só que com mais agilidade".

Outra dificuldade que os professores encontram é identificar qual conteúdo é interessante para o público. "Em termos de aula presencial, eles têm um convívio muito grande com os alunos. O processo de ensino-aprendizagem é de dupla mão. Tanto os professores estão ali conduzindo o processo de aprendizagem, quanto os alunos também, de certa forma, estão norteando, dando indicadores, respondendo as questões e fazendo mais perguntas, enfim participando”, revelou Renata.

Pontin acredita que, antes de tudo, o professor deve perceber a oportunidade que tem em mãos e ter boa vontade parar disseminar conhecimento. “Muitas vezes os próprios professores pensam em diferentes estratégias para compartilhar o conhecimento e instigar as pessoas a quererem saber mais sobre determinado assunto. Quando eles veem essa oportunidade, acabam produzindo um material muito rico, pois na maioria das vezes não dá tempo de passar todo o conteúdo necessário em sala de aula”, contou.

A docente finaliza dizendo que, apesar das dificuldades, os professores sentem-se motivados. “Sem dúvida nenhuma existem professores aptos a produzirem os vídeos, basta que eles separem um tempo e dediquem-se a isso”, finalizou.

Informações:
Portal e-aulas: http://eaulas.usp.br
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666

Por: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Defesas e qualificações da semana - 27 a 31 de maio



Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Algoritmos de bulk-loading para o método de acesso métrico Onion-tree
Aluno: Arthur Emanuel de Oliveira Carosia
Orientadora: Cristina Dutra de Aguiar Ciferri
Quando: segunda-feira, 27 de maio, às 9h30
Onde: auditório Jans Frans Willem Slaets (CISC)
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Desambiguação lexical de sentidos para o português por meio de uma abordagem multilíngue mono e multidocumento
Aluno: Fernando Antonio Asevedo Nobrega
Orientador: Thiago Alexandre Salgueiro Pardo
Quando: terça-feira, 28 de maio, às 9h
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado - Matemática
Grupo de Brauer e o Teorema de Merkurjev-Suslin
Aluno: Gilberto Luiz Angelice de Camargo
Orientador: Eduardo Tengan
Quando: terça-feira, 28 de maio, às 14h
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Usabilidade da interface de dispositivos móveis: heurísticas e diretrizes para o design
Aluno: Olibario Jose Machado Neto
Orientadora: Maria da Graça Campos Pimentel
Quando: terça-feira, 28 de maio, às 16h
Onde: sala 3-002
--------------------


Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ICMC sedia simpósio internacional sobre Análise Real


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, sediará no período de 3 a 6 de junho o 37º Symposium in Real Analysis, evento que busca reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros na área de Análise Real, proporcionando um fórum de discussão e troca de ideias.

O evento, voltado para professores e estudantes de pós-graduação, é organizado pelo Departamento de Matemática do ICMC. Os interessados em participar e inscrever trabalhos podem realizar suas inscrições pelo site http://sugarcane.icmc.usp.br/

O simpósio tem apoio do periódico Real Analysis, que tem como tradição "apelidar" o evento de acordo com o local em que ele será realizado. No caso de São Carlos, o título é The Sugarcane Symposium, por conta do destaque da região na produção de cana-de-açúcar. É a primeira vez que esse evento é realizado na América do Sul.

O Symposium in Real Analysis recebe apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Informações: http://sugarcane.icmc.usp.br
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Autoria na Wikipedia é tema de curso de extensão no ICMC


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) está com inscrições abertas para o curso de extensão Autoria na Wikipédia: uma abordagem prática. O curso será realizado nos dias 25 de maio e 8 de junho, das 8h30 às 12h30, no laboratório SAP1, no bloco 1 do ICMC, campus USP de São Carlos. 

O objetivo da atividade é apresentar os principais conceitos associados a autoria na Wikipédia e orientar os alunos na criação de conteúdo. O curso de extensão será ministrado em laboratório e todos os alunos deverão, durante o decorrer das atividades, criar conteúdo para vários artigos na própria Wikipédia.

O curso será ministrado por Raoni Ferreira e Raíza Hanada, pós-graduandos em Ciências da Computação e Matemática Computacional no ICMC, e por Afonso Silva, estudante de graduação em Sistemas de Informação. 

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://goo.gl/5zQtW. São oferecidas 20 vagas, que serão selecionadas por ordem de chegada.  

Programa do minicurso:
  • Wikimedia Foundation: wikis, wikimedia, mediawiki, história, licenças, contribuições;
  • Wikipédia: opções de uso e qualidade dos artigos;
  • Criação de artigos na Wikipédia: usuários, critérios, textos, links, referências, índices, figuras;
  • Projetos relacionados.
Referências:

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

Pesquisadores do ICMC dedicam-se ao desenvolvimento de jogos eletrônicos

Grupos formados por professores e alunos do ICMC utilizam a criação de games em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Tela do jogo Virtuosi!

