Além dos alunos, pais e professores também conheceram a estrutura e os cursos do Instituto
Na última quarta-feira (15), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) realizou sua anual visita monitorada, que integra o programa USP e as Profissões. O Instituto recebeu a visita de aproximadamente 300 estudantes do ensino médio e cursos pré-vestibulares, bem como pais e professores, que lotaram o auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano para assistir a apresentação dos cursos e um seminário sobre matemática. Em seguida, puderam conhecer a infraestrutura e algumas pesquisas produzidas no ICMC.
O evento teve início às 14 horas, com as boas-vindas da professora Solange Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC. Logo em seguida, a docente Renata Pontin , presidente da Comissão de Graduação, apresentou aos alunos uma palestra sobre os cursos oferecidos pelo ICMC. Um dos pontos interessantes da apresentação foi a mobilidade internacional que a USP oferece. “Nós temos aproximadamente 1,3 mil alunos no instituto, e destes, cerca de 80 estão no exterior”.
Mais de 300 pessoas participaram do evento |
Seminário de Coisas Legais, com o professor Tengan |
Os participantes receberam um kit com informações sobre os cursos e puderam tirar suas dúvidas diretamente com os coordenadores. Por fim, foi feito um tour pelas dependências do ICMC, onde os estudantes puderam conhecer a biblioteca, o museu de computação e os laboratórios de ensino e pesquisa.
Resultados
Bruna Silva, visitante de Américo Brasiliense, está no terceiro colegial e tem interesse pelo curso de Estatística. “Eu gosto de matemática e a palestra me ajudou a decidir qual curso escolher ao prestar o vestibular, além de conhecer um pouco mais sobre a universidade”. A estudante também não conhecia o programa de intercâmbio. “Tenho muita vontade de fazer intercâmbio, já estou fazendo um curso de inglês há algum tempo”, contou Bruna. Ela disse estar preparada para o vestibular da Fuvest. “Estou confiante, tenho certeza que pelo menos para segunda fase, eu consigo passar”, confessou a aluna.
Participantes puderam tirar dúvidas com os coordenadores dos cursos |
Solange Rezende, coordenadora do evento, ficou emocionada ao ver tantos estudantes interessados pela universidade. “A demanda está aumentando. É a primeira vez que nós recebemos inscrições para tantos alunos, e ainda vieram algumas escolas que nem se inscreveram. O que está acontecendo é que as pessoas estão ficando um pouco mais atentas às oportunidades. Além disso, nossa comunicação está sendo mais efetiva, está chegando mais às escolas”, apontou.
Rezende acredita que o evento aproxima o aluno à universidade. “Nós mostramos como é o Instituto, dando a possibilidade do aluno conhecer a infraestrutura, conversar com os professores e ver os laboratórios. Tudo isso facilita essa aproximação do aluno com a instituição que ele quer”, observou a docente. “Outro ponto importante é a questão da motivação. O aluno de escola pública não precisa nem mesmo pagar para prestar o vestibular da Fuvest. Muitos desses alunos já se auto-reprovam na USP, porque não se dão a oportunidade. Ao trazê-lo até aqui, mostramos a ele que é possível prestar o vestibular e passar, contanto que se dedique e estude. Esse é o grande ganho! Mostrar ao aluno que a oportunidade existe e se ele correr atrás dela, ele pode ser USP”, contou.
Tour pelo Museu de Computação do ICMC |
Comissão de Cultura e Extensão Universitária
Tel. (16) 3373-9146
ccex@icmc.usp.br
Texto: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC
Fotos: Maristela Galati / Paulo Cesar Soares Oliveira
Fotos: Maristela Galati / Paulo Cesar Soares Oliveira