Ao pensarmos nos primeiros jogos eletrônicos, é comum que nos venha à cabeça games convencionais como fitas de Atari, Nintendo ou os primeiros CDs para o PlayStation ou PC. Mas os jogos eletrônicos de atualmente podem ir muito além da função de divertir e entreter. Além de serem utilizadas como ferramentas educacionais e simuladores, as técnicas de jogos estão no nosso dia-a-dia o tempo todo, basta prestar atenção. A palavra game já até virou verbo - estamos na era da gameficação

Na USP de São Carlos, o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Seiji Isotani, tem um interesse especial no uso de jogos na educação. “Gameficar a educação é utilizar de técnicas de jogos para tornar a educação mais interessante e motivar os alunos. A minha ideia é que possamos utilizar os jogos ou suas mecânicas para fazer com que inicialmente o aluno fique com a motivação extrínseca, mas que depois ele internalize e entenda que aquilo está fazendo bem pra ele, e não precise mais de algo em troca para aprender”, explicou.

O interesse do professor nesta área começou quando ele fez seu pós-doutorado na Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. “Eles estavam desenvolvendo sistemas educacionais intrigantes, com um aspecto de jogos. Mas a ideia já vinha há bastante tempo me instigando a pensar sobre o assunto”, revelou.

Seiji Isotani
Isotani acredita que esse tipo de ferramenta ganhará cada vez mais um espaço de destaque nas salas de aula, pois o uso da técnica de jogos já está invadindo todas as áreas. “Às vezes as pessoas não percebem porque as companhias aéreas colocam milhagem. Ao acumular milhagem, elas ganham alguns benefícios. São técnicas de jogos, que vão entrar no ambiente escolar de qualquer forma”, afirmou.

O professor confessou utilizar essas técnicas de jogos com seus alunos. “Quando os alunos participam da aula, fazendo perguntas ou respondendo um exercício na lousa, ganham ações. Essas ações podem ser trocadas por várias coisas, como uma pergunta da prova que ele não sabe. É o mesmo sistema de um game, em que o jogador troca moedas e pontos adquiridos ao longo do jogo por vidas, por exemplo”, concluiu.

Além da educação, as técnicas de jogos são empregadas nas mais diversas áreas. Os chamados "jogos sérios" são voltados para treinamento por meio de simulação, sendo utilizados, por exemplo, quando é preciso aprender a manusear um aparelho sem colocar em risco vidas humanas ou equipamentos de alto valor. "Nesse caso, cria-se um simulador, que nada mais é que um jogo, onde se pode trabalhar com o equipamento como se fosse real. Então, se der algum problema, a pessoa poderá começar de novo, e quando esta for usar o equipamento real, utilizará as regras que foram determinadas no jogo”, exemplificou.

Os jogos no Instituto

O professor Isotani, que ministra aulas de Introdução às Ciências de Computação (ICC) para alunos do primeiro ano, explica como funciona o desenvolvimento dos jogos nas atividades-fim - ensino, pesquisa e extensão - do ICMC. “Tem toda uma parte de pesquisa relacionada aos jogos, aos processos de desenvolvimento, e também à história, às tecnologias envolvidas e como melhorá-las. A parte de ensino tem várias facetas, você pode pensar em como utilizar esses jogos como ferramenta de ensino para programação, matemática e física. A medida que o aluno desenvolve os jogos, ele vai aprendendo. No caso da extensão, você pode disponibilizar esse jogo para a sociedade e ela ter algum benefício”.

Além disso, o professor contou como foi a experiência com seus alunos, na qual deu a eles a liberdade para que desenvolvessem os jogos que quisessem. “Muitos fizeram os jogos que se lembravam da época de infância, mas de um jeito pessoal. Eles desenharam as telas no papel e as transportaram para o computador, tornando uma imagem inédita. Esse era o objetivo. Enquanto aprendiam os conceitos de introdução à computação, aprendiam também a expressar a sua criatividade naquilo que se está fazendo”, concluiu. Os alunos puderam ainda trocar informações e experiências entre eles.  

Bruno Orlandi está no terceiro ano do curso de Ciências de Computação, e foi monitor da disciplina. Montou até uma aula extra com um amigo, que já tinha conhecimentos na área. “Vários alunos vieram com essa ideia de fazer jogos, mas primeiro, aprende-se a usar uma tela preta para fazer os programas, e o máximo que nós conseguimos é ler e escrever textos nessa tela. Não tem imagens coloridas e nem áudio. Então marquei uma aula com os alunos da disciplina, junto com um amigo que já tinha conhecimento em SDL (Simple DirectMedia Layer), que é uma biblioteca multimídia que permite fazer jogos, gráficos e trabalhar com áudio. Foi possível transmitir um conhecimento básico para que os alunos pudessem sair de lá sabendo mexer com SDL, programando e adquirindo um conhecimento mais profundo em desenvolvimento de jogos. Esse foi o fundamento para que os alunos pudessem desenvolver os jogos na disciplina.”, explica. 

Os estudantes Bruno Orlandi e Wesley Tiozzo
Orlandi acredita que uma das coisas que motiva o estudante a buscar um curso de tecnologia de computação e sistemas de informação é o desenvolvimento de jogos. “Eu fui inspirado a buscar a computação por estar muito envolvido com jogos de computador”.

Outras áreas de interesse que o aluno deve ter para o curso são matemática e física. Embora não pareça, as duas disciplinas estão fortemente envolvidas e presentes nos jogos eletrônicos. “A matemática envolve uma parte lógica nos games. No caso dos jogos de plataforma e corrida, é necessário conhecimentos em física”, explica Bruno.

Quem também fala sobre isso são os alunos Helder Moraes e Ricardo Fuzeto, integrantes do FoG (The Fellowship of the Game, grupo de desenvolvimento de jogos do ICMC). “Depende muito de jogo pra jogo. Há jogos que pedem um pouco mais de matemática e física, como jogos de plataformas em que é necessário calcular a aceleração do personagem, o quanto ele vai subir, a força da gravidade. Dos jogos que nós temos, dois usam bastante matemática. Um remake de MegaMan é um deles.”, diz Helder. “Um pouco de matemática sempre acaba se usando, mesmo que seja a mais elementar, porque o jogo é totalmente construído com base em um modelo matemático.”, completou Ricardo.

Além da sala de aula

No ICMC, há diversos grupos que participam de atividades relacionadas ao desenvolvimento de games eletrônicos. O FoG é um grupo de alunos vinculado ao ICMC, sem fins lucrativos, focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. Os participantes do grupo comentaram um pouco sobre o mercado de trabalho nesta área. “Sinceramente, o mercado é extremamente promissor. Se pegarmos os dados, pelo menos a parte do faturamento é absurdamente maior comparada, por exemplo, ao mercado de cinema. Os dois são intimamente ligados à computação, pois dependem muito de efeitos visuais. Além disso, os jogos em dia de estreia chegam a faturar até cinco vezes mais que um filme. Esses jogos que faturam bastante são de empresas que estão bem estabelecidas no mercado e tem um público-alvo muito bem determinado para cada tipo de jogo que eles fazem”, explicaram.

Os alunos revelam que a complexidade no desenvolvimento de filmes e jogos é a a mesma. Quando não, o jogo é ainda mais complexo. "De todas as áreas de computação, a de desenvolvimento de jogos é a mais interdisciplinar. Você pode usar muito pouco da área de computação, como você pode usar tudo. Para os jogos que são lançados hoje em dia no mercado, as empresas demandam muita mão-de-obra, porque é necessário uma equipe muito grande e o conhecimento tem que ser muito bem administrado e vir de uma fonte confiável. Não é a toa que muito do gasto na hora de se desenvolver um jogo vem da contratação de especialistas de áreas de conhecimentos diferentes”, analisaram.

Tela do jogo Strategos
O FoG já desenvolveu diversos jogos. Um deles é o Virtuosi!, um jogo musical com músicas clássicas, no mesmo formato do famoso Guitar Hero. “O idealizador deste jogo escolheu a música clássica para que as a pessoas conhecessem mais e vissem que música clássica não é entediante. O instrumento escolhido para o jogo foi o violino, que tem de ser manuseado com o mouse e o teclado do computador. Inclusive, nós levamos esse jogo para Brasília no ano passado no Simpósio Brasileiro de Jogos, onde o apresentamos rapidamente”, revelaram. Outro jogo que merece destaque é o Strategos, um jogo de simulação de batalha espacial em que o jogador determina naves e dá estratégias para estas. O computador, por sua vez, também gera estratégias, comparando-as até eleger a melhor para jogar com esse o jogador. “A ideia é utilizar algoritmos genéticos para desenvolver isso, pois um dos princípios básicos do FoG é aplicar os conhecimentos adquiridos na graduação”.

Projetos em andamento

Ainda falando sobre os projetos do ICMC, há um grupo que estuda "objetos de aprendizagem em matemática", coordenado pela professora Ellen Francine Barbosa. O grupo desenvolve jogos focados em ensino de matemática, que estão disponíveis no site www.tsampaio.com/ic. Por meio de um projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da CAPES), coordenado pela professora Miriam Utsumi, vários desses jogos são aplicados em  escolas de São Carlos. 

O professor Isotani, que também tem vários projetos com seus alunos, revela o que está sendo feito e o que está projetado para o futuro. “Para as pesquisas que estamos desenvolvendo, a ideia é tentar utilizar técnicas de gameficação para melhorar os sistemas educacionais que possuímos hoje, tanto dentro quanto fora da sala de aula - em um ambiente web por exemplo. Em sala, nós estamos tentando entender como isso realmente funciona, e no caso de não funcionar, o motivo. O foco é quando e como funcionam essas técnicas de gameficação. Já no ambiente virtual, nós estamos desenvolvendo um ambiente de aprendizagem gameficado, que motivaria a apresentação de comportamentos positivos e do trabalho em grupo”, finalizou.

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

Por: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC

terça-feira, 21 de maio de 2013

Palestras da semana - 20 a 24 de maio



Tutoriais de Computação (Graduação)
Governo eletrônico, tecnologia e as pessoas
Palestrante: Richard Samuel Lingner
Quando: quarta-feira, 22 de maio, às 14h20
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
---------------

Seminário de Coisas Legais
Computação: Turing revela tudo
Palestrante: Marina Andretta (ICMC-USP)
Quando: sexta-feira, 24 de maio, às 13h13
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo
---------------


Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

ICMC oferece vaga de estágio em Engenharia Civil


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, oferece uma vaga de estágio para alunos matriculados no 4º e 5º ano do curso de Engenharia Civil. A carga horária é de 20 horas semanais e o valor de bolsa é de R$ 682,49, mais auxílio-transporte.

O estagiário apoiará a elaboração de projetos de engenharia civil, levantamentos de quantitativos e orçamentos e na fiscalização de obras para preparação de relatórios do andamento dos serviços. É necessário possuir conhecimentos em AutoCAD e MS Excel.

Os interessados devem enviar curriculum vitae para o e-mail apoioatad@icmc.usp.br até o dia 31 de maio.

Informações
Assistência Técnica Administrativa
Tel. (16) 3373-9630

ICMC oferece vaga de estágio em Estatística e Matemática Aplicada


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, oferece uma vaga de estágio para alunos matriculados no 3º ano dos cursos de Estatística ou de Matemática Aplicada, com ênfase em Estatística. A carga horária é de 20 horas semanais e o valor de bolsa é de R$ 682,49, mais auxílio-transporte.

O estagiário apoiará o processamento estatístico de dados coletados pelos setores administrativos do ICMC para o projeto de Sistema da Qualidade. É necessário possuir conhecimentos em gestão da qualidade, planejamento de experimentos, modelos de regressão e indicadores da qualidade.

Os interessados devem enviar curriculum vitae para o e-mail apoioatad@icmc.usp.br até o dia 31 de maio.

Informações
Assistência Técnica Administrativa
Tel. (16) 3373-9630

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Campanha do Agasalho 2013 - USP São Carlos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) apoia a Campanha do Agasalho 2013, promovida por alunos do campus USP de São Carlos. Qualquer um pode participar, doando cobertores, agasalhos, camisetas, calças, gorros, brinquedos de pelúcia, calçados, luvas e todo tipo de roupa para crianças e adultos. As peças arrecadadas serão distribuídas para mais de 15 instituições filantrópicas da cidade.

Os donativos podem ser depositados até o dia 8 de junho na caixa localizada defronte a portaria "E" do campus (acesso pela Rua Carlos de Camargo Salles), ou nos demais pontos indicados no cartaz abaixo. A meta deste ano é arrecadar 15 mil peças.

Nesta quinta-feira, 23 de maio, a equipe da Campanha do Agasalho 2013 sairá pelos bairros próximos à USP para arrecadar agasalhos nas residências. Cerca de dez bairros serão percorridos pela equipe, que estará uniformizada com coletes que carregam o logo da Campanha. Para participar, o voluntário deve preencher o formulário disponível em http://goo.gl/Giuj7

Mais informações na página da campanha no Facebook:
www.facebook.com/campanhadoagasalhousp

Campanha do Agasalho 2012 - "Quanto mais gente, mais quente!"

Café com Cultura no ICMC apresenta o filme Antes da Chuva


O Café com Cultura, projeto cultural promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), apresenta nesta quarta-feira, 22 de maio, o filme Antes da Chuva (Before the Rain). A exibição terá início às 17h30, no auditório Luiz Antonio Favaro, no campus USP de São Carlos.

A produção de 1994, dirigida por Milcho Manchevski, traz três narrativas usando como pano de fundo uma Macedônia dilacerada pela guerra: 'Palavras', na qual um monge se apaixona por uma garota refugiada; 'Rostos', em que uma fotógrafa se vê dividida entre o marido e o amante; e 'Imagens', que mostra o retorno do premiado fotógrafo Aleksander à sua nativa Macedônia. O filme foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, além de ter sido indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Clique aqui para assistir o trailer: 

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Após a exibição do filme, haverá uma sessão de debate.

O Café com Cultura é promovido pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC, e baseia-se em encontros mensais abertos ao público, na forma de palestras, exposições, discussões sobre livros, apresentação de filmes, etc. 

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146

Vaga para professor temporário no Departamento de Ciências de Computação do ICMC


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove processo seletivo para contratação de Professor Contratado nível III (Doutor), por tempo determinado, para o Departamento de Ciências de Computação (SCC). A jornada será de 12 horas semanais e o salário de R$ 1.510,67.

As inscrições estão abertas até o dia 24 de maio, e devem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC. Os prazos, critérios de seleção e documentação necessária podem ser consultados no edital ATAc/ICMC/SCC 049/2013 , disponível na íntegra no link http://goo.gl/by1Lv.

Mais informações:
Assistência Acadêmica do ICMC
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Caixa Postal 668 - CEP 13560-970
São Carlos-SP
E-mail: sacadem@icmc.usp.br
Tel. (16) 3373-8109

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Defesas e qualificações da semana - 20 a 24 de maio


Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Um gerador de sistemas embarcados a partir de modelo independente de plataforma baseado no perfil MARTE
Aluno: Roberto de Medeiros Faria Filho
Orientador: Vanderlei Bonato
Quando: segunda-feira, 20 de maio, às 14h
Onde: sala 3-103
--------------------

Defesa de Mestrado - Matemática
Estabilidade assintótica de modelos logísticos com retardamento
Aluna: Juliana Rodrigues Dionisio Pereira
Orientadora: Sueli Mieko Tanaka Aki
Quando: segunda-feira, 20 de maio, às 14h
Onde: sala 4-124
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Modelos estocásticos utilizados no planejamento da operação de sistemas hidrotérmicos
Aluno: Danilo Alvares da Silva
Orientador: Marinho Gomes de Andrade Filho
Quando: segunda-feira, 20 de maio, às 14h30
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Estudo e implementação de refinamento adaptativo no sistema FREEFLOW 2D
Aluno: Miguel Angel Rojas Meza
Orientador: José Alberto Cuminato
Quando: sexta-feira, 24 de maio, às 14h
Onde: sala 3-002
--------------------


Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

Mais de 300 estudantes participam de visita monitorada ao ICMC

Além dos alunos, pais e professores também conheceram a estrutura e os cursos do Instituto

Grupo de robótica apresenta humanoide Nao e futebol de robôs

Na última quarta-feira (15), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) realizou sua anual visita monitorada, que integra o programa USP e as Profissões. O Instituto recebeu a visita de aproximadamente 300 estudantes do ensino médio e cursos pré-vestibulares, bem como pais e professores, que lotaram o auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano para assistir a apresentação dos cursos e um seminário sobre matemática. Em seguida, puderam conhecer a infraestrutura e algumas pesquisas produzidas no ICMC.

O evento teve início às 14 horas, com as boas-vindas da professora Solange Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC. Logo em seguida, a docente Renata Pontin , presidente da Comissão de Graduação, apresentou aos alunos uma palestra sobre os cursos oferecidos pelo ICMC. Um dos pontos interessantes da apresentação foi a mobilidade internacional que a USP oferece. “Nós temos aproximadamente 1,3 mil alunos no instituto, e destes, cerca de 80 estão no exterior”. 

Mais de 300 pessoas participaram do evento
Rebeca Rocha, que trancou há um mês o curso de Biotecnologia, veio até o Instituto com o seu pai, a fim de conhecer um pouco mais sobre a universidade e o curso de Ciências de Computação. “A palestra serviu para esclarecer várias dúvidas. Além disso, eu não sabia de algumas coisas, como a isenção da inscrição no vestibular. Também pude conhecer mais sobre o curso e a estrutura do campus”, contou a estudante. O pai de Rebeca, Cleber Rocha, também ficou admirado com a infraestrutura do ICMC. “Gostei muito da palestra, inclusive sobre o intercâmbio oferecido aos alunos, que até então, eu não sabia”. Sua filha despertou um interesse especial pelo intercâmbio. “Quando eu estiver na metade do curso, quero tentar estudar em outro país”, revelou Rebeca.

Seminário de Coisas Legais, com o professor Tengan
Após a palestra, o professor Eduardo Tengan ministrou o Seminário de Coisas Legais, onde apresentou curiosidades divertidas sobre a matemática. Na sequência, os alunos se direcionaram até o saguão da biblioteca do ICMC, onde puderam conhecer algumas das pesquisas realizadas na instituição. Os destaques foram o robô humanoide Nao e o time de futebol de robôs do grupo de Computação Bioinspirada, além do scanner de gordura corporal e dos jogos eletrônicos desenvolvidos por professores e alunos do Instituto. 

Os participantes receberam um kit com informações sobre os cursos e puderam tirar suas dúvidas diretamente com os coordenadores. Por fim, foi feito um tour pelas dependências do ICMC, onde os estudantes puderam conhecer a biblioteca, o museu de computação e os laboratórios de ensino e pesquisa.


Resultados

Bruna Silva, visitante de Américo Brasiliense, está no terceiro colegial e tem interesse pelo curso de Estatística. “Eu gosto de matemática e a palestra me ajudou a decidir qual curso escolher ao prestar o vestibular, além de conhecer um pouco mais sobre a universidade”. A estudante também não conhecia o programa de intercâmbio. “Tenho muita vontade de fazer intercâmbio, já estou fazendo um curso de inglês há algum tempo”, contou Bruna. Ela disse estar preparada para o vestibular da Fuvest. “Estou confiante, tenho certeza que pelo menos para segunda fase, eu consigo passar”, confessou a aluna.


Participantes puderam tirar dúvidas com
os coordenadores  dos cursos
Alguns professores das escolas visitantes também estiveram presentes. A docente em língua portuguesa, Elaine Liberatti, também de Américo Brasiliense, disse que esse tipo de evento motiva os alunos a estudarem mais. “Eu sinto que os alunos têm necessidade de incentivo. Quando nós os trazemos para esses eventos, eles voltam com outro olhar para a sala de aula. Isso abre a mente e o universo dos alunos”, declarou.

Solange Rezende, coordenadora do evento, ficou emocionada ao ver tantos estudantes interessados pela universidade. “A demanda está aumentando. É a primeira vez que nós recebemos inscrições para tantos alunos, e ainda vieram algumas escolas que nem se inscreveram. O que está acontecendo é que as pessoas estão ficando um pouco mais atentas às oportunidades. Além disso, nossa comunicação está sendo mais efetiva, está chegando mais às escolas”, apontou.

Rezende acredita que o evento aproxima o aluno à universidade. “Nós mostramos como é o Instituto, dando a possibilidade do aluno conhecer a infraestrutura, conversar com os professores e ver os laboratórios. Tudo isso facilita essa aproximação do aluno com a instituição que ele quer”, observou a docente. “Outro ponto importante é a questão da motivação. O aluno de escola pública não precisa nem mesmo pagar para prestar o vestibular da Fuvest. Muitos desses alunos já se auto-reprovam na USP, porque não se dão a oportunidade. Ao trazê-lo até aqui, mostramos a ele que é possível prestar o vestibular e passar, contanto que se dedique e estude. Esse é o grande ganho! Mostrar ao aluno que a oportunidade existe e se ele correr atrás dela, ele pode ser USP”, contou.

Tour pelo Museu de Computação do ICMC
E concluiu com o real intuito deste evento. “Ao visitar o Instituto, o aluno vai embora pensando em tudo o que ele viu, e passa a estudar mais e melhor. Eles saem daqui com outra perspectiva. Pode ser que ele nem entre na USP, mas ele vai procurar uma instituição pública com o curso que ele queira. Nós temos um ganho direto e indireto. O que nós precisamos é transformar a realidade do país”, concluiu.

Veja mais fotos na página do ICMC no Facebook.

Informações:
Comissão de Cultura e Extensão Universitária
Tel. (16) 3373-9146
ccex@icmc.usp.br

Texto: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC
Fotos: Maristela Galati / Paulo Cesar Soares Oliveira

quinta-feira, 16 de maio de 2013

5ª Trainee-Me recebe inscrições até hoje



A 5ª edição do Trainee-Me, evento voltado para os trainees de empresas juniores, será realizada nos dias 18 e 19 de maio no campus USP de São Carlos. O evento é promovido pela ICMC Júnior, empresa gerida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, 16 de maio, por meio do site http://traineeme.icmcjunior.com.br/inscricoes.

O Trainee-Me contará com diversas apresentações relacionadas aos temas de empreendedorismo, mercado, motivação e movimento empresa júnior, realizadas por renomados palestrantes de grandes empresas, sendo muitos deles, ex-empresários juniores. O evento também oferece uma ampla programação para os mais experientes, além da oportunidade de conhecer outras pessoas do movimento e trocar experiências com empresas juniores de diferentes cidades.

Sobre a ICMC Júnior - É uma associação sem fins lucrativos, criada com o objetivo de complementar a formação acadêmica do estudante de graduação do ICMC. Atua no mercado de desenvolvimento web há 20 anos, e é considerada pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ) uma das melhores empresas juniores do Brasil.

Mais informações:

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ação social “A Mãe-Mulher no ICMC” promove homenagem ao Dia das Mães


Aconteceu no dia 10 de maio a segunda ação da Comissão de Ações e Integração Social (CAIS) do ICMC: “A Mãe-Mulher no ICMC”. A ação, em comemoração ao Dia das Mães, contou com a participação das servidoras docentes e técnico-administrativas em situação funcional ativa e em aposentadoria, bem como das funcionárias terceirizadas responsáveis pelos serviços de limpeza do ICMC.

Com o objetivo de aproximação entre a comunidade interna e as funcionárias prestadoras de serviços, consideradas neste momento externas à universidade, a ação contou com diversas atividades de integração.

Como abertura da ação, as crianças da Creche e Pré-Escola de São Carlos SAS/USP promoveram uma cantata em homenagem ao Dia das Mães. Logo após, foi ministrada a palestra “2014: Os desafios da mulher” pela psicóloga Salete Xavier São Bernardo. 


A maior surpresa para as mães-mulheres do ICMC foi a apresentação musical do funcionário Erick Previato, que emocionou o público presente com canções em homenagem às mães.


Ao final, além de um chá da tarde, todas as convidadas puderam conhecer e participar do projeto de Pesquisa do professor Mario Gazziro: o AllBodyScan 3D, equipamento de última geração que determina o percentual de gordura do usuário e a avaliação postural em cerca de 30 segundos.


A CAIS está aberta para sugestões e colaborações da comunidade com o objetivo de aperfeiçoar seu trabalho. 


Texto: Renata Bertoldi - CAIS/ICMC
Fotos: Paulo Cesar Soares Oliveira / Anderson Alexandre

terça-feira, 14 de maio de 2013

Otimização e simulação são temas de minicurso no ICMC

Luis Figueira
(foto:  site FEUP)
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) está com inscrições abertas até o dia 20 de maio para o curso de extensão Simulação-otimização: por que e como combiná-las? O curso será realizado no dia 23 de maio, das 18h às 23h, no auditório Luiz Antonio Favaro, no campus USP de São Carlos.

O objetivo da atividade é introduzir conceitos e maneiras de combinação e otimização com simulação. O minicurso será ministrado por Luís Gonçalo Rodrigues Reis Figueira, doutorando da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em Portugal. 

Figueira possui mestrado em Engenharia e Gestão Industrial na mesma instituição. Em suas pesquisas, desenvolve métodos de otimização para a indústria de papel e celulose, com foco em problemas de planejamento e escalonamento da produção. 

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas pelo link: http://goo.gl/lKODZ. São oferecidas 20 vagas, que serão selecionadas por ordem de chegada.


Programa do minicurso
  •  Simulação versus otimização
  •  Por que combiná-las?
  •  Como combiná-las?
  •  Tipologia de métodos; discussão das estratégias subjacentes 
  • Análise de estudo de caso

Bibliografia
  • Figueira, G., Almada-Lobo, B., 2013. Hybrid simulation-optimization methods: a taxonomy and discussion. Submitted for Simulation Modelling Practice and Theory – Special Issue on Simulation-Optimization of Complex Systems: Methods and Applications).

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br


Reitor de universidade francesa visita ICMC e assina acordo de cooperação


Na última sexta-feira (10), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu a visita de Jean Peeters, reitor da Université de Bretagne-Sud (UBS), da França. A finalidade da visita foi a assinatura de um convênio entre as duas instituições, visando a cooperação acadêmica na área de Ciências de Computação.

De acordo com o documento, essa cooperação se dará por meio do intercâmbio de docentes e pesquisadores; da elaboração conjunta de projetos de pesquisa; da organização conjunta de eventos científicos e culturais; do intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; do intercâmbio de estudantes e membros da equipe técnico-administrativa; e de cursos e disciplinas compartilhados. 

José Carlos Maldonado, diretor do ICMC, iniciou a sessão. “Vamos ter uma parceria de sucesso, pois já temos muitos alunos prontos para participar", afirmou. Salientou que o ICMC quer fortalecer a perspectiva internacional, inclusive do ponto de vista da relação academia-indústria.

Em seguida, o professor Paulo Veiga, presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto, apresentou alguns dados e um pouco da história da USP e do ICMC. Falou também sobre algumas das pesquisas que o Instituto desenvolve. Por sua vez, Peeters também fez uma breve apresentação da universidade francesa. “A UBS é uma universidade focada em ciência e tecnologia”, explicou.

O evento foi encerrado com a assinatura do acordo pelos representantes das duas instituições. A parceria é mais uma iniciativa do ICMC com o objetivo de promover a internacionalização de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Informações
Comissão de Relações Internacionais
Tel. (16) 3373-8120

Texto e foto: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Ênfase em Computação no ICMC recebe inscrições até 31 de maio


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) recebe até o dia 31 de maio as inscrições para a Ênfase em Computação. Trata-se de uma oportunidade oferecida aos estudantes do campus USP de São Carlos para complementarem sua formação básica, especializando-se em Computação. 

Podem participar alunos de graduação do campus que não estejam matriculados em um dos seguintes cursos: Bacharelado em Ciências de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação ou Engenharia de Computação. 

Para se inscrever, o candidato deve enviar o resumo escolar (emitido pelo sistema Júpiter) para o e-mail scc-inscricoes@icmc.usp.br. São 10 vagas e o critério de seleção será a média geral dos candidatos - só serão aceitos candidatos com média geral igual ou superior a 7 - as médias nas disciplinas de Computação e sua possibilidade de completar a ênfase.

A oportunidade é oferecida conjuntamente pelos Departamentos de Ciências de Computação (SCC) e Sistemas de Computação (SSC) do ICMC.

Informações: http://goo.gl/oMnsi
Secretaria do SCC
Tel. (16) 3373-9671

ICMC abre processo seletivo para professor temporário no Departamento de Matemática Aplicada e Estatística


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove processo seletivo para contratação de Professor Contratado nível III (Doutor), por tempo determinado, para o Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME). A jornada será de 12 horas semanais e o salário de R$ 1.510,67.

As inscrições estão abertas até o dia 17 de maio, e devem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC. Os prazos, critérios de seleção e documentação necessária podem ser consultados no edital ATAc/ICMC/SCC 044/2013 , disponível na íntegra no link http://goo.gl/47E0d.


Mais informações:
Assistência Acadêmica do ICMC
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Caixa Postal 668 - CEP 13560-970
São Carlos-SP
Tel. (16) 3373-8109

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Palestras da semana - 13 a 17 de maio


Seminário de Coisas Legais
Congruência por corte e terceiro problema de Hilbert
Palestrante: Parham Salehyan (UNESP - São José do Rio Preto)
Quando: segunda-feira, 13 de maio, às 13h13
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo
----------

Palestra
Gender swapping and user behaviors in online social games
Palestrante: Meeyoung Cha (Korea Advanced Institute of Science and Technology - KAIST)
Quando: segunda-feira, 13 de maio, às 14h30
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo
----------

Seminários de Computação (Pós-Graduação)
Empreendedorismo tecnológico, fomento a inovação e propriedade intelectual e convênios tecnológicos: guia faça você mesmo!
Palestrante: Mario Alexandre Gazziro (ICMC)
Quando: quarta-feira, 15 de maio, às 14h
Onde: sala 4-005
Clique para ver o resumo
----------

Tutoriais de Computação (Graduação)
As novidades do Java EE 7: do HTML5 ao JMS 2.0
Palestrante: Bruno Borges (Oracle)
Quando: quarta-feira, 15 de maio, às 14h20
Onde: auditório Luiz Antonio Fávaro
Clique para ver o resumo
----------

Colóquio para as Licenciaturas:
A aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual
Palestrante: Giovana Escobal Mucholin
Quando: quinta-feira, 16 de maio, às 17h
Onde: Sala de Aprendizado Eletrônico - CISC
Clique para ver o resumo
----------


Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

Defesas e qualificações da semana - 13 a 17 de maio



Defesa de Mestrado - Matemática
Conjugação de involuções e suas aplicações
Aluna: Elizabeth Ruth Salazar Flores
Orientadora: Miriam Garcia Manoel
Quando: quarta-feira, 15 de maio, às 14h
Onde: sala 3-103
--------------------

Defesa de Doutorado - Matemática
Fractional differential equations: a novel study of local and global solutions in Banach Spaces
Aluno: Paulo Mendes de Carvalho Neto
Orientador: Alexandre Nolasco de Carvalho 
Quando: quinta-feira, 16 de maio, às 10h
Onde: Sala de Videoconferência do CISC
--------------------

Defesa de Doutorado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Teste de modelos de sistemas dinâmicos: uma contribuição para a geração automática de conjuntos de teste
Aluno: Rodrigo Fraxino de Araújo
Orientador: José Carlos Maldonado
Quando: sexta-feira, 17 de maio, às 8h30
Onde: sala 3-002
--------------------


Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br